12/08/16 - 06:45:09

MNSL presta assistência à pessoa vítima de violência sexual (Foto assessoria)

Todo o processo é realizado de maneira rigorosamente sigilosa, em um espaço reservado e equipado para os atendimentos. O serviço está disponível 24 horas por dia

Além de ser referência no atendimento às gestantes de alto risco, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) também presta assistência especializada  à pessoa em situação de violência sexual. Somente este ano, entre os meses de janeiro e julho, 154 vítimas foram atendidas pelo serviço, sendo 123 delas menores de idade. No mesmo período do ano passado foram atendidas 154 pessoas.

“O serviço contempla especialmente os cuidados com a saúde da pessoa em situação de violência, através da assistência médica e psicológica, realização de exames e administração de medicamentos, além da atenção prestada pela assistência social e equipe de enfermagem”, explica o superintendente da MNSL, Luís Eduardo Correia.

Todo o processo é realizado de maneira rigorosamente sigilosa, em um espaço reservado e equipado para os atendimentos. O serviço está disponível 24 horas por dia.

De acordo com a gerente do serviço, Glória Barros, dentre os procedimentos adotados está a profilaxia pós-exposição sexual, que auxilia na prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Aids e gravidez indesejada (conforme código previsto em Lei).

“O ideal, especialmente em casos agudos, é que a pessoa em situação de violência receba o atendimento especializado no prazo máximo de 72 horas. Dessa forma administramos medicações para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis”, informa Glória Barros.

O superintendente da maternidade, Luís Eduardo Correia, ressalta que são adotados protocolos editados pelo Ministério da Saúde.  “Além disso, durante seis meses, a pessoa é acompanhada por uma equipe multiprofissional da própria MNSL, que proporciona toda a assistência necessária”, complementa.

Fonte ASN