Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

GOVERNO IMPLANTARÁ ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO CASTRO

O projeto da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte, com recursos do Prodetur/SE vai atender o pleito de mais de 3.500 famílias, garantindo qualidade de vida e sustentabilidade ambiental à região

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo e do Esporte, vai realizar o sonho de mais de 3.500 famílias residentes no povoado Crasto, em Santa Luzia do Itanhy, com a construção de rede de esgotamento sanitário com 4 (quatro) quilômetros de extensão e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

A ordem de serviço para o início da obra será assinada nos próximos dias, na sede do povoado, com a presença do governador Jackson Barreto.  Os investimentos – com recursos do Prodetur/SE – estão orçados em R$ 5.984.822,67 garantindo qualidade de vida e sustentabilidade ambiental à região.

A implantação do sistema de esgotamento sanitário, além de propiciar a  melhoria da qualidade de vida da população, vai atender  a necessidade de sustentabilidade e proteção ambiental a uma das áreas de Sergipe considerada patrimônio natural, a Reserva do Crasto. A região banhada pelos rios Piauí e Piauitinga tem uma das principais reservas remanescentes de Mata Atlântica em Sergipe e forte atrativo para a prática do ecoturismo e, também, para a pesquisa científica.

O prefeito da cidade de Santa Luzia do Itanhy, Edson Santos Cruz, comemora e afirma que essa obra vai desenvolver e valorizar a região e, consequentemente, o turismo. “Estamos há anos lutando pela concretização desse sonho que, sem sombra de dúvidas, vai impactar o turismo local, gerando emprego, renda e qualidade de vida à população”.

O secretário de Estado do Turismo e do Esporte, Saulo Eloy, diz que essa intervenção reafirma o compromisso do governador Jackson Barreto em trabalhar para desenvolver o turismo do estado. “Temos o orgulho de levar aos sergipanos a realização de sonhos, que são sonhados pelo povo e realizados pelo governo do estado. O Prodetur/SE tem realizado isso de forma bastante comprometida e dedicada nos últimos anos. Temos visto o turismo se desenvolver, e conseqüentemente agregado a ele vem à inclusão social de todos os sergipanos”.

Do projeto

A obra é mais um projeto realizado pelo Prodetur/SE, com recursos do Governo de Sergipe e do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). O valor é de R$ 5.984.822,67, prevendo a construção de moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e rede de esgotamento sanitário com 4 (quatro) quilômetros de extensão.

Nova intervenção de infraestrutura

Outra intervenção que também irá fomentar o turismo na região é a construção de orla no rio Piauí, dividida em três setores, com paisagismo completo, sendo um destinado à recepção de barcos de pesca, com administração, passarela coberta, área de tratamento do pescado, depósito com câmara fria, banheiros, duchas, estaleiro para secagem do pescado, mini estaleiro para manutenção de embarcações e estacionamento.

Será construído, também, terminal turístico e estacionamento de ônibus, com duchas, banheiros, quadra de esporte e estacionamento para automóveis e outro setor de receptivo turístico, com deck de madeira,  prédio de apoio ao turista, jardins para contemplação e um grande atracadouro destinado a catamarãs e embarcações de lazer.

Os projetos dessa obra já estão sendo revisados pelas equipes técnicas do Prodetur/SE e BID e devem ser liberados para contratação das obras nos próximos 90 dias.

O povoado

O povoado Crasto está localizado na região sul-sudeste do estado. Está a 10 quilômetros da sede do município Santa Luzia do Itanhy, às margens dos rios Piauitinga e Real. Tradicional vila de pescadores é considerada um santuário ecológico. Abriga ainda a primeira reserva particular da fauna e da flora do estado de Sergipe, conhecida como Mata do Crasto, que reúne várias espécies de árvores centenárias, como maçarandubas, jequitibás, e muricis, típicas de Mata Atlântica.

ASCOM SETESP

Leia também