12/08/16 - 00:09:21

RECURSOS PARA PAGAR SERVIDORES

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O governador Jackson Barreto (PMDB) praticamente passou a semana em Brasília. Não parou. Teve dias cheios de contatos em audiências. Não tratou de política. A crise que afeta a totalidade dos Estados não cabe conversas que não sejam para solucionar problemas graves que afetam principalmente as finanças.

Jackson Barreto não poderia deixar de se referir a essa questão difícil de queda nos repasses estaduais, que provoca, principalmente, o parcelamento dos salários e causa revolta aos servidores. Mas, com maior intensidade, buscou a liberação de recursos junto a vários ministérios que percorreu e, nesse ponto, o resultado foi positivo.

Ontem à tarde, Jackson teve audiência com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, em ambiente de muita cordialidade. O assunto predominante foi a renegociação da dívida, já aprovada pela Câmara Federal, mas que não serve para Sergipe e a maioria dos Estados nordestinos.

Jackson Barreto pediu a Eliseu Padilha que converse com o presidente Michel Temer para que ele tenha maior sensibilidade ao tratar os Estados do Norte Nordeste, em relação à situação financeira, porque se não houver um socorro urgente, dificilmente esses estados chegarão à normalidade administrativa até meados do próximo ano.

É bom lembrar que agora em dezembro o servidor tem que receber 13º Salário…

A renegociação da dívida só beneficiou sete Estados, exatamente aqueles que não fizeram bem o ‘dever de casa’. Jackson Barreto se colocou à disposição para trabalhar junto aos governadores em dificuldade, para conquistar recursos que sirvam para obras, pagamentos de fornecedores e dos servidores.

Isso é mais que urgente…

FILIAÇÃO

Está marcada para segunda-feira, dia 15, a filiação do vice-governador Belivaldo Chagas no PMDB. O convite foi feito antes dele se desligar do PSB.

O dia (15) foi escolhido por ser o número do partido.

BOM NOME

O peemedebista histórico Benedito Figueiredo disse que o nome de Belivaldo junta-se a outros que podem ser candidato a governador pela legenda em 2018.

Belivaldo integrará a cúpula do partido.

ERA PREVISTA

A filiação de Belivaldo Chagas ao PMDB estava prevista desde o segundo turno das eleições de 2014, quando ele optou por apoiar Dilma Roussef (PT).

O PSB fechou com Aécio Neves (PSDB).

ESPAÇO

A partir dessa decisão, Belivaldo Chagas perdeu espaço dentro do PSB, embora mantivesse bom relacionamento com Valadares Filho e outros líderes do partido.

As eleições municipais foram ‘a gota d’água’.

2º TURNO

Aliados do prefeito João Alves Filho, candidato à reeleição pelo DEM, estão convictos de que haverá segundo turno e que ele [João] estará na disputa.

Ainda não avaliam se como o primeiro ou segundo mais votado.

BALANÇO

Policiais e bombeiros continuam com o movimento de ‘operação tartaruga’ e funcionam com capacidade de apenas 40% na área da segurança.

Nessa primeira fase as multas de trânsito caíram em até 50 por cento.

COM JACKSON

O presidente da Comissão de Segurança da Alese, Capitão Samuel, vai tentar falar com o governador Jackson Barreto até segunda-feira para tentar uma negociação.

Diz que pretende evitar o pior…

ZERO X ZERO

Valadares Filho (PSB) ouviu ontem de um ex-prefeito, ao lado de um deputado federal, que ele e Edvaldo Nogueira (PCdoB) estão 0 a 0 porque têm perfis iguais.

– Os dois não seguram os votos quando vistos.

DIFERENTES

Segundo o ex-prefeito, os dois são diferentes de um Adelson Barreto e de um Jackson Barreto, que empolgam e ganham o eleitorado quando aparecem em público.

Incluiu no exemplo o prefeito João Alves Filho (DEM).

SEM CAMPANHA

Pedrinho Barreto (PSC) diz que não existe campanha em Aracaju. Para ele, a própria classe política criou esse clima de velório nas ruas das cidades.

– Campanha sempre foi uma grande festa, disse.

OS MOTIVOS

Pedrinho Barreto vê dois motivos para a frieza das campanhas: ‘a hipocrisia dos políticos com mandatos e a decepção do povo.

– Tem muita gente que hoje prefere pagar a multa por não votar.

SOBRE O PP

Anotem: o Partido Progressista, presidido em Sergipe pelo deputado estadual Venâncio Fonseca, vai crescer muito no próximo ano em termos de filiação.

O PP com certeza fará um deputado federal.

NA TORCIDA

Os deputados suplentes Gilmar Carvalho e vereador Adelson Barreto Filho vão torcer pela vitória dos deputados Gilson Andrade [Estância] e Valmir Monteiro [Lagarto].

Se forem eleitos prefeitos, Gilmar e Adelson assumem a Assembleia.

VALADARES

Valadares Filho (PSB) recebeu, ontem, propostas dos anestesistas para o seu projeto de administração, que ele prepara para expor durante a campanha.

Diz que a maioria já estava antecipada em sua proposta para Aracaju.

PT VAI À LUTA

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, que a campanha municipal será dura e admite que ‘precisamos construir uma vitória que consolide o grupo’.

Como os demais partidos, o PT também se estrutura para 2018.

CANDIDATOS

O PT tem cinco candidatos a prefeito e 14 a vice, mas fez alianças em 70 municípios com outras legendas, para que em 2018 esteja em todas as regiões do Estado.

Rogério disse que ‘ou sou candidato em 2018 ou saio da política’.

MESMICE

Rogério Carvalho lamenta que a ‘mesmice se mantém’ e ninguém cria um modelo que resolva problemas freqüentes no País: ‘infelizmente, não se avançou nesse aspecto’.

– Ninguém tem solução para a crise e isso caracteriza a mesmice, disse.

CARLOS ELOY

O secretário municipal Carlos Eloy, genro do vice-prefeito José Carlos Machado, pensa em disputar as eleições de 2018 para deputado federal.

Tem conversado com lideranças do interior e se prepara para isso.

Notas

Emenda – A comissão especial da Câmara criada para analisar o mérito da proposta de emenda à Constituição (PEC 241/16) que limita gastos públicos pelos próximos 20 anos foi instalada no início da noite de ontem. O deputado Danilo Fortes (PSB-CE) foi eleito presidente do colegiado por unanimidade.

0x0

Casa cai – Segundo Lauro Jardim, de O Globo, a volta de José Carlos Bumlai à prisão, decidida ontem por Sérgio Moro, é a pior notícia que Lula recebeu em muito tempo — e olha que os últimos tempos têm sido pródigos em péssimas notícias para o ex-presidente. Bumlai é uma bomba atômica. Se falar, a casa cai.

0x0

Conversas – Eliane Aquino (PT), candidata a vice-prefeita na chapa liderada por Edvaldo Nogueira (PCdoB), tem trabalhado muito no plano do Governo e conversado com diversas categorias de servidores. Diz, entretanto, que Edvaldo tem circulado mais junto aos eleitores, exibindo proposta do seu programa de Governo.

0x0

Cassação – O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Federal Rodrigo Maia, marcou para o dia 12 de setembro, uma segunda-feira, a votação em plenário do pedido de cassação do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A informação foi dada ontem pela assessoria de imprensa da Presidência da Câmara.

0x0

Recriação – O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, anunciou a recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), durante audiência pública realizada ontem na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A pasta foi extinta no primeiro ato do governo provisório de Michel Temer.

0x0

Arquivamento – Polícia Federal (PF) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do inquérito que investiga o senador Humberto Costa (PT-PE) na Operação Lava Jato. De acordo com a PF, as investigações não conseguiram comprovar que o parlamentar recebeu vantagens indevidas.

Conversando

Acham ruim – Clóvis Barbosa diz que as pessoas acham que podem te tratar da maneira que elas querem, aí quando você dar o troco elas ainda acham ruim!

Pokémon – De Marcelo Marloch: se você tiver até 40 anos aproveite ao máximo, Porque a geração que vai ajudar a pagar tua aposentadoria esta procurando Pokémon.

Obras – No Ministério da Integração, Jackson Barreto falou sobre a adutora do São Francisco das obras de esgotamento sanitário em Itabi, Pacatuba e São Francisco.

Frieza – A campanha municipal continua sem ânimo e será assim até o dia do pleito, porque o povo não demonstra mais interesse pelas eleições.

Candidato – Sargento Edgar anuncia, via redes sociais, que é candidato a vereador por Aracaju e que organiza a sua campanha eleitoral.

Interesse – Sales Neto diz que Governo tem interesse total na convocação de novos policiais, mas que momento econômico é o pior desde 2014.

Samuel – George Magalhães diz que Capitão Samuel é técnico de segurança, mas leva tema sério para área da política.

Custos – Presidente da Adepol informa sobre ação que cobrará que Judiciário e Legislativo assumam custos com a Previdência.

Sensibiliza – Georgeo Passos diz que Legislativo e Judiciário não questionam sobre o duodécimo porque Jackson Barreto sensibilizou os presidentes.