15/08/16 - 05:06:35

PROJETO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ESTIMULA PROFESSORES

 

As ações desenvolvidas pelo programa têm como meta estimular os professores da rede estadual a desenvolver programas e projetos de educação patrimonial nas escolas

Com o objetivo de aproximar alunos e educadores da escola da rede pública de ensino aos bens históricos e culturais do nosso Estado, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizarão o Projeto de Educação Patrimonial ‘Uni Uni Vê, Venha, Venha Conhecer’. Este projeto é desenvolvido pela Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC), e integra o ‘Programa Preserva Sergipe, esse patrimônio é nosso’. O Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) também é parceiro neste projeto.

As ações desenvolvidas pelo programa têm como meta estimular os professores da rede estadual a desenvolver programas e projetos de educação patrimonial nas escolas. O primeiro momento do projeto será realizado no segundo semestre de 2016 e o foco serão alunos do ensino fundamental e médio. “O projeto pretende funcionar como uma ferramenta que tem como finalidade mais do que fazer com que o aluno valorize e reconheça a sua herança histórica, mas também fazer com que ele multiplique os conceitos da conservação, preservação e salvaguarda desses bens”, acredita o diretor do DPHAC da Secult, Marcos Paulo Carvalho Lima.

Para o superintende do Iphan, Kleber Rocha, essa é uma forma dos jovens obterem a consciência da importância de preservar o nosso patrimônio como um todo. “O projeto é importante, pois divulga a preservação do patrimônio cultural nas escolas, atingindo assim uma população mais jovem, para que eles possam no futuro participar ativamente da construção e preservação da nossa cultura”.

Após o primeiro momento realizado em Aracaju, o projeto caminha para os municípios sergipanos onde a equipe técnica da DPHAC irá proferir palestras para estudantes locais. De setembro a dezembro serão visitados os seguintes municípios: Simão Dias; São Cristóvão; Laranjeiras; Maruim; Estância; Propriá; Cristinápolis; Poço Redondo; Carmópolis e Rosário do Catete. Todos esses municípios têm bens tombados pelo Governo do Estado e/ou reconhecidos como Patrimônio Imaterial Sergipano.

PROGRAMAÇÃO:

Primeira Etapa – Dias 17 e 24 de agosto – Ensino Médio

08h – Abertura

08:30 – Prof. Marcos Paulo Lima/DPHAC– O que é Patrimônio Cultural?

09:10 – Prof. Claudefranklin Monteiro/UFS –  O tema patrimônio cultural no ensino universitário

09:50 – Lanche

10:20 – Profa Janaína Couvo Aguiar/SEED – Alimentos Tradicionais Regionais e a influência dos grupos étnicos raciais.

10:40 – Profa Vânia Correia/DPHAC –  Perguntas e Respostas

11:30 – Apresentação Cultural

Fonte ASN