15/08/16 - 06:39:04

Semana da Pátria iniciará dia 1º de setembro com Corrida do Fogo (Foto Maria Odilia)

Alunos atletas da rede estadual de ensino que se destacaram em competições nos últimos meses farão o revezamento da tocha

O governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, abrirá solenemente a Semana da Pátria 2016 no dia 1º de setembro, às 9h, na praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, com a realização da 80ª Corrida do Fogo Simbólico.

Alunos atletas da rede estadual de ensino que se destacaram em competições nos últimos meses farão o revezamento da tocha com o fogo simbólico até conduzi-lo ao secretário de estado, Jorge Carvalho.

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 11, com diretores de escolas da rede estadual de ensino que participarão do desfile cívico do dia 7 de setembro, a superintendente executiva da Educação, Marieta Barbosa, apresentou a programação do evento e disse que a mudança mais significativa fica por conta do palanque, que será instalado entre o palácio-museu Olímpio Campos e a Escola do Legislativo, por conta das reformas da praça Fausto Cardoso.

Obedecendo ao que rege a lei federal nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, e a Portaria nº 3565/2016, a partir do primeiro dia de setembro até o Sete de Setembro, todas as escolas da rede estadual de ensino deverão hastear e arriar as bandeiras de Sergipe e do Brasil.

Fortalecimento dos valores cívicos

Os professores, servidores e comunidade em geral serão incentivados a participar das solenidades do Hino Nacional, bem como de palestras, seminários e atividades pedagógicas com o tema estadual “Tecnologia a Serviço da Educação”.

Marieta Barbosa, acompanhada do chefe do Cerimonial da seed, Almir Garcez, informou os parâmetros que regem o hasteamento e o arriamento da bandeira e a utilização dos símbolos cívicos nacionais.

“O hasteamento deverá ser feito às 8h com a entoação do hino nacional e às 17h deverá ser arriada”, informou Garcez.

Segundo Marieta Barbosa, as diretrizes estabelecidas pela Seed consideram a importância do fortalecimento dos valores cívicos e culturais, do sentimento de identidade, respeito e pertencimento à nação brasileira na formação da cidadania.

Fonte ASN