Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Eleição municipal pode bater recorde de abstenções!

Não é de agora que a população brasileira anda um tanto decepcionada com a classe política. Até chegar à presidência da República, no início de 2003, o Partido dos Trabalhadores, por exemplo, era um exemplo da ética, da moralidade, das lutas em defesa dos movimentos sociais e das conquistas sindicais. Era uma referência! O PSDB até conseguiu se estabelecer. O PMDB preferiu se aliar ao PT para não sucumbir. Já o antigo PFL, tentou bater de frente com a mudança do cenário político e se esvaziou. Se viu obrigado a buscar novos quadros, a apostar em tecnologia, na modernidade e mudou para Democratas.

Não que apenas o PT tenha sido corrupto ou corruptor. Está ficando cada vez mais claro na cabeça dos brasileiros que temos apenas dois partidos no País: o de quem está no Poder e o de quem está fora dele, louco para entrar e tentar se beneficiar. É evidente que temos valorosas exceções, mas elas têm sido a minoria de uns tempos para cá. Com o Partido dos Trabalhadores, a roubalheira que existia camuflada nos governos anteriores, parece ter se escancarado. Dá a impressão que se perdeu a vergonha ou talvez seja a certeza pela impunidade. Não vivemos em um País sério, como bem disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

E Sergipe não é uma “ilha”, ou seja, está dentro desse contexto de decepção com a política. Para se ter uma ideia, em todo o País, na eleição presidencial de 2014, uma das mais disputadas da história do Brasil, quando chegamos a um segundo turno equilibradíssimo entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), onde um tentava ver mais corrupção embaixo do tapeto do outro, já com o histórico do Mensalão lá atrás, do escândalo da Petrolão e o resultado? O maior nível de abstenções nas eleições presidenciais desde 1998. Há dois anos, 19,4% do eleitorado brasileiro não compareceu às urnas – 27,7 milhões dos 142,8 milhões de eleitores no país. No pleito de 1998, o percentual foi de 21,5%.

Este colunista fez uma pesquisa e constatou que em 2014, o quantitativo de votos brancos também foi elevado com 3,8%, o equivalente a 4,4 milhões dos 115,1 milhões de votos registrados. Em 2010, também nos votos brancos, chegaram a 3,1%. 5,8% dos eleitores que compareceram para votar nas últimas eleições, anularam seus votos para presidente. A leitura que se faz é que o eleitorado já se sentia decepcionado com tudo o que via, com tudo o que vivenciava. Naquele momento começou a emanar do povo e de setores que movimentam a economia do País que era preciso reagir, que era necessário se fazer algo, até pela retomada do crescimento, do crédito internacional, da geração do emprego e da renda.

E o que dizer de 20014 para cá? Será que a situação do País melhorou ou piorou? Esta pergunta qualquer leigo vai compreender que não atravessamos um bom momento. Temos uma presidente da República afastada por supostas práticas indevidas, irregulares, por um Congresso Nacional que também é carente de credibilidade. Temos um governo interino, que para muitos é golpista, mas para este colunista é a única solução que temos no momento para tentar estancar a “sangria” no erário público e, ao menos, tentar estabilizar nossa economia. Sofremos com o desemprego em alta e com uma moeda fragilizada. Se Michel Temer (PMDB) não é a melhor opção para o País, por enquanto é o que temos para hoje!

Mas em meio a tanta desconfiança, a tantas incertezas, é chegada a hora de mais uma eleição, desta vez, municipal. O cenário é diferente e a decepção com a classe política, por parte do eleitorado, é cada vez maior. Talvez tenhamos um recorde de abstenções nas eleições deste ano. A população não está motivada a ir às urnas e, quem o for, provavelmente ou votará em branco ou anulará seu voto. Em Aracaju não deverá ser diferente.

Veja essa!

Se não houve grande mudança junto ao eleitorado, certamente a leitura que se faz hoje em dia é outra. Entre optar em votar em qualquer um e não votar, as pessoas ampliaram a discussão sobre o sistema de voto obrigatório que temos nos dias atuais.

E essa!

Como em Sergipe os grupos políticos são sempre os mesmos, a tendência é ainda maior de que tenhamos sim muitas abstenções nas próximas eleições. Sobretudo pela falta de mais opções entre os “votados” para os “votantes”.

João Alves

Disposto a concorrer nas próximas eleições, o prefeito de Aracaju tem feito uma série de reuniões, sempre no período da noite. Alguns problemas administrativos, como a relação conturbada com alguns servidores, incomodam e muito.

Protesto

Médicos, enfermeiros, agentes de endemias e outras categorias da Saúde promoveram uma manifestação, nessa sexta-feira (12), bloqueando uma das principais vias da capital. Em greve desde a última segunda-feira (8), a categoria seguiu em caminhada até o prédio onde reside o prefeito João Alves, onde realizaram um manifesto.

Dois sentidos

O que este colunista e muita gente não consegue entender é como o Governo do Estado chega a parcelar os salários dos servidores, ao ponto de só encerrar a folha no próximo dia 23, e nenhum desses sindicatos se mobilizam, não fazem um grande protesto. Será que a greve é apenas em defesa dos interesses das categorias ou tem um fundamento político e eleitoral enrustido por trás dela?

Para refletir

Este colunista reforça a teoria partindo do princípio que a Prefeitura de Aracaju fez o pagamento da folha da Saúde, de maneira integral, na quarta-feira (10). Como se justifica um protesto na sexta? Se existem questões pendentes, por que os sindicatos não tentam extrapolar o diálogo? Por que não há a mesma “paciência” com a PMA se comparando com o governo do Estado?

Exclusiva!

Pré-candidato a reeleição pela coligação do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), o vereador Valdir Santos (PTdoB) não “desapegou” da administração do prefeito João Alves. Algumas fontes da coluna dizem que é comum a presença dele nos órgãos e secretarias da administração municipal.

Edvaldo Nogueira

Falando no ex-prefeito de Aracaju, nessa sexta-feira (12), ele foi recebido, durante um café da manhã, na reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), pelo reitor Angelo Roberto Antoniolli. Estiveram presentes os pró-reitores da UFS, diretores de departamentos e representantes de todos os campi da instituição, dos hospitais universitários, além de professores.

Reitor

A conversa também contou com a presença ilustre do professor doutor Eduardo Garcia, que foi reitor justamente na época em que Edvaldo cursava Medicina na universidade e dava os seus primeiros passos no movimento estudantil. Foi justamente desse passado que o atual reitor fez questão de lembrar. “Edvaldo passou pela UFS, depois saiu para fazer sua militância política, mas sempre se manteve em defesa da universidade pública e de uma sociedade mais justa”, ressaltou Antoniolli.

Veja Lúcia

O PSTU lançou as candidaturas que concorrerão às eleições municipais de Aracaju. O lançamento aconteceu na sede do SINDIPETRO AL/SE, região central de Aracaju. Vera Lúcia disputará novamente a prefeitura da capital, desta vez em uma chapa pura, tendo o servidor federal Elinos Sabino como seu vice.

Belivaldo Chagas

O presidente estadual do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em Sergipe, João Augusto Gama, convida todos os filiados e a imprensa a prestigiarem o ato de filiação do vice-governador Belivaldo Chagas ao partido. A cerimônia acontecerá na próxima segunda-feira (15), às 17 horas, e contará com a presença do governador Jackson Barreto.

FETAM

A Federação Estadual dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Sergipe (FETAM/SE) realiza o “Encontro dos Sindicatos dos Servidores Municipais”, neste sábado (13), a partir das 9 horas, no auditório da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE). O encontro será espaço para elaboração de uma plataforma de propostas dos servidores públicos dos municípios para as eleições 2016.

Propostas

O encontro terá a presença de dezenas de sindicatos que representam os trabalhadores das prefeituras de Sergipe, que irão se reunir para definir coletivamente um conjunto de propostas dos servidores municipais que serão apresentadas aos candidatos a prefeito e vereadores em todos os municípios do estado.

Muribeca

O prefeito de Muribeca, Fernandinho Franco, realizou na tarde desta sexta-feira (12), uma visita de cortesia ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), Clóvis Barbosa. O gestor municipal entregou nas mãos do presidente da corte documentos que comprovam o pagamento dos salários dos servidores de julho rigorosamente em dia.

Retirada
Com a apresentação da documentação, o presidente do TCE ordenou a retirada do nome do município da lista de inadimplentes publicada pelo órgão, corrigindo o equívoco.

13º salário

Fernandinho aproveitou para informar que também já pagou 50% do 13º salário dos servidores. “Apesar de toda a dificuldade financeira que atravessa o município, nós temos procurado honrar o pagamento dos servidores em dia. Em julho, além de pagar os salários, nós também já adiantamos 50% do 13º salário dos servidores”, informou o prefeito.

Procuradores

Procuradores de Sergipe e de outros estados do país participaram nessa sexta-feira (12), do ‘Encontro de Procuradores do Município’ realizado em comemoração ao Dia do Procurador do Município de Aracaju, celebrado no dia 11 de agosto, data em que também é comemorado o Dia do Advogado. O evento organizado pela Associação dos Procuradores do Município de Aracaju – APMAJU, ocorreu no restaurante Porto Madero, na Orla da Atalaia, Zona Sul da capital, e foi aberto com uma palestra ministrada pelo procurador Carlos Figueiredo Mourão, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Município, que também é procurador do município de São Paulo e presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB-SP.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também