Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Socorro, a Polícia sumiu!

O exagerado número de homicídios, roubos e assaltos ocorridos ultimamente em Sergipe deixa claro que o cidadão está entregue à própria sorte. Enquanto a Polícia Militar faz operação tartaruga por melhores salários, os criminosos inundam o estado, praticando todo tipo de crime e deixando um terrível rastro de sangue e dor. E de quem é a culpa por tudo isso? É exclusiva do governo, incapaz de cumprir a nossa Constituição, que coloca a segurança pública entre os direitos do cidadão. Ora, se o Executivo descumpre a lei, não pode cobrar dos outros que a respeitem. Além disso, demonstra toda sua incompetência para negociar com o braço armado do Estado que, em nome de melhores condições salariais, enclausura-se nos quartéis, deixando a população indefesa, refém dos bandidos. E o pior: a omissão do governo em cumprir suas finalidades estimula as pessoas a recorrerem à lei do talião, fazendo justiça com as próprias mãos e, sem perceberem, banalizando ainda mais a violência, num ciclo de sangue, lágrimas e desespero. Lastimável!

Incrédulos

Alguns candidatos a vereador do grupo político liderado pelo prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), rezam aos Céus para que ele se registre hoje como candidato à reeleição. Embora tenha decidido há dias disputar o pleito deste ano, o demista deixou para oficializar a candidatura no último dia do prazo dado pela Justiça Eleitoral, provavelmente no derradeiro giro do relógio. Alguns aliados de João são discípulos de São Tomé: primeiro querem ver o registro com o carimbo do TRE. Vixe Maria!

PMDB em festa

E o PMDB faz festa hoje à tarde, para recepcionar seu mais novo filiado, o vice-governador Belivaldo Chagas. Ele deixou o PSB do senador Antônio Carlos Valadares para permanecer ao lado do governador Jackson Barreto (PMDB) e apoiar o candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB). Felizes com a escolha de Chagas pelo PMDB, os líderes do partido já o enxergam como provável pré-candidato ao governo de Sergipe em 2018. Será?

Tapa na macaca

Cerca de 7% dos brasileiros adultos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida. Além disso, mais da metade dos usuários “faz a cabeça” todos os dias. É o que mostra o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, divulgado ontem pela Universidade Federal de São Paulo. A pesquisa indica ainda que a experimentação da maconha ocorre antes dos 18 anos para 62%, da população que já consumiu (ou ainda consome) a droga. Cerca de 37% dos usuários são considerados dependentes da substância.

Blá-blá-blá

A partir de amanhã, está permitida a propaganda eleitoral. Os candidatos podem ligar alto-falantes na sedes partidárias ou em carros de som. Os partidos e as coligações podem realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8h à meia-noite, podendo o horário ser prorrogado por mais duas horas quando se tratar de comício de encerramento de campanha. Portanto, prepare as oiças!

Ingrato

Como será que o deputado André Moura (PSC), líder ficha suja deste governo temerário, votará na sessão programada pela Câmara para cassar o mandato do ainda deputado Eduardo Cunha (PMDB)? Antes carne e unha do peemedebista, que o fez líder deste governo tampão, agora André quer distância de Cunha. Alguém precisa dizer ao parlamentar sergipano que ingratidão tira a feição. Aff Maria!

Quer debater

O PSOL está fazendo campanha pelas redes sociais visando pressionar as emissoras de rádio e televisão a convidarem para os debates Sônia Meire, candidata do partido a prefeita de Aracaju. É que a lei eleitoral só obriga as emissoras a convidarem para debates candidatos de legendas com no mínimo 10 deputados federais. O PSOL só tem seis parlamentares na Câmara. Para que os aracajuanos conheçam as propostas de quem está na disputa, seria interessante que todos os candidatos participassem dos debates.

Conversa fiada

Vejam algumas mentiras que nunca faltam no horário eleitoral gratuito, previsto para começar no próximo dia 26: “Você me conhece”; “Se eleito for, vou construir mais escolas e casas populares”; “Podem vasculhar o meu passado. Não vão encontrar nada!”; “Sou muito melhor do que os que aí estão!”; “Nesse bolso nunca entrou dinheiro desonesto!”; “Vote em mim que você não se arrependerá”. Fique ligado para não ser enganado!

Tá na briga

E o candidato a vice-prefeito de São Cristóvão, Adilson Júnior (PDT), recorreu às redes sociais para desmentir que desistiu da disputa eleitoral. Após reafirmar que segue em campanha na chapa encabeçada por Marcos Santana (PMDB), o pedetista lamentou “o desespero de quem não possui propostas”. Júnior promete ainda fazer a campanha eleitoral mais bonita da história de São Cristóvão, “sem denegrir ou falar mal de ninguém”. Tomara!

Sugismundos

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe lançou uma campanha contra a poluição gerada pelos “santinhos” jogados nas ruas. Com o slogan “Candidato que suja a cidade não merece meu voto!”, o TRE convida os eleitores a reflitam sobre o grau de compromisso com o meio ambiente por parte dos candidatos que poluem a cidade. A propaganda veiculada através de “santinhos” é permitida, o problema são os Sugismundos, que emporcalham as vias públicas com este tipo de material publicitário. Fique de olho neles!

Recorte de jornal

__________________1957

Publicado no Diário de Sergipe, em 31 de outubro de 1957.

Resumo dos jornais

Leia também