A Escola Profissionalizante de Saúde Dr. Augusto Leite (EPSAL), que faz parte da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, acaba de completar 64 anos de funcionamento. Fundada em 1952, a EPSAL oferece curso Técnico de Enfermagem e de especialização em nível técnico, com o objetivo de qualificar, habilitar e especializar pessoas para prestar cuidados de enfermagem ao indivíduo e à comunidade.
Criada a partir da necessidade detectada pelo médico Augusto Leite, fundador do Hospital de Cirurgia, de melhorar a assistência aos pacientes na área de enfermagem, a EPSAL iniciou suas atividades em 15 de agosto de 1952 e pelo decreto número 35.783 de 7 de julho de 1954, no governo do presidente Getúlio Vargas, teve seu curso reconhecido. Sua meta sempre foi a de capacitar profissionais de enfermagem que receberiam, ao término do seu preparo, o certificado de auxiliar de enfermagem.
Atualmente o ingresso na instituição de ensino é feito por meio de exame de seleção, que é realizado duas vezes por ano e oferece turmas nos turnos de manhã, tarde e noite.
E para os técnicos que buscam aprimorar a carreira profissional, são oferecidos também cursos de especialização em nível técnico em Enfermagem do Trabalho, Enfermagem em UTI, Enfermagem em Urgência e Emergência e Enfermagem em Instrumentação Cirúrgica.
Sobre o Hospital de Cirurgia
O Hospital de Cirurgia, fundado em 1923, é um Hospital Geral, com serviços terciários de referência para o Sistema Único de Saúde em atendimentos ambulatoriais, de média e alta complexidade para todo o estado de Sergipe. Mantido pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia, é o maior prestador de serviços ao SUS no Estado de Sergipe.
Fonte assessoria