Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Evento de gastronomia nacional seleciona representante sergipano (Foto ascom)

beto

Abertura da iniciativa, no dia 19 de agosto, contará com presença de um grande ícone da gastronomia da Bahia, Chef Beto Pimentel

A fim de promover a identidade gastronômica de Sergipe, estão abertas as inscrições para o Encontro de Chefs de Sergipe, o Enchefs SE, concurso gastronômico que escolherá um cozinheiro ou Chef de cozinha, através da elaboração de um prato com ingredientes da culinária regional sergipana.  O vencedor ganha uma das três vagas para o Enchefs Nacional – evento que reúne grandes nomes da gastronomia, bem como a oportunidade de concorrer ao Prêmio Nacional Dólmã por Sergipe, no estado do Amazonas, que acontecerá de 21 a 24 de outubro de 2016. O regulamento encontra-se na página www.facebook.com/enchefsse.

O Enchefs SE conta com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit), grande formadora de gastrólogos e chefs de Sergipe, durante a abertura do evento, que terá a participação especial do Chef Beto Pimentel, um dos maiores nomes da gastronomia nacional, que fará a palestra “Ingredientes Regionais – Patrimônio da Gastronomia”, no dia 19, às 19h no auditório Padre Arnóbio, Bloco D. O profissional veio a Sergipe com o apoio da Chef Rose Munhos, do Restaurante La Vecchia. Com relação a etapa final do concurso, que envolve a prova prática com os seis candidatos selecionados, ocorrerá no sábado, 20, às 10h no Centro Gastronômico da Unit.

A coordenadora do Enchefs SE, Roberta Nascimento, afirma que a expectativa é avançar o debate em torno da identidade gastronômica de Sergipe. “O encontro nacional vai dar a possibilidade dos chefs sergipanos mostrarem um pouco da história do estado através do paladar, valorizando o seu papel social. O objetivo do projeto é reafirmar a cultura gastronômica regional com ingredientes típicos, mergulhar na poesia da história de suas raízes e resgatar valores adormecidos”, destaca a gastróloga.

Monique Garcez

Leia também