Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Gestores da segurança participam de audiência pública em Malhador (Foto SSP)

c8df366a-26f0-7d17

O encontro reuniu agricultores, comerciantes, lideres religiosos, representantes de associações e moradores locais, além de toda a cúpula da segurança do Estado.

O secretário de Segurança Pública, João Batista Santos Júnior, e toda a cúpula da segurança do Estado, atendendo um convite da prefeita de Malhador, Elaine de Oliveira Araújo, participou na manhã desta segunda-feira, 15, de uma audiência pública para tratar dos problemas de segurança e das ações de combate a criminalidade no município.

O encontro aconteceu no salão paroquial localizado no centro da cidade de Malhador e foi prestigiado por agricultores, comerciantes, lideres religiosos, representantes de associações e moradores locais, que durante mais de duas horas puderam expor os principais problemas de violência ocorrida nos últimos meses na cidade.

Anfitriã do evento, a prefeita Elaine disse que a cidade registrou alguns casos de violência e pediu o apoio da Secretaria de Segurança para ajudar a resolvê-los. O secretário João Batista tomou a palavra e durante 25 minutos focou o seu discurso numa parceria inadiável entre a prefeitura, população local e a polícia. “Fico feliz quando os prefeitos nos procuram para resolver os problemas de segurança porque a solução para essas questões passam para uma atuação conjunta”, destacou.

De maneira prática, o secretário ressaltou que Malhador recebeu nos últimos dias três policiais civis para reforçar o policiamento investigativo e poderá receber mais dois com a continuidade das convocações dos concursados. No entanto, João Batista enfatizou que a maneira mais inteligente e rápida de resolver o problema da criminalidade no município é investir numa parceria entre a polícia e a sociedade.

O canal para o estreitamento dessa parceria seria por meio do Disque Denúncia 181, do aplicativo de celular e tablet Disque Denúncia SE e através de um contato direto entre os policiais da Delegacia local ou de policiais militares da 3ª Companhia do 3º Batalhão, que cuida da segurança da cidade. “Os senhores saibam que quem comete crimes é uma pequena minoria, porém eles causam muito estrago e levam pânico as pessoas. Saibam que a ferramenta para denunciar esses infratores de maneira rápida e sigilosa é o 181. Nesse número, a população pode denunciar de forma anônima e ter a certeza que sua denúncia será apurada”, destacou

A delegada de Malhador, Flávia Félix, também se colocou à disposição da comunidade e disse que espera ser mais consultada sobre os destinos da segurança do município. “A construção de provas para deixar um criminoso preso, precisa muitas vezes da colaboração das pessoas. A população não pode se calar, precisa denunciar todos os criminosos”,

O secretário ainda mencionou como a Prefeitura e as Associações que representam os comerciantes podem ajudar nesse combate diário a criminalidade. “Vários municípios já colocaram câmeras de segurança no centro comercial da cidade, outros criaram guardas municipais. Isso tudo ajuda muito a polícia. Essa demanda de violência só vai começar a diminuir quando a sociedade se organizar a passar a ver na polícia uma parceira forte e passar a denunciar os infratores da lei. Tudo isso pode ser feito com uma simples ligação para o número 181”

O comandante da 3ª Companhia do 3º Batalhão, capitão Marco Antônio Dias, informou que está há 45 dias no comando da unidade e também reforçou o pedido de parceria com a população. Ele se colocou à disposição e anunciou que na próxima quarta-feira, 17, o Governo de Sergipe vai inaugurar o Grupamento Especial Tático de Motos (Getam), em Itabaiana. “Embora seja em outro município, eles vão atender toda a região”, destacou.

A prefeita agradeceu a presença dos gestores e disse que como representante maior do município se sente honrada em ver que os problemas da segurança local serão encaminhados para uma boa resolução. Também participaram da solenidade, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, o delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, o coordenador das Delegacias do Interior, delegado Fábio Pereira, o comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Carlos Rolemberg.

Fonte e foto: ascom SSP

Leia também