Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Municípios recebem qualificação sobre Sistema de Informação de Gastos (Foto ascom)

d4e3ef84a047a46769189b3b0b49b76c

Iniciativa conta com participação de gestores, técnicos e equipes de escritórios de contabilidade que prestam serviços às prefeituras

Iniciou nesta segunda-feira, 15, a capacitação itinerante do Sistema de Informação sobre Gastos Públicos em Saúde (SIOPS). A iniciativa tem como objetivo qualificar operadores para preenchimento da ferramenta. Em Sergipe, esta é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (Cosems).

Os 75 municípios participam da capacitação que conta com gestores, técnicos e equipes de escritórios de contabilidade que prestam serviços às prefeituras. A capacitação tem duração de dois dias e é ministrada por técnicas do Departamento de Economia da Saúde do Ministério da Saúde.  A metodologia inclui a realização de cinco módulos, que tratarão sobre gerenciamento, normatização, preenchimento e acesso à página. “Esse é um curso que vai trazer conhecimento e orientar quanto às ferramentas para administração pública”, avalia o presidente do Cosems, Enock Luíz Ribeiro da Silva.

O SIOPS é uma ferramenta de natureza declaratória, que trata sobre a execução orçamentária em saúde. O sistema monitora a aplicação de recursos na área, possibilitando a melhor compreensão sobre os gastos.

“Por lei, cada município deve aplicar 15% da arrecadação em saúde pública. Como o sistema reúne informações sobre esse investimento, e pode ser acessado pela população, favorece a transparência”, reforça a técnica do Ministério, Célia Rodrigues.

Um fator de destaque da ferramenta é a sua aplicabilidade para a própria gestão. Como explica o diretor de Planejamento da SES, Evandro Galdino, o preenchimento adequado permite a otimização dos recursos. Ele disse que é possível monitorar os gastos e avaliar em quais áreas vem sendo aplicados nesses tempos de crise.

A diretora do departamento administrativo da prefeitura de Carira, Adilza Rosa, comenta sobre a realização da capacitação. “Como acompanho o preenchimento da ferramenta, é importante ter esse conhecimento. Ajuda a compreender como funciona”.

Fonte ASN

Leia também