16/08/16 - 00:01:59

SEM HIPOCRISIA ELEITORAL

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Na divulgação dos Planos de Governo dos candidatos a prefeito de Aracaju há projetos viáveis, que no momento têm um toque de vislumbramento e utopia. Tudo bem, porque não pode ser diferente quando se expõe ao povo o que cada um dos candidatos pode fazer em favor de suas cidades. Pelos programas, Aracaju será o céu.

É natural, em qualquer campanha, que um dos candidatos que dispute a reeleição, seja a vitrine. Os demais são certeiros atiradores de ‘bolas de gude’, com estilingues às mãos. Lógico que é mais fácil criticar uma gestão em conclusão, do que provar que o seu projeto seja o melhor. E as vezes o é, desde que se ponha em pratica no futuro para comprovar a eficiência.

A campanha também começa a resvalar para a baixaria. Não via candidatos, mas por seus assessores ou algumas ‘cabeças ocas’ remuneradas para o achincalhe. Isso é triste, mas é verdade. Também tem o grupo ‘daquele tempo’, que relembra fatos ocorridos em anos que já se perderam de vista, mas que consideram interessante lembra-los para um eleitorado que não está mais nem aí com o que acorreu no século passado.

Os programas estão fora de foco. Ninguém pode, neste momento, prometer futuro brilhante para qualquer gestão, sem antes discutir o grave problema financeiro que vivem os Municípios, com repasses de recursos federais insuficientes até para pagar salários. Não há ginástica para se mudar a estrutura financeira de qualquer cidade, com a crise que se alastra e não há perspectiva de sinal de luz ao final do túnel.

Antes de expor projetos mirabolantes, cada candidato tem que revelar o plano para fazer uma administração eficiente, dentro de uma estrutura de grave crise. É essa a realidade de agora e de amanhã que o candidato precisa ser sincero para mostrar análises e projetos direcionados a uma melhor saída, a fim de conquistar o eleitorado.

O resto é hipocrisia eleitoral…

REGIMENTO

Segundo o Regimento Interno do Legislativo, suplente não assume o lugar do titular em afastamento por decisão judicial, como é o caso de Augusto Bezerra e Paulinho.

Dar-se-á apenas por licença acima de 120 dias, cassação, ou para assumir cargos.

SEM PRAZO

O desembargador Roberto Porto informou que afastamento judicial não tem prazo fixo. Dura enquanto o procedimento não for concluído.

A questão do suplente assumir ou não deve ser vista pelo Regimento Interno.

CAMPANHA

A partir de hoje tem início a campanha eleitoral, com tudo que os candidatos têm direito: carros de som, santinhos, cartazes e comícios.

São apenas 45 dias [e é muito] de agitação à cata de eleitores.

BAIXARIA

Um eleitor bem articulado disse sábado que não votará em candidato que baixar o nível da campanha ou que buscar no passado motivos para ‘iludir o povo’.

– Meu voto é de quem mostrar capacidade de administrar na crise atual, disse.

NAS REDES

O grupo de apoio a Edvaldo Nogueira tem mais frequência nas redes sociais, ao lado de Valadares Filho, na disputa pela Prefeitura de Aracaju.

Os demais candidatos ainda estão em silêncio.

BRASÍLIA

O prefeito João Alves Filho (DEM), candidato à reeleição, está em Brasília para reunião com a Direção Nacional do partido. Trata sobre recursos de campanha.

A campanha de João vai às ruas na próxima semana.

‘GOLPISTAS’

A deputada Ana Lúcia (PT) esteve à frente do contra a presença do ‘ministro golpista da Educação, Mendonça Filho (DEM), em Sergipe.

‘Golpistas não são bem vindos’, dizia a faixa.

NÃO ENTENDE

Quem não entendeu a manifestação da CUT contra a vinda do ministro da Educação Mendonça Filho para trazer benefício para o HU, foi o sargento Edgard.

Acha que estão frustrados porque Dilma deixou quatro anos a obra parada?

E TEMER

A sorte do candidato Edvaldo Nogueira, do PCdoB, PMDB e PT, é Michel Temer não vir a Sergipe neste período de campanha. Certamente haveria a mesma manifestação.

E viriam o ‘Fora Temer’ e o insulto de ‘golpistas’ que atinge o PMDB.

BELIVALDO

O vice-governador Belivaldo Chagas aterrissou ontem no PMDB, numa festa que já poderia ter ocorrido há alguns meses e que ele próprio segurou.

Belivaldo suportou turbulência por um bom tempo.

PIRAMBU

Prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC) desmente impedimento para disputar reeleição e já está com registro em mãos. A notícia foi divulgada nas redes.

A informação surgiu em um site da região.

MACHADO

O vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) participou ontem da procissão em Poço Redondo. Sinal de que está se mexendo bem politicamente.

Machado provavelmente pensa em 2018.

FÁBIO

A oposição em Socorro acha que prefeito Fábio Henrique (PDT) ganhando ou perdendo o pleito pode comprometer sua força política nessa região da grande Aracaju.

– Principalmente se Zé Franco for eleito e quiser lhe dar o troco.

VENDAS

O presidente do PPS, Clovis Silveira, admite que quem pensa resolver algum problema vendendo voto, ‘tire o cavalinho da chuva que esse ano não tem dinheiro!’

Não é o que imagina alguns cabos eleitorais…

ÀS COMPRAS

É verdade que os candidatos não vão sair às compras para ‘fechar currais eleitorais’, mas não vão ficar parados esperando ser o escolhido do eleitor.

Tem candidato que já montou boa estratégia de compra de votos.

COM TEMER

O líder do Governo na Câmara, deputado André Moura (PSC), teve conversa com o presidente Michel Temer (PMDB) ontem à noite no Planalto.

Terá novo encontro hoje com o presidente através do Núcleo Estratégico.

RECONHECE

André Moura reconhece que depois das eleições haverá mudanças em relação a filiações partidárias. Eduardo Amorim está a caminho do PSDB.

André vai para um partido mais robusto, mas não se decidiu.

DETALHE

Pelo andar da carruagem, o senador Valadares (PSB), mesmo que tenha declarado que não participa da reeleição, é um nome para disputar a reeleição pelo bloco.

Lógico, que não dá para antecipar nada… ainda!

Notas

Desespero – É impressionante como nossos adversários insistem em não debater Aracaju. Isso demonstra certo desespero, pois estão percebendo que os aracajuanos não aguentam mais esse tipo de política. A cada declaração que não diz respeito ao futuro da cidade a resposta será o programa de governo.

0x0

Pistolas – A Polícia Militar de Sergipe mostra hoje 500 pistolas de marca Taurus, modelo PT 100 e calibre .40, doadas pela Polícia Militar de São Paulo. A ação resulta de uma parceria firmada entre os Governos do Estado de São Paulo e Sergipe. O reforço na carga bélica da polícia resulta em melhores condições de trabalho.

0x0

Piscadela – O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), esteve ontem com o governador Jackson Barreto (PMDB) na Universidade Federal de Sergipe e com o senador Eduardo Amorim (PSC) no Hospital Universitário. Amorim sentiu-se mais prestigiado pela ‘piscadela’ que o ministro lhe deu após discurso no hospital.

0x0

Dirceu – Agentes do Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, localizaram carregadores de telefone celular e pen drives na cela do ex-ministro José Dirceu e do ex-deputado federal Luiz Argôlo, réus condenados na Lava-Jato. No pen drive apenas músicas e filmes. Nada além…

0x0

Carta – A presidenta afastada Dilma Rousseff divulga hoje carta à população propondo a realização de plebiscito sobre a convocação de eleições presidenciais antecipadas. O documento será um dos últimos posicionamentos da presidente antes do julgamento final do processo de impeachment.

0x0

Greve – Empregados da BR Distribuidora iniciaram ontem greve de cinco dias contra a possibilidade de privatização de parte da empresa. Com uma rede de 7,5 mil postos, a paralisação das atividades, ainda que parcial, poderá afetar o abastecimento de combustíveis, segundo o sindicato da classe.

Conversando

Atenção – Eliane Aquino diz que ‘nosso compromisso é trabalhar para todos, mas daremos atenção a quem mais precisa! Atendimento humanizado e socialmente justo!’

Violência – Capitão Samuel pergunta: “como vamos ter eleições seguras com esse nível de violência em Sergipe. Estamos beirando o caos!”

Preocupa – Valadares (PSB) diz que a candidatura de Valadares Filho pelo seu caráter de independência e renovação preocupa e deixa aperreados o governo e seus aliados.

Diálogo – Edvaldo Nogueira diz que “com Eliane Aquino, Jackson Barreto e aliados vamos iniciar uma nova etapa de diálogo com a sociedade”.

Clientes – Planos de saúde voltam a perder clientes. Desde junho de 2015 já saíram 1,77 milhão de pessoas, diz a Agência Nacional de Saúde.

Menores – Estranho, menores de 18 anos não devem exercer atividades de campanha eleitoral, mas podem votar. Isso não dá para entender.

Jatinho – Jackson Barreto disse ontem, em entrevista, que é o único governador que não chega de Brasília de jatinho privativo.

Faixas – Georlize Oliveira diz que faixas exclusivas geram ganho de 20 a 30 minutos no itinerário dos transportes coletivos.

Destaca – Reitor cobra defesa da sociedade pela universidade pública brasileira. Destaca bom trabalho da bancada de Sergipe em favor da UFS.