Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Gestores conhecem detalhes do Índice de Efetividade da Gestão ( Cleverton Ribeiro)

_______________tcetcetce

O “I Fórum Gestão Transparente” foi encerrado na tarde desta quarta-feira, 17, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). O evento contou com duas palestras sobre o questionário aplicado para medir o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

A primeira das apresentações foi ministrada pela Cristiane Prates, diretora de controle externo dos municípios do TCE de Minas Gerais (TCE/MG). Cristiane explicou aos gestores presentes como se deu a aplicação do questionário do IEGM em Minas Gerais – em seu terceiro ano de experiência – e qual o objetivo da ação.

“A metodologia do IEGM foi criada em São Paulo e Minas também adotou. Atualmente, o Instituto Rui Barbosa (IRB) está levando o questionário pra todos os Tribunais de Contas que fiscalizam municípios, hoje são 22 Tribunais participando”, contou.

Cristiane enumerou as 7 dimensões avaliadas pelo índice: educação, saúde, planejamento, meio ambiente, gestão fiscal, cidades protegidas e governança de TI. O objetivo é ter um índice que mede a efetividade da gestão pública em cada um dos municípios do Brasil, esta avaliação será divulgada em um evento do IRB, após as eleições municipais.

Wagner Silva, integrante do Núcleo de Assessoria Estratégica do TCE/SE, expôs em sua apresentação o interesse pedagógico e cidadão do Tribunal de Contas de Sergipe em buscar a adesão de todos os municípios sergipanos na ação do IRB.

“Queremos fomentar, por meio dessa ação e de mais ações de transparência, o controle social e o exercício da cidadania. Todos os nossos focos estratégicos são movidos a atender à sociedade e levar benefícios aos cidadãos. Esse questionário tem o potencial de auxiliar muito no aperfeiçoamento da administração pública”, concluiu.

Fonte TCE

Leia também