18/08/16 - 00:01:11

O DIA SEGUINTE

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O comentarista político Ruy Fabiano trata de tema já exposto aqui na coluna diz que PT já dá o impeachment como fato consumado. Planeja e discute agora, internamente, o seu day after, o rescaldo dos escombros. É verdade. O desafio é sobreviver, eleitoral e judicialmente. Dilma está perdida, mas o partido ainda crê na mística de Lula, na possibilidade de transformar sua iminente prisão num grande happening político, que mobilize a militância residual, os movimentos sociais e o transmute de prisioneiro comum em perseguido político.

Com ele, pretendem fazer do limão da derrota a limonada da revanche. Não se deve subestimá-los: de propaganda, os petistas entendem. Forjaram-se nela e com ela chegaram ao poder, convencendo a muita gente de que promoveram a redenção social do país, não obstante terem deixado em seu rastro um vasto contingente de 12 milhões de desempregados, as contas públicas em ruínas e os cárceres de Curitiba superlotados.

Detalhes, nada que um bom roteiro não possa alterar, numa edição cuidadosa, que explore e vitimize as expressões dramáticas do ocaso de Lula e Dilma e transfigure seus oponentes em carrascos.

Aposta-se, sobretudo, nas dificuldades do governo Temer de proporcionar a curto prazo resultados que sejam sentidos no bolso da população. Essa aposta, ao menos, faz sentido. A crise, nesta primeira etapa, como o próprio Temer já avisou, oferecerá remédios amargos e impopulares – e resultados lentos.

Antes de melhorar, o país pode até piorar, dado o espectro político de que dispõe, em grande parte ex-parceiros da era petista. O PT, com sua propaganda, quer convencer o público que a culpa de tudo não é de sua passagem pelo governo, mas de sua saída. Aposta, mais uma vez, na burrice da população.

TELEFONEMA

Através de telefonema, um deputado do PT disse [em off] que a aliança com o PMDB em Sergipe, não é para a legenda “aplaudir Temer e seus ministros golpistas”.

– O PT manterá suas manifestações contra o golpe, reafirmou.

SEMPRE CLARAS

O parlamentar petista disse ainda que o apoio ao fechar uma aliança em que se inclui o PMDB, “não quer dizer que o PT é aliado do partidos que apóiam Temer”.

– Continuaremos contra o impeachment e vamos à luta, encerrou.

MUITA FRIA

Apesar do período curto de campanha, os candidatos ainda estão nas preliminares, com a impressão de santinhos e cartazes de campanha.

Será uma campanha sem entusiasmo popular.

PESQUISAS

Entre segunda ou terça-feira a TV Sergipe vai publicar a primeira pesquisa da disputa pela Prefeitura de Aracaju. A próxima só em setembro.

Dia 29 já está programado um debate entre os candidatos.

ESPONTÂNEO

Um dos coordenadores de campanha do candidato Valadares Filho (PSB) se mostra animado com a receptividade do eleitorado com a candidatura do deputado a prefeito.

Reconhece que a campanha só esquenta na próxima semana.

ELEITORADO

Políticos com mandatos ou a busca de um sentem que o eleitor está decepcionado com as eleições e desconfiados com os candidatos.

Percebem que os nomes continuam os mesmos e os problemas também.

CAPELA

O lançamento de Astrogildo da Farmácia (PMN) sacode a cidade de Capela. Trata-se de um cara brincalhão, amigueiro e que jamais pensou em disputar o mandato.

Pesquisas realizadas no município assustaram a oposição.

ANDRÉ MOURA

O líder do Governo na Câmara, André Moura (PSC), considera o impeachment de Dilma Rousseff (PT) “um fato consumado”.

– Agora é só esperar acontecer a votação no Senado.

RECONHECE

Segundo André Moura, o presidente Temer reconhece as dificuldades de Estados das regiões Norte e Nordeste, mesmo com a renegociação da dívida.

O presidente vai analisar e estudar uma solução para eles.

MACHADO

José Carlos Machado (PSDB) esteve ontem com o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, ao lado do candidato a prefeito por Socorro, José Franco.

Conversaram sobre o PSDB em Sergipe.

COM O DEM

Machado e Zé Franco também estiveram em residência do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), na companhia do deputado José Carlos Aleluia (DEM).

– Seu empréstimo ao PSDB, já está se vencendo, brincou Rodrigo Maia.

JOÃO ALMEIDA

Na conversa com o ex-deputado João Almeida (PSDB) Machado e Zé Franco trataram da dificuldade financeira da campanha e solicitaram a participação do Partido.

– Todos reclamam da falta de recursos, mas faremos o possível, disse Almeida.

CAMINHO

Quanto ao caminho político que seguirá, José Carlos Machado diz que vai analisar e escolher aquele que tiver menos obstáculo a vencer.

Machado está viajando ao interior e acena para disputar vaga na Câmara Federal.

INTERNET

Não foi aprovada nenhuma proposta, nem no Senado, nem na Câmara dos Deputados, destinada a extinguir o 13º salário.

A falsa informação circulou na internet ontem.

VEREADORES

Nos cálculos de um militante do PT em Aracaju, a legenda deve reeleger apenas dois vereadores, que demonstram melhores condições eleitorais.

São eles: Emmanuel Nascimento e Iran Barbosa.

NÃO ROMPE

O senador suplente Ricardo Franco (DEM) nega qualquer rompimento com a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) e com o grupo.

Confirma que D. Maria vai votar na sessão do impeachment e retomar o mandato.

CONVERSA

Sobre isso, D. Maria e Ricardo tiveram uma conversa cordial, aberta, sem que houvesse qualquer tipo de desentendimento, até porque o mandato é dela.

Ricardo retoma às suas atividades empresariais.

CONVITE

O candidato a prefeito pelo PSB, Valadares Filho, esteve com Ricardo Franco e lhe fez convite para filiar-se ao partido, com vistas a 2018.

Ricardo recusou e lhe disse que não tinha motivos para deixar o DEM.

Notas

Nepotismo – A 1ª Turma do TRF1 decidiu que as nomeações para cargos em comissão e designações para o exercício de funções comissionadas de servidores titulares de cargos efetivos providos por meio de concurso público não configuram nepotismo. Isso será muito bem aproveitado por ministros e secretários de Estado.

0x0

Cartilha – Para amplificar os argumentos apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante das acusações de corrupção ao petista, o Diretório Nacional do PT elaborou uma cartilha intitulada A Caçada Judicial ao ex-presidente Lula, em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e francês.

0x0

Contas – O deputado estadual Capitão Samuel comemora ato do Supremo Tribunal Federal (STF). que restabelece o ‘poder sobre rejeição das contas públicas ao povo’. Justifica dizendo que as Câmaras de Vereadores e Assembléias ‘são as casas do povo’. Quem não gostou da decisão foram os TCEs.

0x0

Comitês – Dois candidatos a prefeito de Aracaju – Valadares Filho (PSB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB) – inauguram seus comitês eleitorais amanhã, mesmo que lá não compareçam. João Alves Filho (DEM), candidato à reeleição, retornou a Aracaju ontem e hoje é que analisa todo seu material de campanha.

0x0

Militância – PT pretende convocar sua militância para ficar em frente do Congresso no próximo dia 29, quando a presidente afastada Dilma Rousseff vai ao Senado fazer sua própria defesa no julgamento do impeachment. O mesmo aconteceu quando ela deixou o Palácio do Planalto, no dia 12 de maio, após a aprovação de seu afastamento.

0x0

Suspende – A Segunda Turma do STJ, por unanimidade, rejeitou recurso em mandado de segurança ajuizado pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) contra decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que suspendeu o pagamento de auxílio-moradia para magistrados casados entre si.

Conversando

Acesso – Edvaldo Nogueira (PCdoB) fala que é cada vez mais importante uma política de acessibilidade. ‘E nós estamos compromissados com isso’.

Vida – Clovis Silveira (PPS) vê que existe gente que está tão ocupado olhando para a vida dos outros que não tem tempo de melhorar a dele mesmo!

Ao lado – Rogério Carvalho (PT) acompanha o governador Jackson Barreto (PMDB) na inauguração de novo prédio do Ipesaúde, em Itabaiana.

Polícia – Diz Capitão Samuel: Quem está parando a Polícia é a falta de pagamento das faturas das locadoras. Assim caminha a segurança em Sergipe.

Abismo – Sargento Edgard diz que um país que não investe em educação pública, nunca sairá do abismo. O Brasil está perdendo a chance de se tornar um país forte.

Turismo – Valadares Filho (PSB) esteve com empresários do turismo e ouviu propostas para melhorar o setor em Aracaju.

O melhor – Jackson Barreto diz em Itabaiana que entre os planos de saúde existentes nos Estados, o Ipesaúde ainda é o melhor.

Bêbados – O ministro do Supremo, Gilmar Mendes, disse ontem que a “Lei da Ficha Limpa parece ter sido feita por bêbados”.

Ilícitos – Dilma não aproveitou o tempo afastada para rever conceitos, reconhecer erros, mostrar equívocos na dependência de grupos e proteger ilícitos.