Aracaju, 29 de março de 2024

PROCON DE ARACAJU REALIZA OPERAÇÃO “COMPRE BEM”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
ProconAjuCompreBem

Irregularidades já foram encontradas em loja de uma rede de supermercados

A coordenação de fiscalização do Procon/Aju iniciou na última segunda-feira, 10/08, a Operação Compre Bem, que vai vistoriar os supermercados de Aracaju sem previsão de término. O objetivo é verificar se os estabelecimentos estão oferecendo o Código de Defesa do Consumidor visível aos clientes, se há a precificação correta dos produtos, além de coibir a prática da duplicidade de preços, averiguando ainda a validade dos produtos e outras possíveis irregularidades.

Na primeira fase desta operação, em uma loja de uma rede de supermercados foidetectada a prática da duplicidade de preços e a ausência de precificação em alguns produtos expostos nas prateleiras, gerando uma multa. No mesmo local, os fiscais também detectaram a ausência de sinalização que indique onde o consumidorpode encontrar os leitores de preço. Segundo o coordenador de fiscalização do Procon/Aju, Francisco Costa, a rede deverá disponibilizar os cartazes indicativos com prazo de cinco dias. O preço da multa varia de acordo com o faturamento do estabelecimento penalizado e os autos de infração estão em grau de recurso.  A defesa da rede deve ser feita em até dez dias e resolver os problemas em cinco dias.

O coordenador lembra ainda sobre outros aspectos que estão sendo priorizados nesta operação que também tem parceria com a Vigilância Sanitária. “Também estamos verificando se os supermercados possuem o telefone do Procon/Aju nos caixas, o asseio do local, se possui banheiros e bebedouros disponíveis para os consumidores,  se há alvará de funcionamento, licença sanitária, alvará do Corpo de Bombeiros entre outras exigências”, explica.

Até o momento já foram aplicados 2 autos de infração, que é um procedimento administrativo realizado pela fiscalização no caso de constatação de infração à legislação, eum auto de constatação, que é quando o auto de suspensão ou o compromisso de anuência corretiva é descumprido.

As ações da operação continuarão sendo realizadas semanalmente.

Por: Rodrigo Alves- Assessoria de Comunicação do Procon/Aju.

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também