19/08/16 - 00:01:26

UM TRABALHO HONESTO

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

A olho nu, a campanha municipal deste ano será pobre. Muito pobre. A grana está rala e quem imaginava fazer ‘puxadinhos’ ou pagar contas em atraso, terá que se virar de outra forma. Além dos cofres vazios, o eleitorado está triste. Os candidatos também.

Eleição sempre foi fonte de renda para eleitores viciados na venda de votos.

Por ironia, a crise econômica pelo menos serviu para inibir o comércio eleitoral.

Há riscos de desistências de candidaturas. Exatamente por falta de condições de parte deles em chegar até o final. Os partidos políticos, através dos seus fundos partidários, seguram o máximo esse dinheiro para financiarem aqueles que têm maior proximidade com as direções nacionais e que se tornam prioridades para e legenda.

Em Sergipe o pleito ainda não empolga. O eleitorado, infelizmente, passou a avaliar os políticos nivelando todos por baixo. Principalmente após a operação Lava Jato, que pôs a nu o clima de corrupção que fascina e envolve políticos, através do propinoduto montado por grandes empresas.

Também há um fato que provoca esse descaso do eleitor para com o político. É que passa a impressão que o cidadão com mandato trabalha para ele, amigos e familiares, enquanto aqueles que lhe deram o mandato passam a ser vítima de falcatruas e não têm a menor importância no contexto que o fez escolher aquele que imaginou sério. O povo já não é tão bobo e passou a observar o comportamento de políticos que só olham para ele em período de eleição.

O momento é de mudança, principalmente no aspecto moral. É bom que o político se sinta um representante do povo, para que se mantenha atuando. Principalmente trabalhando para que haja retorno de sua atuação para uma sociedade eternamente enganada.

RENÚNCIA

Prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva (PRB), pode renunciar ao mandato antes do seu final, caso não encontre viabilidade financeira para administrá-la.

Heleno está com seu estado de saúde comprometido…

MINISTÉRIO

Heleno Silva quer passar ao Ministério Público do município a responsabilidade pelo gerenciamento dos recursos da Prefeitura, para que o MPE tente sanar as dívidas.

Mas, junto com o secretário das finanças do município.

REUNIÃO

Hoje pela manhã, em Aracaju, o prefeito Heleno Silva terá reunião com a secretária da Saúde, Maria da Conceição, e vai pedir ‘força do Estado para o Hospital de Canindé.

Avisa: sem a ajuda do Estado o hospital vai fechar.

DIFICULDADE

Candidatos a prefeito e a vereador, em todos os municípios de Sergipe, não têm a menor condição de levar uma campanha minimamente bem organizada.

As previsões são de desistências de candidaturas até setembro.

PARTIDOS

Segundo revelação de um candidato a prefeito de Aracaju, com a dificuldade financeira, somente os partidos estão os candidatos com poucos recursos.

– Não haverá doações nem de empresas, nem de pessoas físicas.

E TEM MAIS

A mesma fonte acrescento que o candidato a prefeito ou a vereador que não tiver certa influência dentro de suas legendas, não fará campanha.

– Nunca se viu uma situação dessas, disse.

FUNDO

A primeira parcela do Fundo de Participação Estadual e Municipal (FPE e FPM) deu uma aliviada na primeira parcela, mas a expectativa é de queda na segunda.

Ela é depositada será depositada amanhã.

COM FHC

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu ontem o ex-senador Albano Franco, em sua residência em Brasília. Os dois conversaram longamente.

FHC disse que está querendo ajudar ao presidente Temer e ao partido.

JEREISSATI

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) chegou um pouco mais tarde e participou da conversa entre Albano e FHC. Relatou a conversa entre senadores tucanos e Temer.

Considerou que foi ‘boa e positiva’.

DNOCS

Henilton Ribeiro é o novo diretor regional do Dnocs em Sergipe. Sua nomeação saiu ontem no Diário Oficial da União, por indicação do senador Valadares (PSB).

O trabalho de combate à seca será feito pelo órgão.

BEM FRIA

Nas cidades do interior a campanha a prefeito e vereador está de ‘morna para fria’ e os candidatos esperam uma melhora na reta final, a partir de setembro,

Esse ano, com certeza, não haverá boca de urna.

CONVERSA

O senador suplente Ricardo Franco (DEM) despediu-se ontem do Senado. Antes teve uma conversa com a titular, senador Maria do Carmo Alves (DEM).

Disse-lhe que deixar o mandato duas vezes atrapalharia a continuidade do trabalho.

ENTENDEU

Segundo Ricardo Franco, a senadora Maria do Carmo entendeu e deve reassumir seu mandato, sem que haja qualquer mal estar.

– O nosso relacionamento não muda nada, porque somos aliados, disse.

MUDANÇA

Há certa expectativa no grupo que apoia a candidatura de Valadares Filho a prefeito de Aracaju, de que o prefeito Fábio Henrique (PDT) permaneça onde está para 2018.

Isso pode acontecer se Fabio perder as eleições em Socorro.

JOÃO ALVES

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), candidato à reeleição, fará reunião hoje com a coordenação de campanha e os candidatos a vereador do seu grupo.

Na próxima semana é que o bloco vai às ruas.

ENTUSIASMO

O vereador Jailton Santana (PSDB), candidato a vice na chapa de João Alves, tem visitado eleitores para comunicar que decidiu participar da chapa majoritária.

Sente boa repercussão e se declara ‘entusiasmado’.

OPERANDO

Contrariando qualquer informação sobre falta de dinheiro, um vereador diz em off que tem candidato operando ($$$) bem nos bairros de Aracaju.

– O sistema é viciado e incontrolável, disse.

2º TURNO

O mesmo vereador está convencido de que haverá segundo turno em razão do número de candidatos e porque “há pouco tempo para mudar a estrutura montada”.

Para o vereador, o segundo turno ‘pode surpreender’.

Notas

Ponte – O presidente da Alese, Garibalde Mendonça (PMDB), apresentou indicação em que, solicita ao Governo do Estado, com cópia para a Seinfra, a construção da ponte que liga o povoado Cardoso, em São Cristóvão, ao povoado Lavandeira, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro.

0x0

Não ofende – O presidente regional do PPS, Clóvis Silveira, denuncia nas redes que candidatos de um partido desistem do candidato da legenda, para apoiar um outro de sigla adversária. Clóvis pergunta: ‘qual o milagre desse bendito candidato?’ E diz que o ‘Ministério Público Estadual (MPE) observar não ofende!’

0x0

Campanha – Ainda meio tímida, a campanha movimenta poucos bairros de Aracaju. Ontem Edvaldo Nogueira e Eliane Aquino voltaram a fazer caminhada juntos e Valadares Filho foi ao Bugio, onde fez carreata e um rápido conceito. Hoje os dois vão inaugurar os comitês centrais de campanha.

0x0

Retrocesso – O presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Valdecir Pascoal, denominou como “retrocesso” o entendimento firmado pelo STF, com efeito já para o pleito de outubro, liberando para a disputa candidatos a prefeito com contas rejeitadas apenas por tribunais de contas estaduais.

0x0

Expulsão – A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) pode ser expulsa do partido em setembro, data marcada para reunião da executiva nacional. Segundo reportagem da rádio CBN, a parlamentar será expulsa tão logo seja concluído o processo de impeachment, que está em fase final no Senado e tem início previsto para dia 25.

0x0

Urnas – TSE informou que solucionou problemas encontrados no Teste Público de Segurança 2016 feito por grupo de investigadores nas urnas eletrônicas. As soluções foram verificadas pelos investigadores ontem. Entre as alterações está a melhoria nos sistemas para a votação de eleitores com deficiência visual.

Conversando

Caras – Clovis Silveira diz que sã os mesmos candidatos, as mesmas caras, os mesmos defeitos, mudam de legenda e as cores do partido, para enganarem o povo ingênuo!

Carreata – O candidato do PSB à Prefeitura, Valadares Filho, realizou ontem sua primeira carreata em Aracaju, nas ruas do Bugio.

Transparência – Bom que o TCE-SE obtenha o compromisso de 32 municípios para adequação à lei da transparência. Inclusive o próprio TCE.

Campanha – O Partido dos Trabalhadores está produzindo campanha de rádio e TV que poderá ser usada pelas campanhas municipais.

Desiste – Alguns candidatos a vereador estão desistindo de disputar as eleições municipais porque sentem que não têm a mínima chance de vencê-las.

Campanha – O prefeito João Alves Filho (DEM) vai colocar sua campanha nas ruas já na próxima semana. O material já está sendo impresso.

Brasília – O deputado federal André Moura (PSC) ficará em Brasília por mais tempo e só virá com maior freqüência no período mais próximo à campanha.

Veja essa – Eduardo Cunha (PMDB-RJ) pediu ao Supremo Tribunal Federal para voltar a exercer o mandato de deputado federal.

Invalidez – Temer realmente está reduzindo direitos trabalhistas históricos. Pagar a menos aos aposentados por invalidez é impiedoso