19/08/16 - 13:49:46

ITPS SE REÚNE COM INMETRO E MDIC EM BUSCA DE SOLUÇÕES

As dificuldades enfrentadas pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Órgão Delegado do Inmetro no Estado, devido ao contingenciamento de recursos vindos do Governo Federal, foram apresentadas pelo Diretor-Presidente, Léo Araújo, ao presidente do Inmetro, Carlos Azevedo. O encontro aconteceu em Brasília com a presença de representantes de outros 25 Órgãos Delegados, que também tiveram oportunidade de explanar os seus problemas. Os gestores dos Institutos de Pesos e Medidas de todo o país também se reuniram com o Ministro Marcos Pereira, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), para pedir apoio na liberação das verbas para a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Industrial do Inmetro (RBMLQ-I).

“Na reunião com o presidente do Inmetro, cada órgão apresentou as suas demandas, sua situação financeira e técnica, e também suas possibilidades de investimento e crescimento. Depois levamos ao Ministro Marcos Pereira as nossas deliberações e ele se comprometeu em trabalhar junto ao Governo Federal para que ainda este ano haja uma medida que solucione a situação de custos de todos os Órgãos Delegados”, detalhou  Léo Araújo.

O Ministro Marcos Pereira afirmou aos representantes dos Institutos de Pesos e Medidas (IPEMs) que está empenhado na liberação dos recursos contingenciados do Inmetro e demonstrou preocupação com a situação, que além de prejudicar a rede de fiscalização, não contribui para o ajuste fiscal. “Pelo contrário, o resultado sobre as contas públicas é exatamente o inverso, dado que o contingenciamento dessas despesas gera um impacto negativo sobre as arrecadações”, assinalou Marcos Pereira. Na audiência, o ministro informou que já levou o assunto ao Ministério do Planejamento e ao presidente Michel Temer.

Avaliação

O encontro em Brasília foi o primeiro da gestão de Carlos Azevedo envolvendo todos os representantes dos Institutos de Pesos e Medidas do país. “Tivemos um contato mais próximo com o presidente Carlos Azevedo. Ele se propôs a ouvir a situação de cada um dos Órgãos Delegados, o que nos trouxe muita satisfação, já que há vários anos nenhum presidente dava tal atenção à rede. Esse tratamento especial vai garantir que possamos continuar mantendo os trabalhos junto ao Governo Federal e à população”, avaliou Léo Araújo.

O empenho do presidente Carlos Azevedo e do Ministro Marcos Pereira trouxe boas expectativas. “Volto para Sergipe com a certeza de que muita coisa vai melhorar e de que haverá uma retomada do Inmetro e dos Órgãos Delegados quanto à sua responsabilidade com a população e com os Governos Federal e Estadual, além dos Municipais”, finalizou o diretor-presidente do ITPS.

Fórum

A atuação do Fórum Nacional dos Dirigentes dos Órgãos Delegados também esteve na pauta das reuniões. Ficou acordado que um representante do Fórum poderá participar das decisões técnicas e financeiras do Inmetro, servindo de porta-voz dos Órgãos Delegados de todo o país. O Fórum foi criado recentemente e tem como objetivo principal encaminhar as necessidades dos  Órgãos Delegados ao Inmetro e ao MDIC.

Ascom ITPS com informações do MDIC