19/08/16 - 13:00:05

Especialista orienta como se preparar para a realização da prova do Enem (Foto ascom)

O sonho de milhares de jovens é ingressar em uma universidade e fazer o curso dos sonhos, no entanto, com o difícil acesso a uma educação de qualidade e a falta de oportunidade de uma parcela da população, eram fatores que dificultavam a realização dessa tão almejada formação no ensino superior. O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) trouxe não só para a juventude, mas para todos que querem ter acesso à formação superior, uma possibilidade de realizar esse objetivo.

O que pode se tornar um obstáculo para quem vai fazer a prova é a conhecida ansiedade e nervosismo antes e na hora de responder. Tem aqueles que perdem o sono, sofrem de dor de cabeça, choram, tem dor de barriga ou que simplesmente se sentem paralisados diante do papel em branco.

Para que aqueles que sofrem com esse problema possam aprender a lidar com essas questões, a psicóloga Lívia Vieira orienta sobre quais procedimentos tomar para tornar esse momento mais tranquilo. É fundamental que o ambiente de estudo seja arejado, com uma iluminação adequada, organizado e que não haja distrações no local. Assim como o local adequado para os estudos, é importante estabelecer métodos de estudo.

“Ter horários determinados para a pausa nos estudos é importante. O sistema neuronal precisa de pausas para melhor assimilação. A cada hora que se passa, programar o despertador para uma sessão curta de 2 a 5 minutos de relaxamento, para uma pequena caminhada; procurar se alimentar de forma saudável num intervalo de 3 em 3 horas, procurar dormir, se possível, num tempo contínuo de 8 horas.”, explica.

Lívia acrescenta que entre as causas do nervosismo podem ser identificados a falta de planejamento, o excesso de cobrança dos familiares, dos amigos, a cobrança pessoal, o estudo excessivo, o descanso insuficiente e a alimentação deficitária. Para aliviar os níveis de estresse e ansiedade a psicóloga indica que o candidato reserve um momento de descanso e lazer nos meses anteriores.

“É importante tirar um dia para o lazer (passeio, cinema, praia, conversar com alguém querido), ser consciente do próprio limite procurando priorizar, nesta fase, a resolução de exercícios e controle do tempo.”, orienta.

D COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA