Aracaju, 14 de maio de 2024
Search

Casa Bom Samaritano será gerenciada pelo Centro Raio de Sol (Foto SES)

217a2540bed57f52713d72fcba6bffdb

Bom Samaritano é uma entidade que oferece assistência social e religiosa às pessoas que convivem com HIV/Aids

Atendendo a um pedido do Ministério Público Estadual, as Secretarias de Estado da Saúde (SES), da Mulher, da Inclusão e Assistência Social, do trabalho, dos Direitos Humanos e Juventude (Seidh), Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) e da Família e da Assistência Social (Semfas) continuarão dando suporte à Casa de Apoio Bom Samaritano, que, após um convite da SES, será gerenciada pelo Centro de Integração Raio de Sol.

A Casa de Apoio Bom Samaritano é uma entidade que oferece assistência social e religiosa às pessoas que convivem com HIV/Aids e não têm família ou foram rejeitadas pela sociedade, além daquelas que vivem em situação de pobreza. O espaço tem capacidade para atender 12 pessoas, mas, atualmente, assiste a quatro. É um local composto por cuidadores e técnicos de enfermagem, segundo explica Almir Santana, gerente do Programa Estadual de IST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde. A Bom Samaritano também realiza algumas atividades de Terapia Ocupacional, lazer e passeios, com o objetivo trazer os assistidos ao convívio social e familiar.

“Vai ser celebrado um convênio entre SES, e parcerias com os demais órgãos vão continuar. A Casa de Apoio Bom Samaritano é fundamental. Apesar de tanta luta contra o preconceito, ainda observamos situações de discriminação. E ela tem esse papel especial de acolher as pessoas vivendo com HIV/Aids”, ressalta Almir Santana.

O Centro de Integração Raio de Sol já trabalha com cinco residências, grupos vulneráveis e atividades com pessoas com deficiência, de acordo com a gerente geral Carolina Carvalho. “Agora, assumiremos esse novo desafio de atuar com pessoas com HIV/Aids, dando continuidade ao belo trabalho que a Igreja Católica desenvolvia, através da Cáritas. Abraçamos com muita alegria essa causa tão importante e contamos com o apoio do médico Almir Santana, da SES e demais órgãos do Estado e município”.

Fonte SES

 

Leia também