Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

A APAE SERÁ CENTRO ESPECIALIZADO DE REABILITAÇÃO

Uma vasta programação promete marcar a semana de aniversário dos 48 anos da APAE – Associação de pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju, de 21 a 26  de agosto, mesmo período em que se comemora a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

As atividades serão desenvolvidas ao longo da semana em frente à Loja Colombo do Shopping Jardins, em Aracaju, com stand de demonstração das ações da entidade e o cofrinho solidário. Já na praça de eventos do Shopping Prêmio, em Nossa Senhora do Socorro, haverá apresentações culturais e artísticas, como o Coral BatucAPAE, nesta segunda, dia 22, às 16h e o grupo de capoeira na quinta-feira, dia 25, também às 16h, além da exposição de material de carpintaria produzido pelos assistidos e a venda de bancos de madeira.

Na sexta-feira, dia 26, a partir das 9h na sede da APAE, no Bairro Industrial, funcionários, voluntários, parceiros e assistidos, participarão do momento de confraternização onde será servido um café da manhã, bolo de aniversário e a apresentação da cantora Adaniele de Maik.

Além de celebrar os seus 48 anos, marcados, muitas vezes, por momentos extremamente difíceis, a APAE de Aracaju se prepara para uma mudança significativa em sua estrutura que será um divisor de águas na história da entidade. É que, em breve, a instituição será transformada em CENTRO ESPECIALIZADO DE REABILITAÇÃO para pessoa com deficiência intelectual e física (CER II) atendendo não só aos seus assistidos, como também a pacientes externos, agora em maior quantidade.

Esse novo momento é fruto de um convênio entre a entidade e o Ministério da Saúde, que já solicitou à APAE  as adequações necessárias a fim de atender aos requisitos exigidos pelo Órgão Federal, como a ampliação do setor de fisioterapia e a contratação de outros especialistas, como neuropediatra, fisiatra, psiquiatra, ortopedista, para compor a nova equipe multidisciplinar.

O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), fará o custeio mensal no valor de R$ 140 mil para manutenção dos serviços como, a reabilitação física e intelectual  de crianças, adolescentes e agora, também, de adultos.

Segundo o presidente da APAE de Aracaju, Max Guimarães, a instituição já está em processo de contratação para aumento do quadro de profissionais e a previsão é de que já iniciem atendimento daqui a 30 dias.  “Estamos ansiosos. Esse será um atendimento importantíssimo que ampliará a nossa oferta”, comemora.

Os serviços atenderão toda a população sergipana, sendo a APAE  responsável pelo atendimento das regionais de saúde de Nossa Senhora do Socorro,  Propriá, Lagarto, Estância, Itabaiana, e Nossa Senhora da Glória e o Centro Integrado Raio do Sol, que também foi habilitado pelo MS nos mesmos moldes da APAE, será responsável pela assistência na regional de Aracaju.

Da assessoria

Leia também