Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

PROJETO “NASCENTE DO SÃO FRANCISCO – O MP SALVANDO RIOS”

 

O Projeto do Ministério Público de Sergipe “Nascentes do São Francisco” avançou mais uma etapa e terá sua execução intensificada. No último dia 16, a Empresa GOS Florestal, vencedora da Licitação realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF e pela Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas Peixe Vivo, realizou um Seminário na Associação de Desenvolvimento Comunitário do Povoado Curituba, em Canindé de São Francisco, para dar início ao Projeto de Recuperação Hidroambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Curituba.

Após três anos de intensos desafios para a recuperação de vegetação no bioma da Caatinga feita por 46 famílias do Assentamento Mandacaru e pelo Município de Canindé de São Francisco, com o apoio da SEMARH, EMDAGRO, UFS, SERGIPETEC, SEDETEC, CODEVASF, CHESF, INCRA e ANA, uma nova fase terá início e recuperará mais 23 hectares de Áreas de Preservação Permanente – APP e Áreas de Reserva Legal – ARL, inclusive, com sistema de irrigação.

Durante o Seminário, foi apresentada toda a história do Projeto “Nascentes do São Francisco” na Bacia do Rio Curituba e a importância dos parceiros nessa empreitada até agora. Além disso, foi explicado às famílias assentadas quais intervenções serão realizadas a partir de agora e a participação fundamental delas na implementação.

Segundo o Coordenador do Serviço Florestal de Sergipe da SEMARH, Elísio Marinho, o Projeto é um marco para a recuperação de áreas degradadas de APP e ARL. “Nessa etapa serão utilizadas técnicas inovadoras para a recuperação das áreas através da educação ambiental”. A Professora Doutora do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Sergipe – UFS, Anabel Aparecida de Mello, conheceu o “Nascentes do São Francisco” no Seminário e disse que contribuirá com Ações de Manejo. “Foi uma experiência gratificante ver a mobilização dos assentados”, acrescentou.

A integrante do CBHSF, Rosa Cecília Lima, pontuou que o Projeto do MP é único e representa um avanço na recuperação dos recursos hidroambientais. “O Município de Canindé é contemplado por um Projeto pioneiro na região da Caatinga. E essa etapa de Recuperação Hidroambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Curituba será financiada com recursos da cobrança de uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco”.

A Promotora de Justiça e Diretora do Centro de Apoio Operacional do São Francisco e Nascentes, Dra. Allana Rachel Monteiro, externou sua alegria e satisfação em ver a realização dessa nova etapa.“A intensificação dos reflorestamentos em APPs e ARLs é uma demanda da comunidade encaminhada pelo MPSE, SEMARH e UFS, e atendida pelo Comitê do São Francisco. Portanto, só temos a agradecer a todos os parceiros, especialmente ao CBHSF e AGB”, frisou.

Com informações e fotos do Centro de Apoio Operacional do São Francisco e Nascentes

Coordenadoria de Comunicação

Ministério Público de Sergipe

Leia também