Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Interior em Rede fecha programação da V Semana de Justiça (Foto Bruno César)

IMG_6341

“Ele era violento mas quando a gente gosta é difícil romper o ciclo. Mas teve um momento que eu vi que não dava mais e decidi parar. Me separei, procurei um emprego e dei a volta por cima”. Esse foi o testemunho da vendedora Vânia Kley Cruz. Ex-vítima de violência doméstica, ela foi uma das mulheres que participaram na manhã desta sexta-feira, dia 19, do Interior em Rede, promovido pela Coordenadoria do Poder Judiciário de Sergipe em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro. O evento faz parte da programação do último dia da V Semana da Justiça Pela Paz em Casa e o município foi escolhido por ser a cidade com o maior índice de violência no Estado de Sergipe.

O encontro teve uma programação voltada para cuidar da mulher em diversos aspectos. Ao chegar no local, elas eram recebidas com a equipe do Senac que ficou responsável pelo embelezamento das participantes. A agente de serviços, Lívia Castillo, explicou que chegou cedo para ser uma das primeiras a arrumar os cabelos. “Eu aproveitei para escovar o cabelo”. Um serviço considerado primordial pela assistente social da Coordenadoria da Mulher, Shirley Amanda. “É preciso cuidar da autoestima dessas mulheres, para que mais fortes possam ter atitudes positivas na vida”. O evento também contou com palestras, apresentações teatrais e a presença do ônibus lilás, que trouxe auxílio jurídico e psicológico para mulheres.

O Interior em Rede reflete o objetivo da Coordenadoria da Mulher do TJSE de estabelecer um contato direto com a Rede de Combate à Violência Doméstica nas cidades do interior, e fortalecer essa estrutura como aconteceu no município de Nossa Senhora do Socorro, segundo nos explica o Secretário Municipal de Assistência Social, Elenilson Lima. “Essa parceria é muito importante para criação de ações que sirvam para conscientizar a mulher de seus direitos”.

A Juíza Coordenadora da Mulher, Isabela Sampaio, participou do evento explicando para mulheres as funções da Coordenadoria e o papel que toda rede tem para auxiliá-las.“Nós estamos iniciando essa aproximação com a rede do município para juntos fortalecermos essa luta contra a violência. Estamos demonstrando que estamos do lado dessas mulheres”, ressaltou.

No final da tarde de sexta-feira (19), o grupo de teatro Arte em Ação fará distribuição de material educativo sobre o enfrentamento à violência doméstica nas ruas do município de Nossa Senhora do Socorro.

Informações adicionais

Dircom TJSE

Leia também