23/08/16 - 07:39:35

Balanço dos Hospitais Regionais demonstra alta resolutividade (Foto ascom)

As unidades têm acolhido os pacientes do interior do estado, demonstrando resolutividade dos casos e evitando que a população do interior precise se deslocar para a capital em busca de assistência médica

A descentralização da saúde pública em Sergipe, em especial do atendimento de urgência e emergência, conta com o serviço prestado pelos Hospitais Regionais. De forma geral, as unidades têm acolhido os pacientes do interior do estado, demonstrando resolutividade dos casos e evitando que a população do interior precise se deslocar para a capital em busca de assistência médica.

O balanço do último final de semana, por exemplo, mostra que, no Hospital Regional São Vicente de Paula, em Propriá, foram 766 pacientes atendidos. Deste total, 364 foram direcionados para o setor Clínica Médica, 157 na Pediatria, 90 na Ortopedia e 43 na Ginecologia. “A unidade recebeu, ainda, 78 pessoas na Clínica Cirúrgica, realizando nove cirurgias eletivas, seis de urgência, sete internamentos clínicos, além de 11 partos e uma curetagem na maternidade”, informa a superintendente Ana Raquel.

Em Estância, no Hospital Regional Dr. Jessé Fontes de Andrade, foram 181 pacientes na sexta-feira, 169 no sábado e 165 no domingo, totalizando 515 assistências prestadas no Sul Sergipano. No período, foram concedidas 426 altas médicas, o que resulta numa taxa de resolutividade de 82,17%. Especificando por setor, o registro é de 262 atendimentos clínicos, 60 cirúrgicos e 106 pediátricos, além da realização de cinco cirurgias.

Glória e Socorro

Já no Alto Sertão do estado, o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória atendeu 423 pacientes na Clínica Médica, 100 na Pediatria e 29 na Obstetrícia, com nove partos, três curetagens e 17 avaliações em gestantes. “A unidade, que oferece assistência à população de nove municípios da região, contabiliza, também, dez internamentos e nove remoções, todos os casos de alta complexidade”, complementa a superintendente, Dejane Santana.

O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro, entre os dias 19 e 21 de agosto, recebeu 783 pacientes, um número que deixa claro o alto poder de resolutividade da unidade, que tem acolhido a população da região e evitado que ela recorra ao Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), em Aracaju.

“Todos os pacientes que procuraram atendimento médico no Pronto Socorro foram recebidos. Registramos 593 pessoas na Clínica Médica, 169 na Pediatria e 61 na Obstetrícia, além da realização de 15 partos e seis curetagens”, contabiliza o superintendente interino da unidade, Marcos Sarmento.

Fonte ASN