Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Campanha sem sal

Não será fácil apimentar a campanha eleitoral em Aracaju. Até agora, a disputa pela Prefeitura e Câmara de Vereadores se resume a alguns poucos desempregados, que estão ganhando um “trocadinho” para segurar bandeiras e distribuir “santinhos” de candidatos, além dos barulhentos carros de som. Alguns analistas políticos acreditam que a campanha continuará nesse ritmo até o fim, pois não há dinheiro para animar os cabos eleitorais, responsáveis pela compra de votos. A rigidez da lei eleitoral e a fiscalização desenvolvida pelo Ministério Público têm surtido efeitos positivos contra quem se aproveita deste período para lavar dinheiro, mas também contribuem para deixar a disputa sem sal. Pelo andar da carruagem, esta será a campanha mais insossa que Aracaju já teve.

Tá na briga

Para tristeza dos adversários de Manoel Messias Sukita (PTN), o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que ele está elegível, podendo disputar a Prefeitura de Japaratuba. Advogados da prefeiturável Lara Moura (PSC) garantem que Sukita terá a candidatura cassada por ter sido condenado pelo Tribunal de Contas da União. Esquecem que decisão recente do Supremo tornou sem serventia condenação de Tribunal de Contas.

Terra de ninguém

Moradores do bairro 17 de Março, na periferia de Aracaju, estão abandonando as casas com medo dos marginais. A Polícia nunca aparece na área, para alegria dos criminosos. Desassombrados, os bandidos praticam assaltos a qualquer hora e invadem as residências para furtar os poucos pertences dos moradores. A situação é tão grave que nem os mais destemidos candidatos aparecem no bairro 17 de Março para pedir votos. Cruz credo!

Conta gotas

A continuar essa grave crise financeira, qualquer hora dessas o governo vai suspender o pagamento da folha de pessoal. Depois de prometer pagar até hoje o restante do benefício dos aposentados referente a julho, a Secretaria da Fazenda anunciou um novo parcelamento. Agora só recebe nesta terça-feira (23) quem tem saldo de até R$ 1 mil. Os demais só verão a cor da grana no dia 27. Que miserê!

Boataria

A mais nova vítima da boataria é a defensora pública Emília Correia (PEN), candidata a uma cadeira na Câmara de Aracaju. Sem que nem mais, espalharam nas redes sociais que a moça havia desistido da empreitada política. Nem precisa dizer que, desde ontem, Emília perde tempo e saliva para desmentir a anunciada desistência. Uma maldade!

Fuga suspeita

E A Secretaria Estadual da Justiça precisa explicar como os 11 fugitivos da Penitenciária de São Cristóvão passaram pela cerca elétrica estendida sobre o muro. Será que, por causa da grave crise financeira, o Estado mandou desligar a energia? Mistéééério!

Campeão de processos

Nenhum preso da Penitenciária de São Cristóvão responde a mais processos do que o governador Jackson Barreto (PMDB). A grave acusação é senador Eduardo Amorim (PSC). Segundo ele, JB responde a 363 processos e já foi reprovado no quesito administração. Amorim acredita, inclusive, que o governador não concluirá o mandato, a exemplo do que aconteceu quando era prefeito de Aracaju e sofreu intervenção. Aff Maria!

Antes e depois

No período eleitoral

Candidato vira santo

Bota a cara em todo canto

Favela, sítio, hospital,

Tapera, escola, curral,

Velório, igreja, pensão,

Promete o céu e o chão

Jura descaradamente

Mas muda radicalmente

Quando acaba a eleição!

O cordel acima é do poeta Merlânio Maia.

Fora de forma

Sergipe está entre os estados brasileiros sem nenhum atleta medalhista nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As 51 medalhas do Brasil foram conquistadas por atletas de 13 estados, entre os quais os nordestinos Alagoas, Bahia e Paraíba. Esta é uma prova de como é capenga em Sergipe a política de incentivos aos esportes. Só Jesus na causa!

Debatendo custos

Custos invisíveis é o tema da palestra a ser proferida em Aracaju pelo empresário Rodrigo Ribas. Considerado um dos maiores nomes da gestão de Micro e Pequenas Empresas, o consultor foi convidado pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe. A palestra está marcada para as 12h, no Almoço com Negócios promovido pela entidade no Radisson Hotel, Praia de Atalaia. Prestigie!

Dois pesos

O diretório nacional do DEM fez doação de R$ 1 milhão para o prefeito de Salvador, ACM Neto, tocar a campanha de reeleição. Enquanto isso, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, ainda não recebeu um tostão furado do partido. Será que a cúpula do DEM não acredita na reeleição do velho filiado? Misericórdia!

Recorte de jornal

___________________1939

Publicado no aracajuano Folha da Manhã, em 31 de dezembro de 1939.

Resumo dos jornais

Leia também