Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Pesquisa trará parâmetros para a eleição em Aracaju!

A terça-feira (23) chega trazendo bastante expectativa junto ao eleitorado de Aracaju. A previsão é que a TV Sergipe, afiliada da Rede Globo em Sergipe, divulgue até o final do dia, o resultado da pesquisa encomendada ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) para a Prefeitura de Aracaju. A sondagem foi registrada sob o nº SE-09510/2016 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 602 eleitores entrevistados.

A coluna apurou que o nível de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A pesquisa eleitoral foi registrada na última quarta-feira (17). O IBOPE foi contratado por R$ 45.150,00, pela Rádio e Televisão de Sergipe LTDA/ TV Sergipe.

Não há como negar que a pesquisa, a primeira a ser realizada em Aracaju, no ano de 2016 de forma oficial, é aguardada com bastante expectativa. Diferente das eleições anteriores, desta vez a população está sem um parâmetro para avaliar quem vai bem ou não na disputa que está em andamento. Vai ser como critério de avaliação até para os candidatos a prefeito também. Como os números eles poderão analisar quem tem mais chances, que tem mais aceitação junto ao eleitorado e quem dificilmente logrará êxito.

A pesquisa IBOPE também pode representar uma espécie de “termômetro” para a Coligação do prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), que vai disputar a reeleição. Muito contestada pelos opositores, a gestão do democrata na Prefeitura Municipal automaticamente será avaliada e, a depender do resultado na pesquisa, poderá ou não servir de “combustível” para que ele coloque de vez o “bloco na rua”.

Nos bastidores fala-se muito em uma disputa acirrada entre os candidatos Valadares Filho (PSB) e Edvaldo Nogueira (PCdoB). Esta será uma oportunidade para se avaliar quem entrou em campanha melhor. A pesquisa também gera expectativa para os candidatos João Tarantella (PMN), Vera Lúcia (PSTU), Sônia Meire (PSOL) e Dr. Emerson Ferreira (REDE). Todo mundo quer saber como está posicionado.

Em síntese, a pesquisa IBOPE tanto pode confortar, como também poderá desestabilizar determinadas candidaturas. Pode, inclusive, estimular desistências e veremos gente trocando seus projetos políticos. Vai servir, inclusive, para aquecer um pouco a disputa eleitoral. No mais é aguardar os números e verificar o cenário político. Faltando pouco mais de um mês para a eleição, a pesquisa pode ter efetivo decisivo, tanto para o eleitor, quanto para quem almeja chegar à PMA..

Veja essa!

Na Barra dos Coqueiros temos um processo eleitoral interessante: neste momento o prefeito Airton Martins (PMDB) enfrenta seu atual vice, Caducha (PT). Eles estão rompidos, politicamente, desde 2013.

E essa!

O que chama a atenção é que o atual prefeito responde a um processo na Justiça onde o autor da denúncia é o vereador e seu candidato a vice, Alysson Souza (PSD). Em síntese, chapa é composta por processado e processante. Parece dupla sertaneja…

Sukita

O candidato a prefeito de Japaratuba voltou com tudo para o centro da mídia sergipana. Ontem se propagou a informação de que o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, derrubou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE), que em junho de 2013 tornou o ex-prefeito inelegível.

Dúvida

Por sua vez, há também a informação de que Sukita, ainda assim, se mantém inelegível por conta de duas decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), que julgou a rejeição de contas de Sukita quando prefeito de Capela.

Mitidieri

Durante a entrevista ao radialista George Magalhães, Sukita fez questão de agradecer ao deputado federal Fábio Mitidieri (PSD). “Fábio (Mitidieri) é um homem diferente! Nunca se afastou de mim, nem no momento mais terrível. Quem eu esperava que fosse me ajudar, me traiu”, disse.

Lagarto

Uma denúncia sobre a apresentação de documentos falsos para a comprovação de escolaridade, envolvendo um candidato a prefeito do município, movimentou o cenário político local, na noite dessa segunda-feira (22). Já existe um pedido de impugnação protocolado. Pelo visto, tem gente iniciando muito mal a campanha…

João Alves Filho

O prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), se reuniu na noite dessa segunda-feira (22) com os candidatos a vereador do PHS. Na oportunidade, o democrata anunciou que, na próxima segunda-feira (29) estará com sua campanha já nas ruas, visando a reeleição.

Padre Inaldo

Pastores de diversas denominações evangélicas de Socorro se reuniram para articular a criação de um comitê evangélico em torno da candidatura do Padre Inaldo (PCdoB), em Nossa Senhora do Socorro. Na ocasião, foi organizado um conselho composto por 12 pastores e líderes que irão coordenar as ações de campanha.

Emília Correa

A defensora pública e candidata à vereadora, Emília Correa (PEN), desmentiu os boatos que andam circulando nos bastidores da política de que teria desistido de disputar uma vaga na Câmara Municipal de Aracaju e aproveitou as redes sociais para postar um vídeo reafirmando sua candidatura.

Indignada

Para Emília Correa, o objetivo de quem espalhou a falsa notícia foi para prejudicar sua campanha, que vem crescendo a cada dia. “Política não é brincadeira não, inventam de tudo, por isso, tenham muito cuidado. Não desisti coisa nenhuma, minha campanha está nas ruas e muito forte. Confio muito em Deus, minha fé está em Deus e se Ele quiser vai me fazer vereadora e, se não for de sua vontade, ele não me fará. Não sou mulher de desistir e não vou desistir”.

APES

Segundo Pastor Joel Ferreira da Silva, presidente da Associação dos Pastores do Estado de Sergipe (APES), existe uma expectativa muito grande de toda a igreja por mudança em Socorro e que o candidato do PCdoB é o melhor nome para governar a cidade. “Padre Inaldo tem capacidade de conciliar lideranças e consegue agregar muitas forças em sua campanha. Estamos trabalhando para consolidar o comitê com os segmentos evangélicos”, reforçou Claudio Vasconcelos, vice-presidente do PC em Sergipe.

Aplicativo

Nesta terça-feira (23), o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Vinicius Porto (DEM) lança o aplicativo TV Câmara Aracaju. Desenvolvido para as plataformas IOS e Android, o aplicativo será lançado, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, com o intuito de aproximar, ainda mais, o Legislativo da população aracajuana, uma vez que qualquer cidadão poderá baixá-lo, acessar e assistir toda a programação da TV da Câmara, transmitida pelo canal 8, da NET.

Acese

Em um momento econômico tão delicado, onde o fantasma da crise insiste em assombrar o setor empresarial sergipano, a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), entidade centenária e impulsionadora do empreendedorismo, traz a Aracaju um dos maiores nomes da gestão de Micro e Pequenas Empresas do Brasil.

Custos invisíveis

Trata-se do empresário e consultor de negócios, Rodrigo Ribas. Ele trará um rico debate sobre os custos invisíveis e facilitará ao empresário a identificação desses custos a fim de fortalecerem seus negócios. A palestra acontecerá na próxima sexta-feira (26), no Almoço com Negócios da Acese, no Radisson Hotel, a partir do meio dia.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também