Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

IMPRENSA OFICIAL DE SERGIPE COMPLETA 121 ANOS NESTE DIA 24

 

A Imprensa Oficial é um veículo de comunicação autorizado a emitir periódicos e outras publicações de divulgação de decisões e comunicados oficiais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A história da Imprensa Oficial do Estado de Sergipe, se inicia a partir da Lei 104, idealizada em 5 de dezembro de 1894,  por Manoel Prisciliano de Oliveira Valadão.

Tal lei, sancionada em 24 de agosto de 1895, permite somente em 1º de setembro do mesmo ano, a circulação do primeiro Diário Oficial de Sergipe. Em 1919, o Brasão do Estado criado pelo professor Brício Cardoso, passa a ser estampado nos periódicos. Além das publicações e comunicados oficiais do Estado, o Diário reproduzia assuntos culturais, sociais entre outros.

Após alguns anos de sua impressão, o governador Lourival Batista, por meio de decreto de Lei, transforma a Imprensa Oficial em Empresa Pública, a atual Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase.

Imprensa Oficial e Sociedade Sergipana

De acordo com o historiador Samuel Albuquerque, desde o século XIX era comum a prática de leitura de jornais impressos. O povo sergipano se aglomerava no porto de Aracaju, onde eram esperados os jornais da Corte, que chegavam do Rio de Janeiro.

Neste mesmo século, aqueles que tinham a oportunidade de ler os jornais, realizavam leituras coletivas para os não letrados, com o objetivo de transmitir todas as novidades vindas da antiga capital do Brasil.

Ainda segundo o historiador, a criação da Imprensa Oficial por Manoel Prisciliano de Oliveira Valadão teve uma repercussão positiva, possibilitando a interlocução entre o governo e a sociedade, desde sua primeira edição, em 1895, até os dias de hoje, comemorando 121 anos de atividade.

A Imprensa Oficial, por meio do Dário Oficial do Estado de Sergipe, permitiu desde então, a interação e transparência de todos os atos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral de Justiça e Defensoria Pública do Estado para com a sociedade.

Para Samuel Albuquerque, “é concedido um voto de muito valor a esta data que é significativa para a história de Sergipe, devendo ser celebrada”, afirmou.

Processo de Modernização

Considerando a necessidade de uma comunicação oficial mais acessível e acompanhando a evolução tecnológica, o Diário Oficial reduz a sua impressão, hoje são apenas 20, e entra no mundo virtual.

Em 21 de junho de 2012, por meio de um decreto assinado pelo ex governador Marcelo Déda, o Diário Oficial é criado, mas seu lançamento só acontece em 03 de dezembro de 2012.

Para o atual presidente da empresa, Marcio Farias Barreto, “a criação da versão eletrônica foi um ato de extrema importância para a popularização do Diário Oficial, permitindo que todos o acessem de forma rápida e democrática, contribuindo para a evolução da Imprensa Oficial de Sergipe”.

É evidente que toda a trajetória da Imprensa Oficial contribuiu com a evolução política, econômica e social de Sergipe. Produzindo até os dias de hoje, o mesmo efeito por meio de sua produção íntegra e autêntica, sendo valida em todas as esferas sociais do Estado, por isso, felicitamos o Diário Oficial do Estado de  Sergipe pelos seus 121 anos.

Por: Cândida Oliveira

Leia também