Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

NOVO BUNKER PARA ONCOLOGIA SERÁ ENTREGUE EM OUTUBRO

 

O bunker abrigará o novo acelerador linear e permitirá que a rede de saúde estadual amplie a oferta de tratamento oncológico, dando celeridade à fila de pacientes

Com 65% dos serviços concluídos, a obra do bunker que abrigará o novo acelerador linear do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) tem prazo de conclusão para outubro. O espaço será responsável pela ampliação e o fortalecimento da assistência oncológica dos pacientes do SUS no estado.

O novo bunker permitirá que a rede de saúde estadual amplie a oferta de tratamento oncológico, dando celeridade à fila de pacientes, como explica a superintendente do Huse, Lycia Diniz. “Com a instalação do novo acelerador linear, a nossa expectativa é ampliar a oferta e fortalecer, ainda mais, a assistência oncológica. O sentimento é de expectativa para o processo de conclusão da obra. Após isso, o segundo momento será a instalação do equipamento e os testes para iniciar o funcionamento”.

“Além disso, facilitará o processo de manutenções preventivas e corretivas. A expectativa é que não haja interrupções no tratamento dos pacientes durante a realização destes procedimentos”, ressalta a coordenadora do setor de Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira.

A construção segue dentro do cronograma determinado pelo Ministério da Saúde (responsável pela obra e pela aquisição do acelerador linear do Plano de Expansão da Radioterapia). “A obra está com 65%. Agora, também iniciamos um segundo momento da construção com a parte das instalações das partes elétrica e hidráulica”, explica engenheiro da Contenge (empresa responsável pela obra), Vilmar Azevedo.

A construção do empreendimento já renova as esperanças de quem recebe a assistência no Centro de Oncologia do Huse. “Acredito que, com a nova máquina de radioterapia, toda a demanda será atendida. Estou muito feliz com a obra e espero que ela seja logo concluída”, declarou a paciente Lindinalva Marciel dos Santos, que segue realizando o tratamento de radioterapia no Huse.

Radioterapia

Atualmente, existem duas máquinas de radioterapia para atender a demanda dos pacientes oncológicos: a 3D no Huse e a 2D no Hospital de Cirurgia. A construção desse novo bunker permitirá a unidade ampliar e fortalecer o atendimento para toda população que depende de tratamento pelo SUS no Estado de Sergipe.

 

Leia também