Aracaju, 18 de abril de 2024

PESQUISA PROVOCA SURPRESA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

‘A primeira pesquisa, candidato nenhum esquece’. Plagiando um pouco o que diz um dos mais conhecidos slogan de publicidade, geralmente a divulgação dos primeiros números de uma campanha trás surpresas, mas não provoca desânimo. Como se trata de uma fotografia do momento, a avaliação do Ibope, exibida ontem pela TV-Sergipe, pode ser apenas um aceno de como será a disputa pela Prefeitura de Aracaju.

A presença do prefeito João Alves Filho (DEM), candidato à reeleição, como o segundo mais votado, só não surpreendeu aliados que têm uma noção do que acontece nos tratos da campanha, mais deixou muita gente perplexa pelo fato do prefeito ter anunciado a desistência da candidatura e só resolver mantê-la às vésperas da data limite para registro. Além disso, o prefeito sequer iniciou sua campanha e mesmo assim conseguiu o segundo lugar.

João mostrou fôlego para continuar bem vivo na disputa, mesmo que a perspectiva geral fosse que o atual prefeito chegasse resfolegante em terceiro lugar. Numa campanha que tem características acirrada, uma primeira pesquisa divulgada há pouco menos de um mês da data do pleito, não dá nenhuma convicção de que o primeiro, segundo e terceiro se manterão nessa posição até o último cenário a ser exposto.

Claro que tudo pode acontecer e embaralhar essas posições, como se estivesse na formula-1, onde nem sempre estará no pódio quem largou na primeira fila ou na segunda. Mas isso é um demonstrativo que numa eleição concorrida, ninguém está morto antes da hora acontecer. Valadares Filho, por exemplo, não mostrou nenhuma preocupação por chegar em terceiro. Acha que as posições na disputa vão se revelar com os programas de TV, que têm início na sexta-feira.

Como o programa de TV é para todos, ganha quem convencer o eleitorado que é o melhor, principalmente aquele que mostrar projetos viáveis de como conviver com a crise econômica e financeira que atormenta Estados e Municípios.

BRASÍLIA

O governador Jackson Barreto (PMDB) viaja hoje a Brasília para participar de solenidade no Palácio do Planalto. Atende a convite do presidente Michel Temer.

Será o lançamento do Plano Agro.

POLÍCIA

O deputado Capitão Samuel esteve com o governador Jackson Barreto na terça-feira e reabriu um caminho para o diálogo com a PM, porque “vi que a corda ia rebentar”.

Samuel achou a conversa boa e produtiva.

REUNIÃO

Ontem, Jackson Barreto reuniu-se com a cúpula da SSP-SE, com os secretários João Augusto Gama (Seplag) e Jéferson Passos, da Fazenda.

Enquanto não for anunciada uma decisão, o “Polícia Legal” continua.

COMEMOROU

Jackson Barreto comemorou o resultado da primeira pesquisa do Ibope divulgado ontem e disse que quem pensar que vai estadualizar essa eleição está enganado.

– Esse é o julgamento que começam a fazer do nosso bloco, disse.

VALADARES

O candidato a prefeito Valadares Filho (PSB) não comentou o resultado da pesquisa, porque estava em carreata pelo bairro Centenário.

Mas alguns dos seus correligionários se mostraram surpresos.

COMEÇO

O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) disse que se trata de um cenário inicial, mas que tem certeza de que Valadares Filho ganha essas eleições.

Diz que isso está muito claro nas ruas e nos bairros em que ele visita.

POSTAGEM

Minutos após divulgação da pesquisa, Valadares Filho postou: “Vamos continuar conversando olhando nos olhos do povo aracajuano”.

– É dessa maneira que iremos renovar Aracaju.

PERSPECTIVA

Não há o menor entusiasmo do eleitorado em relação às eleições municipais. Segundo o eleitor ‘profissional’, até o momento “não vi a ‘cor’ do atual pleito”.

Ao falar a palavra ‘cor’ coçou o dedo polegar no indicador.

DINHEIRO

A questão é que não há dinheiro e a distribuição de grana em troca de votos não deixou de ser feita, mas em proporção muito menor, o que afasta o eleitorado viciado da periferia.

O pleito será decidido pela classe média.

LUCIANO

O julgamento de Luciano Bispo (PMDB) foi retirado da pauta do STF pela ministra relatora, adiando a decisão sobre o processo no qual ele pretende reassumir o mandato.

O julgamento poderá acontecer hoje.

DESTAQUE

O deputado federal Fabio Mitidieri (PSD) atendeu a pedido do Governo para retirar destaque para que fosse compensações aos Estados do Centro Oeste, Norte e Nordeste.

Obrigava fazer uma compensação do FPE do que fora perdido desde 2014.

PROMESSA

O Governo teria proposto analisar a melhor forma para compensar os Estados das três regiões mais prejudicadas e aliviá-los da crise financeira que estão passando.

Mitidieri vai esperar até início de setembro, para cobrar solução do Governo.

MARCIO

O tesoureiro nacional do PT, Marcio Macedo, está São Paulo, no ato da Frente Brasil Popular em defesa da democracia contra o golpe com a presença Dilma Rousseff.

Marcio participa pouco da campanha em Sergipe

ALBANO

O ex-governador Albano Franco (PSDB) retorna hoje a Sergipe, depois de passar alguns dias interno no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Albano está bem e volta às suas atividades na próxima semana.

CASO SUKITA

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) disse ontem que o ex-prefeito Manoel Messias Sukita pode ser candidato à Prefeitura de Japaratuba.

– Rejeição de contas não deixa ninguém inelegível, disse.

JOÃO ALVES

O prefeito João Alves Filho fez campanha pela primeira vez ontem à tarde, em frente à sede do partido, na avenida Beira Mar e nas proximidades da praia Formosa.

Distribuiu santinho ao lado de alguns jovens.

ANDRÉ MOURA

Segundo o Antagonista, Michel Temer avalia que o líder André Moura (PSC) “está se dando muito bem” e pretende mantê-lo na função após o impeachment de Dilma Rousseff.

– No almoço de deputados com o presidente, André se mostrou bastante à vontade.

Notas

Reforma – O deputado João Daniel (PT), coordenador do Núcleo Agrário do PT na Câmara, esteve reunido, ontem, com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, juntamente com integrantes do Núcleo. Em pauta, a discussão sobre o acórdão do TCU que paralisou o processo de reforma agrária no país.

0x0

Sem privilégio – Representantes de associações de juízes, promotores e procuradores defenderam ontem o fim da prerrogativa de foro privilegiado para autoridades, durante audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O colegiado analisa 11 propostas de emenda à Constituição que tratam da questão.

0x0

Sem acesso – O acesso ao Senado Federal será restrito aos servidores e outros colaboradores da Casa durante o julgamento do impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT). Segundo nota da Diretoria-Geral, “não será permitido o ingresso nas dependências do Senado de pessoas estranhas ao trabalho”.

0x0

Borogodó – O ministro do STF Gilmar Mendes criticou ontem o vazamento de informações do Ministério Público Federal (MPF) sobre investigações ligadas à Operação Lava Jato e disse que os procuradores não podem se achar o “ó do borogodó” porque têm a atenção da imprensa e que precisam calçar “as sandálias da humildade”.

0x0

Freios – O ministro Gilmar Mendes, do STF, disse ontem que “é preciso colocar freios” na atuação dos procuradores da República. Ele não citou nomes, mas se referiu diretamente a procuradores da Operação Lava Jato. A fala do ministro é a mais contundente manifestação já disparada por um membro da Corte máxima contra os procuradores.

0x0

Resistir – A menos de 48 horas do início do julgamento do processo de impeachment Dilma Rousseff participou ontem do Encontro em Defesa dos Direitos e contra o Golpe, na Casa de Portugal, centro da capital paulista, e pediu: “Vamos todos nós, juntos, resistir. Eu começo por essa palavra, que é uma palavra forte, de luta: vamos resistir”.

Conversando

Pimenta – Continua faltando um pouco de ‘pimenta’ nas campanhas eleitorais a prefeito de Aracaju. O povo se movimenta em ‘câmera lenta’.

Baixaria – Nas redes sociais ainda se percebe que a chamada ‘baixa assessoria’ ainda acredita que batendo firme nos adversários consegue derrotá-lo.

Milho – O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) Participou de reunião com o ministro Blairo Maggi para debater a questão da crise do milho.

Solução – Sargento Edgard diz que o candidato não deve apenas pedir votos, tem que dizer aos eleitores como pretende atuar para solucionar problemas.

Impedimento – Procuradora Lívia Tinoco explica ação do MPF-SE que conseguiu impedir construção de condomínio de luxo na Barra dos Coqueiros.

Alameda – Valdete Rodrigues pergunta por que o condomínio Alameda da Jabutiana continua em execução, mesmo após proibição do MPF-SE?

Diálogo – Secretário da Fazenda, Jéferson Passos, diz que sua relação com os sindicatos têm sido de trabalho e de diálogo.

Polícia – Delegado Marcio Garcia disse, ontem, em entrevista que polícia não vai abandonar a população, apesar do momento difícil.

Denúncia – Gilmar Carvalho denuncia que existem aposentados privilegiados recebendo mais de 70 mil reais por mês do Governo de Sergipe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também