Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Menos vale mais

Alguém sabe por que deputados, secretários e outras tantas autoridades desejam ser conselheiros do Tribunal de Contas do Estado? Ora, o cargo dos sonhos de muitos não passa de um mero órgão auxiliar da Assembleia com a simples função de analisar tecnicamente as contas dos executivos e legislativos. Aliás, os pareceres dos conselheiros contra prefeitos podem simplesmente ir para o lixo desde que a maioria dos vereadores os rejeitem. Então, por que tanto interesse em fazer parte de um órgão que, vez por outra, é achincalhado pela imprensa, que costuma chamá-lo de tribunal faz de contas?  Não venham com essa história que, além do trabalho meramente técnico, o conselheiro tira proveito político do cargo, pois ninguém de sã consciência acreditaria em tamanho despautério. Onde já se viu isso? Os conselheiros aceitaram a árdua missão por puro amor a Sergipe. Quem disser o contrário, erra por desconhecimento de causa, ou mente por pura inveja.

Dinossauro

E o candidato a prefeito de Aracaju, João da Tarantela (PMN), acha que João Alves Filho (DEM) não deveria disputar a reeleição. “Ele já devia ter saído da vida pública, para não ser confundido com um dinossauro desorientado”, fustiga Tarantela. Cruz credo!

Trabalho dobrado

Tem uma galera que está trabalhando dobrado em Sergipe: são os marginais. Sabedores que os policiais militares abandonaram as ruas em protesto contra os baixos salários, os bandidos decidiram fazer hora extra, principalmente à noite. Azar do cidadão comum, vítima diária dos criminosos, que não se cansam de cometer todo tipo de delito contra uma indefesa população. Só Jesus na causa!

Agenda

A assessoria do candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), informou que ele passa parte significativa desta quinta-feira gravando programas para o horário eleitoral e cumprindo agenda interna no comitê. Às 18h, o comunista participa de uma carreata, que sairá do cruzamento das ruas Rio Grande do Sul com Paraíba, no bairro Siqueira Campos.

É piada

E o deputado estadual Robson Viana (PEN) provocou risos entre os auxiliares do governo ao propor que eles renunciem coletivamente. Entrevistado pelo site Universo Político, o parlamentar sugeriu que os secretários entreguem os cargos para que o governador Jackson Barreto (PMDB) promova uma reforma administrativa. Quaquaraquaquá!

E a carnalita?

Alguém sabe quando a mineradora Vale pretende iniciar pra valer o Projeto Carnalita. Orçado em mais de 4 bilhões de dólares, este empreendimento é visto como a redenção econômica para Sergipe, só que a Vale vem empurrando com a barriga o início da exploração da Carnalita. Uma pena!

Grana na conta

Os aposentados pelo INSS, que recebem um salário mínimo e têm cartão com final 1, começam a receber hoje (25) a primeira parcela do 13º salário. Os pagamentos serão feitos progressivamente até o dia 8 de setembro. A segunda parcela do 13º será paga em novembro. Tem direito ao 13º salário quem recebeu benefício previdenciário como aposentadoria, pensão por morte, salário-maternidade e auxílios doença, acidente e reclusão.

Compra de votos

A campanha eleitoral nem começou pra valer e já surgem as denúncias de compra de votos. Segundo a candidata a vereadora por Aracaju, Emília Corrêa (PEN), um casal do bairro América teria questionado se ela cobriria a oferta feita por outros dois postulantes a uma cadeira na Câmara. Ouvida pelo Jornal da Cidade, Emília disse acreditar na fiscalização e que alguém vai terminar gravando estas propostas indecorosas. Tomara!

Sem caixa 2

A seccional sergipana da OAB instala na próxima segunda-feira, o Comitê de Combate ao Caixa 2 Eleitoral. O objetivo é estimular a sociedade a fiscalizar as práticas políticas e denunciar crimes eleitorais como a compra de votos. Segundo o presidente da Ordem, Henri Clay Andrade, as eleições limpas são fundamentais para a efetivação da plena democracia. Tá certíssimo!

Entre os melhores

 

O Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2016, já tem seus finalistas. Entre os classificados estão os jornalistas sergipanos Luciano Augusto, Cleide Selma e Rafael Lopes. Os três concorreram com a reportagem “Agressores em terapia”, exibida na Rádio Liberdade/FM, de Aracaju. A entrega dos prêmios aos vencedores acontecerá no dia 6 de outubro, durante cerimônia de premiação, no Rio de Janeiro, num dos mais novos cartões-postais da cidade: o Museu do Amanhã.

Bloco nas ruas

E quem coloca hoje o bloco nas ruas é o candidato a prefeito de Aracaju, Emerson Ferreira (REDE). O prefeiturável que tem como slogan “primeira a verdade, primeiro a cidade”, reúne no início da noite aliados e simpatizantes no Hotel Orion, ali na Coroa do Meio, para lançar a Jornada Aracaju Sustentável.

Recorte de jornal

_________________1915

Publicado no Correio de Aracaju, em 31 de janeiro de 1915.

Resumo dos jornais

Leia também