Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

NÃO DÁ PARA FINGIR QUE NÃO VÊ

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

Os candidatos a prefeito e vereador não desconhecem a situação de suas cidades. São personagens do dia a dia e estão sempre tentando resolver problemas adversos de toda a comunidade, para que [cada favor] retorne em forma de voto. As vezes dá certo, mas não de forma frequente. O que funciona mesmo é a grana maldita ‘que destroi coisas belas’, com canta Caetano Veloso em ‘Sampa’.

O que existe de pior é que o eleitorado, mesmo sendo vítima da crise profunda que passam Estados e Municípios, negocia a preços de banana a sua única arma [o voto] para mudar a estrutura de um País escancarado à corrupção, em que os envolvidos são políticos que compraram a consciência do eleitor irresponsável. Acredito que algumas pessoas que me lêem neste momento sabem do que estou falando e até já arriscaram a negociação de suas consciências.

Devem estar sofrendo com a profundidade da crise que se alastrou pelo País e as atingiram diretamente, quer na queda do estilo de vida, quer pelo atraso dos salários, quer pelo desemprego que se alastrou pelo país como erva daninha. O momento que se vive hoje, de tamanha dificuldade, trocar voto por dinheiro e estupidez. O eleitor tem consciência que essa crise é fruto dos maus políticos, absolutamente indiferentes aos problemas da sociedade, e menos daqueles que venderam sua única arma.

Ninguém é esperto porque negocia o voto. Por mais alto que seja o valor. Esperto é não ceder às tentações ofertadas por políticos que se elegem para se dar bem. Os exemplos abundam, as ações nefastas também. E esse mal que se pratica não dá para fingir que não vê ou sente, porque ele retorna exatamente em forma de crise devastadora, que atinge toda uma comunidade e provoca o caos.

Votar com honestidade é a saída para banir os corruptos da vida pública.

LONGO CAMINHO

Fabio Mitidieri voltou a se manifestar sobre pesquisa do Ibope: Começamos bem, mas ainda temos um longo caminho. Trabalhar, respeitar o eleitor e propor soluções.

– Esse é o caminho!

ENCONTRO

O candidato Valadares Filho (PSB) fará reunião com a coordenação de campanha e com presidentes de partidos que integram a coligação amanhã.

Essas reuniões estão programadas desde o início da campanha.

VEREADORES

Já na segunda-feira, Valadares Filho vai se reunir com todos os candidatos a vereador para também tratar de ação de cada um em relação ao pleito.

Neste encontro estará presente o coordenador político Maurício Pimentel.

NÃO PREOCUPA

Aliados do candidato Valadares Filho desfazem qualquer preocupação quanto pesquisa divulgada ontem, em razão do acompanhamento que realizam no dia a dia.

Admitem que essas avaliações só terão peso depois dos programas na TV.

PRISÃO

O ex-deputado Nelson Araújo (PPL) não tem mácula em seu currículo eleitoral, desde quando foi deputado estadual e presidente do PMDB.

Sua prisão ontem em Boquim causou estranheza.

MAIS UMA

Nos anos 80, Nelson foi preso de forma truculenta pelo então coronel Barreto Mota, durante procissão em Própria, em defesa de posseiros do baixo São Francisco.

Nelson estava ao lado de Dom José Brandão de Castro (já falecido).

RESPOSTA

Um secretário de Estado considerou ‘hilariante’ a proposta de Robson Viana (PEN) para que toda equipe do governador Jackson Barreto renunciem às suas secretarias.

– Não posso comentar uma bobagem dessas, disse.

A QUE CHEGA

Um dos candidatos a prefeito em Nossa Senhora do Socorro sentou-se ontem no chão da cozinha de uma eleitora e comeu ‘cuscuz com ovos’ e café.

Nada demais se isso fosse comum na vida do candidato.

MUDANÇA

Por orientação do marketing, PT não está exibindo a estrela e nem o vermelho intenso na campanha eleitoral deste ano, para evitar algum tipo de rejeição ao candidato.

Bobagem do marketing, a estrela é o símbolo mais significativo do PT.

JOÃO ALVES

O prefeito João Alves Filho (DEM), candidato à reeleição, admitiu que não esperava já estar em segundo lugar nas pesquisas e se mostrou animado.

Ontem, no final da tarde, ele voltou a fazer panfletagem.

EMPRESAS

Vários galpões em que funcionavam empresas que forneciam para a Petrobrás, instaladas entre Socorro e Aracaju, estão fechados com as placas de ‘aluga-se’.

É resquício da crise que abala a economia do País e reflete nos Estados.

AGRICULTURA

Um alto empresário que atua na pecuária e agricultura estima que o setor dará prejuízo a Sergipe no montante de R$ 500 milhões.

O que será muito ruim para o Estado.

PIOR CRISE

O secretário João Augusto Gama, como empresário, diz que a atual crise é muito pior que a de 1029, provocada pela Bolsa de Nova Iorque.

– Tem-se que manter muito a calma, disse.

CLOVIS BARBOSA

O presidente interino Michel Temer cumprimentou o conselheiro Clovis Barbosa (TCE-SE) durante encontro com presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil.

Clóvis participou da reunião produtiva dos TCEs com o presidente.

PROPOSTAS

Edvaldo Nogueira, candidato do PCdoB a prefeito de Aracaju, disse ontem que todas as suas propostas e economicamente viáveis, com foco na qualidade de vida.

– Não tem espaço para propostas mirabolantes, disse.

JAPOATÃ

Em Japoatã, candidatos a vereador do bloco que apoia o prefeito Gimarcos Evangelista estão preocupados com comentários fortes que circulam na cidade:

O prefeito poderá desistir da candidatura.

MACHADO

O vice-prefeito José Carlos Machado não para. Tem circulado por vários municípios e acompanhado a disputa eleitorado de lideranças próximas a ele.

Mostra-se disposto a candidatar-se a deputado federal em 2018.

ALBANO

O ex-governador Albano Franco (PSDB) já retornou a Aracaju e fica em repouso por mais alguns dias. Foi recebido no aeroporto por amigos.

Pode retornar às atividades no final de semana.

Notas

Golpe – A presidente afastada Dilma Rousseff disse ontem que vai ao Senado para defender a democracia, o projeto político que ela representa e os interesses legítimos do povo brasileiro. “Eu achei que nunca mais veria um golpe de Estado, e agora estamos vivendo um”, diz a presidente mostrando-se emocionada.

0x0

Salário – Cerca de 28 milhões de aposentados e pensionistas vão receber o adiantamento do décimo terceiro (abono anual), que começa a ser depositado a partir de hoje, junto com o pagamento dos benefícios da folha mensal. A segunda parcela está prevista para ser paga no recebimento do salário de novembro.

0x0

Prisão – A força-tarefa de procuradores da Operação Lava Jato pediu ontem ao juiz Sérgio Moro a condenação do publicitário João Santana e da mulher dele, Mônica Moura, em uma das ações penais da operação pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, praticada pelo casal durante campanha.

0x0

Segurança – A segurança na Esplanada dos Ministérios durante o julgamento da presidente afastada, Dilma Rousseff, no processo de impeachment instalado no Senado Federal, a partir de hoje, contará com até 1.332 policiais militares, segundo informou a secretária de Segurança Pública do Distrito Federal, Márcia de Alencar.

0x0

Senado – O Senado terá poucas sessões em setembro. Como anunciou o presidente da Casa, Renan Calheiros, haverá votações apenas nos dia 8, 12, 13 e 21 de setembro. Nos demais dias o Senado terá sessões plenárias, mas sem deliberações. O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro.

0x0

Consumo – O consumo tem apresentado resultados mais favoráveis pontualmente, mas o fato é que, ao contrário do que aconteceu na crise de 2008 e 2009, desta vez não vai ser o consumo que vai alavancar uma reversão da crise econômica, mas sim a reversão da crise que deve garantir um desempenho melhor do consumo.

Conversando

Lava Jato – O ministro Gilmar Mendes, do STF, milita para acabar com Lava Jato, diz Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Clientes – Apesar da crise e da dificuldade financeira dos candidatos a vereador, os comitês de alguns deles vivem cheios de ‘clientes’.

Créditos – Eduardo Amorim participa da reunião da Comissão da Medida Provisória 733/2016, que trata da renegociação da dívida de créditos rurais.

Negociar – Na reunião, Amorim solicitou que se renegociem as dívidas dos produtores que tiveram quebra de 80% das lavouras por causa da seca.

Novo Tempo – Valadares Filho vê que em cada sorriso, cada abraço que recebemos no Jardim Centenário mostra que o aracajuano quer viver um novo tempo!

Desculpas – Magna Santana diz que ninguém aguenta mais a violência e as desculpas “estamos conversando, estamos analisando, estamos discutindo (…)”

Caos – De Sargento Edgard: Brasil é uma esculhambação, termina a olimpíada e o MPF quer transparência, a imprensa volta a mostrar o caos e o povo volta a sofrer.

Delação – Bastou o nome de Toffoli aparecer em uma delação, que o STF se assanhou todo contra os procuradores e acusou a Lava Jato.

Leia também