Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

UM TÔNICO PARA O BRASIL E PARA A HUMANIDADE

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O final das Olimpíadas no Brasil teve como ponto alto não a festa deslumbrante de encerramento, mas o processo como um todo. A beleza da abertura surpreendeu os brasileiros e o mundo, e, de certa forma, a continuação do evento manteve todos permanentemente surpresos.

Quem escreve isso, com o título acima, é o cientista político Murillo Aragão

Por que foi a melhor de todas as Olimpíadas? Primeiro, pelo fato de que nunca uma Olimpíada foi cercada de tantas expectativas negativas. A imagem do Brasil foi atacada, seguidamente, com e sem razão, seja por conta da poluição da baía de Guanabara, seja pelas doenças que a Lagoa Rodrigo de Freitas poderia transmitir, seja pela epidemia de zika, seja pela violência urbana e pelo índice de criminalidade e, em particular, pelo risco de algum ato terrorista.

Os prognósticos negativos eram amplificados pelo imenso desconhecimento do que somos como povo e de nossa capacidade de fazer o extraordinário. E, ainda, pela bipolaridade dos próprios brasileiros, que oscilam entre o ufanismo e o complexo de vira-lata. Ora somos os melhores do mundo. Ora somos o lixo da humanidade. Obviamente, não somos nem uma coisa nem outra.

A maioria esmagadora das especulações desfavoráveis foram superadas. A simpatia e a hospitalidade do carioca foram decisivas para derreter os corações mais duros. A baía esteve com águas de Caribe, segundo os diretores das regatas. Os serviços funcionaram mais ou menos bem, como, na média, em eventos dessa envergadura em qualquer lugar do mundo. Os problemas de segurança foram pequenos. Bem como os de infraestrutura. O clima descontraído predominou sobre tudo e todos.

Que lições ficam? Recorro a Roger Cohen, articulista do New York Times, em texto sobre os Jogos. O Brasil é o “the graveyard of the naysayers”, o túmulo daqueles que o contrariam. Mesmo sendo a melhor Olimpíada de todas, não fomos a Olimpíada ideal. Nunca conseguiríamos fazê-la. Porém, dentro de nossas capacidades, montamos um evento que foi, no dizer do mesmo Cohen, um tônico necessário para a humanidade

Temos algumas peculiaridades. Somos muito mais ou menos no ordinário, nas rotinas e no dia a dia. Mas vamos além para fazer o extraordinário, como nos desfiles da Sapucaí e no boi bumbá de Parintins. Superamos tudo para encantar, quando temos uma plateia para deslumbrar. Somos um povo alegórico e nostálgico, que necessita de significados especiais para produzir usando a capacidade plena. O Brasil não tem, no caso das manifestações espetaculares, uma ética de compromisso. Mas um engajamento de princípios, uma ética de princípios. Se o Brasil aplicasse na política a ética que aplicou no esforço para fazer as Olimpíadas, seria um país muito melhor.

BATALHA

Armando Batalha Jr diz que não procede a informação de que seu pai, Armando Batalha, tenha feito acordo para retirar candidatura do filho a prefeito de São Cristóvão.

Reafirma que a desistência foi por orientação médica.

EXPLICA

Armando Batalha foi internado segunda-feira passada com pico de pressão, quando o médico que o atendeu a se afastar da vida pública em razão de problema de saúde.

O ex-prefeito obedeceu a resolveu se cuidar.

SÃO PAULO

O ex-prefeito de São Cristóvão resolveu viajar a São Paulo para exames no Hospital Albert

Einstein, onde faz uma bateria de exames.

Segundo Armando Jr ele não retornar mais à política.

LIXO

Esse caso da Empresa Torre ainda rende e vai muito longe porque há interesses de grupos políticos para que ela continue custe o que custar.

Seria bom analisar se setores de TCE têm interesse que ela não saia do Estado.

HÁ ANOS

A Torre serviu prestou serviços há muitos anos em Aracaju e, naturalmente, tem ‘notória’ força política até com ex-secretários municipais.

Seria bom fazer um levantamento sobre isso.

PRESÍDIO

Os presidiários não estão exigindo muito. Apenas querem ‘fazer amor em paz’, assim como faz o secretário que quer impedir essencial à vida de todos.

Por amor, se pede a paz, para não se chegar à guerra.

CASSADO

O vereador José Élson (PSD), presidente da Câmara Municipal de Propriá, teve o cargo cassado ontem pelo juiz Geilton Costa, acatando processo que correr desde 2015.

A vereadora mais velha, Erenita Cardoso, assume a Presidência segunda-feira.

QUESTÃO

Em Propriá, os vereadores resolveram alterar o regimento interno para antecipar em seis meses as eleições para presidente da Câmara Municipal.

Em 2015 o vereador Samuel Menezes entrou com ação, que foi decidida ontem pelo juiz.

ANDRÉ MOURA

O líder do Governo, André Moura (PSC) participou ontem de audiência pública, para discutir a elaboração do estatuto das Guardas Municipais,

Deu como exemplo a Guarda de Aracaju: ‘muitas vezes atuando melhor que a Polícia’.

PROGRAMAS

Ontem foram ao ar os programas políticos dos candidatos majoritários. É preciso ver outros e deixar claro que o povo quer a cidades bonitas e sempre arrumada.

Mas todos com emprego, dinheiro no bolso e barriga cheia.

CANSADA

A população está cansada da política de promessas. A cada proposta tem que vir sucedida por explicações de como será realizada e qual a origem dos recursos.

É que com a crise, o próximo prefeito terá pela frente uma crise sem precedente.

OBSERVAÇÃO

Petistas roxos estão com saudades das bandeiras vermelhas tremulando nas campanhas e no programa eleitoral. Percebe-se que o PT vive tempos de timidez.

A estrela eterna apagou…

ESQUISITA

O deputado Jony Marcos acha que a campanha está “muito esquisita”, porque sem recurso e com a atual legislação dificulta toda a organização para um prazo de 45 dias.

Tem candidato que ainda não pôs a campanha na rua.

SOCORRO

O candidato a prefeito de Socorro, José Franco (PSDB), está agitando mais a cidades com uma campanha mais presente e que até parece empolgar o eleitorado.

O padre Inaldo (PCdoB) trabalha em silêncio, como se estivesse em um confessionário.

ROGÉRIO

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, tem participado da campanha de candidatos do partido a vereador em Aracaju e cidades do interior.

Tenta fortalecer o partido em Sergipe.

APOIO

Ubiraci Barreto, irmão do governador Jackson Barreto, apoia a candidatura de José Franco a prefeito de Nossa Senhora do Socorro. JB está com Padre Inaldo.

Ontem Ubiraci recebeu Capitão Samuel e Zé Franco em sua casa.

Notas

Resistência – Histórico ativista da luta contra a ditadura, Hamilton Pereira, mais conhecido por Pedro Tierra, analisa o atual cenário brasileiro e aponta caminhos. Para ele, caso o golpe seja consumado, deverá haver um longo tempo de resistência para que os setores avançados da sociedade se afirmem como defensores da democracia.

0x0

Poço Verde – Segundo informação de Cicinato Jr, o prefeito de Poço Verde, Thiago Dória (PSB) desiste de disputar a reeleição e lança a esposa de Toinho de Dorinha, Edna (PSB) como vice da chapa agora encabeçada por Eduardo (PP). O PSDC, entretanto, se mantém na aliança com Iggor Oliveira (PSC), candidato de oposição.

0x0

Dúvida – Segundo Lauro Jardim, colunista de O Globo, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva vai decidir só no domingo se vai ao Senado Federal acompanhar o depoimento da presidente afastada Dilma Rousseff, na segunda-feira. Os senadores do PT têm pedido, mas o ex-presidente não sabe ainda o que fará.

0x0

Gilmar – O ministro do STF Gilmar Mendes evitou comentar o indiciamento de Lula pela Polícia Federal, ocorrido ontem, por causa do apartamento tríplex no Guarujá, atribuído a ele pela investigação policial. Gilmar classificou de melancólica e constrangedora as acusações apuradas nas investigações da Operação Lava Jato.

0x0

Verde – Pelo sexto mês seguido, a bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em setembro será verde, o que significa que não haverá nenhum valor adicional a ser pago pelos consumidores brasileiros. Havia uma expectativa no setor elétrico de que a bandeira pudesse passar para amarela no mês de setembro.

0x0

Alvo – Redes sociais são o maior alvo das ações na Justiça Eleitoral para remoção de conteúdo, segundo levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas. O estudo, que considerou 484 processos abertos nas eleições de 2014, em todo o país, indicou que 56,9% das demandas visavam postagens em espaços como Facebook, Twitter e Youtube.

Conversando

Poluição – Os carros de som com jingle de candidatos já circulam pela cidade promovendo poluição sonora pela má qualidade do som e das músicas.

Corrupto – Sargento Edgard diz que “se você vende ou troca seu voto, não me venha com a hipocrisia de criticar políticos corruptos, você é tão corrupto quanto eles”.

Moral – Senadora Gleisi reafirma que Senado não tem Moral para julgar impeachment porque vários parlamentares são investigados, inclusive ela própria.

Fortes – Eliane Aquino (PT) diz que é preciso que o ‘empoderamento’ das mulheres se fortaleça! Há muito a ser conquistado, mas juntas, somos mais fortes!

Déda – Jorge Araújo parabeniza o TJSE pela ‘pertinente homenagem ao governador. Marcelo Déda, ao dar o seu nome ao novo fórum de Simão Dias!’

Cego? – Henrique Rocha acha interessante é que Emanuel Cacho só fala da Polícia Militar. Ele não vê outras instituições paradas? É cego ou míope?

Segurança – George Magalhães diz que população não acreditará no coronel Iunes que há pouco tempo fazia parta da mesma política de segurança do atual governo.

Sintese – Presidente do Sintese diz que momento das eleições já passou e que agora é hora de defender o magistério em 74 municípios sergipanos.

Poderes – Ah, os podres poderes! O que Renan confessou sobre sua influência para livrar Gleisi e i marido no STF é uma vergonha para os dois poderes.

Leia também