30/08/16 - 16:46:07

TCE REALIZA A 3ª AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PREVIDÊNCIA

A apresentação do cálculo atuarial do Regime Próprio de Previdência do Estado de Sergipe marcou na manhã desta terça-feira, 30, a terceira audiência pública promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para debater o déficit na previdência local.

No auditório da Corte de Contas, representantes de diversas categorias de servidores públicos do Estado acompanharam explanações dos especialistas em gestão previdenciária do Banco do Brasil, Hernane Cyreli e Felipe Araldi, que possibilitaram uma verificação da condição atual do regime e suas necessidades futuras. (CLIQUE AQUI E CONFIRA) 

Idealizadora da ação, a conselheira Susana Azevedo conduziu os trabalhos. “Este Tribunal está atento e busca orientar, da melhor forma possível os gestores públicos para que evitem alcançar situações de dificuldades no trato com a gestão previdenciária”, afirmou a vice-presidente do TCE.

Já o diretor-presidente do Sergipeprevidência, Augusto Fábio, enalteceu a iniciativa pioneira do Tribunal e destacou a temática abordada na terceira audiência: “Assim começamos a criar a cultura atuarial para todos os servidores ativos, inativos e pensionistas; assumimos esse compromisso alguns meses atrás e hoje estamos cumprindo esse compromisso apresentando o cálculo, mostrando as ações que estamos fazendo”, colocou.

No levantamento consta um panorama geral a respeito dos servidores públicos ativos e inativos, fluxo de receitas e despesas, bem como alternativas para contornar o atual cenário deficitário.

Entre os presentes na audiência estavam ainda os deputados estaduais Georgeo Passos e Zezinho Guimarães, o conselheiro Carlos Pinna, os conselheiros substitutos Rafael Fonseca, Francisco Evanildo e Alexandre Lessa, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, o procurador Eduardo Rolemberg Côrtes, o defensor público Geral do Estado, Jesus Jairo Almeida, e o secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos.

Ainda no evento, a conselheira Susana Azevedo revelou que o TCE de Sergipe, com o apoio do Instituto Rui Barbosa, deverá receber um evento nacional no próximo mês de novembro para tratar da temática.

Fonte TCE