Aracaju, 28 de março de 2024

AINDA SEM MUITO AÇÚCAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A campanha municipal se mobiliza em carreatas que acontecem geralmente à noite. Assim mesmo, apenas os candidatos Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB) divulgam bem, através das redes sociais, uma campanha sem recursos. João Alves Filho (DEM), que tenta a reeleição, tem visitado alguns bairros, ao lado do seu candidato a vice, Jailton Santana (PSDB). Faz também panfletagens por avenidas de Aracaju.

Theotônio Neto, candidato a vice-prefeito de Carmópolis, é o responsável pelo marketing de João Alves. Reconhece que os trabalhos estão lentos, mas que a partir de sexta-feira haverá uma melhora significativa. Theotônio lembra que a campanha do prefeito teve início tarde, e isso colaborou para que retardasse a colocar o motor a funcionar.

Apesar de tudo isso, Theotônio acredita que João Alves Filho está no segundo turno. Avalia isso pelas duas mais recentes pesquisas de opinião pública que foram publicadas.

Edvaldo e Valadares Filho, entretanto, como se movimentam mais, dão o tom de que polarizam o pleito e aparentam que estão indo com mais sede ao pote. E é verdade, embora o ex-prefeito Edvaldo Nogueira esteja liderando as pesquisas.

Mesmo assim, as dificuldades são aparentes. Os recursos para a campanha continuam parcos e não se percebe movimentos para gastos excessivos com o eleitorado, parte dele ainda esperando ser contemplado para declarar voto. Já os candidatos a vereador – boa parte deles – estão apavorados com essas dificuldades e alguns pensam em desistir por absoluta falta de condições de continuar na campanha.

Mas, anotem isso, até 15 de setembro haverá uma movimentação de troca de apoios, para tentar alguma grana em outras composições. E essa dança será absolutamente perceptível.

EM PAUTA

Mais uma vez está em pauta, para hoje, no pleno do TSE, o julgamento do recurso do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo (PMDB).

Nas duas vezes anteriores, também em pauta, o recurso não foi julgado.

DILMA

A fala inicial de Dilma Rousseff no Senado foi dura, contundente, mas não trouxe no conteúdo justificativas que convencessem os senadores da oposição.

Ela não conseguiu conquistar um único voto.

MEDIDAS

A presidente Dilma Rousseff deixou bem claro que depois do impeachment, caso ela perca o mandato, deve recorrer junto ao Supremo Tribunal Federal.

Mas não mudará nada, porque sobre a decisão o STF não interfere.

PÚBLICO

Não se pode avaliar o que pensa a sociedade em relação à fala de Dilma, mas a sua convicção de inocência exposta pode convencer que ela está certa.

Dilma exibiu ódio ao deputado Eduardo Cunha.

PESQUISAS

Comemorar pesquisas agora pode ser um tiro no pé. Mesmo para Edvaldo que se mantém a frente dos demais candidatos.

É muito cedo para cantar vitória.

JOÃO ALVES

A campanha do prefeito João Alves Filho (DEM) à reeleição continua estagnada e sem demonstrar euforia. Falta movimentação e convencimento.

O marketing segue a passos de cágado.

EXPLICA

Theotônio Neto, responsável pelo marketing de João Alves, admite que a campanha está começando, mas que a partir de sexta-feira dará um novo impulso.

Disse que João está visitando bairros e estimulando o debate com a população.

AMORIM

O senador Eduardo Amorim foi o vigésimo senador a fazer perguntas a Dilma Rousseff, ontem, no Senado. Ao todo, 50 senadores estão inscritos para questioná-la.

Amorim insistiu na questão das pedaladas fiscais

NÃO FALA

Eduardo Amorim disse que Dilma não responde nada, ‘mas devo parabenizá-la por suas colocações. Excelentes!’

Amorim tem razão, Dilma contra-atacou bem.

MUDANÇA

A retirada do vermelho e a redução da estrela aconteceram depois de uma pesquisa feita pelo partido, para a disputa das eleições municipais deste ano.

Em 2018 terá cor bem mais branda e talvez outro símbolo.

TORRE

O vereador Bertulino Menezes quer que a Câmara Municipal de Aracaju faça uma séria investigação sobre superfaturamento do lixo em favor da Torre.

A Torre insiste pela coleta de lixo de Aracaju.

PREVISÃO

Na próxima semana pode acontecer a desistência de candidatura a prefeito de cidade de médio porte por falta de condições de fazer a campanha.

A previsão é que 20% dos candidatos a vereador desistam.

TOBIAS

Circula em Tobias Barreto, desde sábado, a informação de que o candidato a prefeito Fernando Valeriano (Pros) teria desistido da disputa.

O novo condenado seria César Prado (PSL), tendo como vice José Alberto (Beta)

MARCIO

O tesoureiro nacional do PT, Marcio Macedo, falou representando a executiva nacional do partido no ato contra o golpe em frente ao congresso nacional.

Marcio está empenhado na luta contra o impeachment.

VERA LÚCIA

A professora Vera Lúcia (PSTU) não desiste nunca. Está na disputa, mais uma vez, para a Prefeitura de Aracaju, expondo o ‘Fora Temer’ e contra o impeachment.

Com um detalhe: não escondeu o vermelho.

LAGARTO

A campanha em Lagarto, que sempre foi quente, está fria. Funciona apenas nas redes sociais com uma certa intensidade. Os candidatos estão visitando eleitores.

Até agora só Valmir Monteiro (PSC) realizou comício.

ROGÉRIO

O presidente regional do PT, Rogério Carvalho, tem acompanhado de perto a campanha de seus aliados no interior do Estado, para eleger alguns prefeitos e vereadores.

Rogério está de olho fixo em 2018.

ANDRÉ MOURA

O deputado federal André Moura (PSC) também dá muita atenção aos candidatos do seu partido no interior, mas passa bom tempo em Brasília.

Como líder do Governo André não pode se distanciar da Câmara.

Notas

É difícil – Ao ser indagado se a presidente afastada Dilma Rousseff poderá reverter, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, eventual decisão do Senado por seu impeachment, o ministro Gilmar Mendes declarou ontem, em São Paulo, que ‘é muito difícil’ que a Corte venha a mudar a decisão política.

0x0

Golpe – A sabatina da presidenta afastada Dilma Rousseff continua hoje. Ontem, no Senado, Ao responder questionamentos dos senadores, Dilma diz que o processo de impeachment contra ela trata-se de um “golpe parlamentar” e que o pedido para sua saída da presidência não veio como manifestação das ruas.

0x0

Cunha – O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), divulgou nota pública na noite de ontem para rebater as acusações da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) que disse, em interrogatório no Senado, ter sido ele o culpado pelo processo de impeachment ao qual ela responde.

0x0

A profissão bancária ainda carece de muito apoio e principalmente do reconhecimento da parte dos banqueiros, porque os bancos hoje têm uma atividade da mais alta lucratividade, mas os bancários ainda não são reconhecidos convenientemente. Quem diz isso é o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB).

0x0

Este tom usado pelo deputado Luciano Pimentel, um bancário com mais de 36 anos de trabalho no mercado, foi para registrar na sessão de ontem na Assembleia Legislativa de Sergipe o Dia Nacional do Bancário, no dia 28 de agosto (domingo). Ele ressaltou a importância do bancário no desenvolvimento de Sergipe.

0x0

Macambira – Luciano de Vital (PT), candidato a prefeito de Macambira, está confiante na vitória. Ele já trouxe mais adesões, uma delas a do vereador Bezerro Louco, o que garantiu maioria na Câmara. Com isso, o atual presidente da Câmara de Macambira, Gordo de Inês, apostou no projeto e se tornou o vice da chapa.

Conversando

Tédio – Chico Buarque sentiu-se entediado com as perguntas a Dilma e disse admitiu que ‘eles [senadores] têm que variar as perguntas, muito chato’.

Defesa – O cantor Chico Buarque participou da solenidade no Senado, em que Dilma Rousseff compareceu para defender-se.

Propostas – Edvaldo Nogueira diz que “Nossas propostas são exequíveis. Meta é reconstruir a cidade em um ano. Melhorar a Saúde e a Educação, recapear a cidade”.

O melhor – Valadares Filho fez carreata pelo bairro Lamarão, ‘com objetivo de buscar o melhor para Aracaju’. Ouviu sugestões…

Corrupto – Sargento Edgard: Se você vende ou troca seu voto, não me venha com a hipocrisia de criticar políticos corruptos, você é tão corrupto quanto eles.

Otimista – Candidata do PSTU, Vera Lúcia está otimista e já revela que pode chegar ao segundo turno nestas eleições de outubro.

Suspeitas – Carlos Batalha voltou ontem a explicar suspeitas de superfaturamento em contrato da Emsurb com a Torre.

Disposição – Valadares (PSB) diz estar à disposição de Jackson Barreto do Governo de Sergipe e da Chesf para resolver problema do abastecimento.

Outro dia – A expectativa maior é pelo dia seguinte da votação do impeachment, caso Dilma seja afastada definitivamente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também