Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Governo inaugura nova sede da Coordenadoria Geral de Perícias (Foto: Marcelle Cristinne)

66f24a2cbaef8b745eb890f2763d4898

O governador Jackson Barreto realizou a inauguração oficial do espaço, que recebeu um investimento de R$ 604.811,23 para reforma e adequação

A integração de serviços essenciais da Secretaria de Segurança Pública em um único espaço. Essa meta do Governo de Sergipe foi alcança nesta terça-feira, 30, com a inauguração do novo complexo da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), no bairro Getúlio Vargas. Além dela, o prédio abriga também o Instituto de Criminalística Sérgio Figueiredo de Souza e o Instituto de Identificação Carlos Menezes. O governador Jackson Barreto fez a inauguração oficial do espaço, que recebeu um investimento de R$ 604.811,23 para reforma e adequação.

Jackson Barreto considera este um grande investimento para melhorar a vida das pessoas. “Afinal de contas o instituto da avenida Adélia Franco não oferecia condições de trabalho para o servidor, nem conforto para a população que vinha tanto da capital, como do interior, jogada ao sol e a chuva. Aqui nós temos uma Cogerp mais qualificada, com espaço, melhores condições de trabalho e de atendimento à população. Essa é a questão fundamental. A cada dia o governo demonstra o seu compromisso com a segurança e com a melhoria da qualidade de vida da população”, declarou.

O garçom Fabrício do Nascimento Santos, morador da capital, gostou da mudança. “Ficou mais arejado, mais movimentado. Lá era muito apertado, interrompia muito o trânsito e acho que aqui ficou um lugar bem confortável e o atendimento foi bem legal e rápido”, disse o jovem, que buscou um atestado de antecedentes.

Mas o ganho real para o Estado e para o cidadão vai além do conforto das instalações físicas. Com a centralização das três unidades, a expectativa é de prestar um melhor serviço à população sergipana, que terá acesso, no mesmo local, a diversos serviços, como confecção de carteiras de identidade, consulta de processo de perícia criminalista entre outros.

A autônoma Luciene Gomes da Silva buscou, hoje, a segunda via de sua carteira de identidade. “Minha primeira venceu, era muito antiga. Achei ótimo porque ficou mais próximo da gente. Também gostei do atendimento, já dei entrada nos documentos e estou só aguardando”, contou.

Polícia científica

O secretário de Estado da Segurança Pública, João Batista, destacou a evolução no serviço que vem sendo prestado pelo governo estadual, desde a realização de concurso público, aquisição de equipamentos e planejamento das ações. “Isso aqui não é um momento isolado. Demonstra que a Secretaria de Segurança Pública tem projeto, que o governo tem planejamento. Isso aqui é a cereja do bolo de um processo que vem acontecendo desde 2013/14 quando o governador Jackson Barreto corajosamente fez história em Sergipe implementando o concurso público para a Coordenadoria Geral de Perícia. Só tinha havido um concurso para médico legista há mais de 20 anos. Nunca foi feito concurso para perito criminal e papiloscopista neste estado. Nós não tínhamos uma polícia cientifica. Como condenar bandido sem isso? Jackson Barreto entendeu isso e fez o concurso público”, ressaltou o secretário.

O coordenador geral da Cogerp, Moisés de Oliveira Chagas, diz que há agora maior facilidade para atender a sociedade. “O governador me chamou e perguntou qual a fórmula que a gente poderia encontrar para acabar com a dificuldade do RG chegar às mãos do povo. E ai nós fundamos as regionais no interior e, mesmo assim, nós estamos atendendo de 180 a 200 pessoas por dia aqui na sede”, informou. O novo espaço já está funcionando há cerca de quinze dias, e ele já avalia a mudança. O lucro em benefício da sociedade é imenso”, diz.

No último dia 17, o Governo do Estado inaugurou o posto regional do Instituto de Identificação em Itabaiana. É o quinto posto regional do instituto de Identificação inaugurado. Já funcionam postos em Lagarto, Glória, Propriá e Maruim. Em breve, será inaugurado um posto regional em Estância com a expectativa de aumentar a capacidade de expedição para 100 carteiras de identidade por dia.

O complexo

O complexo tem uma área de 1.019 m²: no térreo, funciona o Instituto de Identificação e no pavimento superior, o Instituto de Criminalística. O local conta com 46 salas, sendo 19 no pavimento térreo e 27 na parte superior; laboratórios de balística, de documentos cópia, de análise de droga bruta; além de um novo e moderno laboratório de papiloscopia para análise de fragmentos de impressão em local de crime.

O Instituto de Identificação conta com sala de arquivo, recepção, sala de digitais, arquivo criminal, almoxarifado, entre outros. Já o Instituto de Criminalística dispõe de salas de Divisão de Crimes, sala de Disparos, sala de Retrato Falado, Laboratório de Balística, alojamentos, Custódia, Documentoscopia, Cadeia de Custódia, Sala de Reunião e Câmara Escura, entre outros.

Homenagem

O Instituto de Criminalística recebeu o nome do falecido agente Sérgio Figueiredo de Souza. Agente de Polícia Civil cedido à Cogerp, que foi assassinado em janeiro de 2010, durante um assalto na praia do Pontal do Peba, no município alagoano de Piaçabuçu. Sérgio era considerado um dos melhores quadros da policia sergipana, formado em Direito, História e Química ele era policial desde 1979 e era um dos melhores profissionais do Nordeste na área de perícia, a qual se dedicou e se especializou em sua carreira.

João Batista destacou o profissional abnegado que ele foi. “Uma singela homenagem, mas que deixa gravado aqui o seu nome, pois ele foi uma pessoa que deixou sua marca na secretaria de Segurança Pública”, discursou.

O concurso da Cogerp ocorreu em 2014, quando a SSP realizou concurso para peritos médico-legal, perito odonto-legal e perito criminal (nível superior) e papiloscopista e agente técnico de necropsia (nível médio). A primeira convocação foi em maio de 2015 e outras convocações foram feitas em junho e agosto de 2016, totalizando 74 nomeados.

Fonte ASN

Leia também