Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

LOJISTAS E SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS FECHAM ACORDO

 

Depois de cinco meses de longas negociações dentro e fora da Superintendência Regional do Trabalho, sob a mediação do dr Nilson Socorro nas negociações internas, patrões e empregados do comércio lojista do Estado de Sergipe fecharam (sexta-feira dia 26/08) oacordo referente à data-base da categoria 2016/2017. As negociações são muito desgastantes, porque é muito grande a necessidade e a dificuldade que ora passa a classe trabalhadora do comércio no Estado de Sergipe, com baixos salários e falta de melhores condições de trabalho para o exercício da profissão.  “Neste ano, estamos tentando iniciar uma nova fase, onde um dos pontos refere-seà mudança da data-base da categoria de primeiro de maio para primeiro de janeiro, quando se tem o reajuste do salário mínimo”, explicou o presidente da FECOMSE, Ronildo Almeida.

O REAJUSTE da categoria foi de 9,83 por cento e o piso único de R$ 950,00 retroativo a primeiro de maio passado, mais hora extra com adicional de 50 por cento e ratificação de toda convenção coletiva de trabalho anterior. A mudança da data-base para primeiro de janeiro dará maior tranquilidade para empresas e trabalhadores, porque antes se discutia duas vezes ou mais o mesmo tema. ”Esperamos que os demais ramos do comércio possam acompanhar essa mudança, que se iniciou com o Sindicato do Comércio Varejista em Geral de Tobias Barreto, aonde tivemos bons entendimentos”, acrescentou Ronildo Almeida.

Segundo ele, é importante que haja entendimentos entre o capital e o trabalho sem falácias, procurando objetivar e resolver as questões, não só de ordem econômica, como também social, da classe trabalhadora. O patrão tem que entender, que o seu empregado é gerador de renda, não só para o Estado, como também, através da sua força de trabalho, consolida o progresso das empresas. “Portanto, nada mais justo do que salário decente e vida digna”, frisou o presidente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Sergipe, Ronildo Almeida.

O ENTENDIMENTOentre o presidente do Sindicato dos Lojistas de Sergipe, Gilson Figueiredo e o representante dos trabalhadores nas negociações, Ronildo Almeida, ocorreu em clima respeitoso, mesmo não sendo aquilo que foi pleiteado pelos trabalhadores, mas o resultado do que foi possível fazer para a categoria.

ASCOM-FECOMSE

Leia também