Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

SISTEMA ELEITORAL APONTA PERFIL ESCOLAR DOS CANDIDATOS EM SE

Segundo dados obtidos no sistema de registro de candidatura, em Sergipe 5.762 candidatos requereram o registro de suas candidaturas perante a Justiça Eleitoral. Desse total, 5.302 pleiteiam a uma vaga nas Câmaras Municipais e o restante concorrem ao cargo de prefeito (230) e vice-prefeito (230).

Dos 5.762 candidatos cadastrados no Estado 2.327 possuem ensino médio completo, número que equivale a 40,3% do total. Aqueles que possuem ensino superior completo representam 18% do total, sendo 103 candidatos a prefeito, 75 a vice e 861 candidatos a vereador. No extremo oposto 146 candidatos (2,53%) se enquadram no campo “lê e escreve”.

Fazendo uma leitura do grau de escolaridade dos candidatos a cargos majoritários (prefeito e vice), o sistema eleitoral apontou que 38% possuem nível superior completo e que 0,8% apenas leem e escrevem.

Ao fazer a mesma análise no grau de escolaridade dos candidatos ao cargo de vereador, o sistema indicou que 16,2% possuem curso superior e 2,67% declararam que sabem ler e escrever.

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe disponibiliza em sua página acesso ao sistema de registro de candidaturas, através do qual é possível que o eleitor visualize todos os dados dos candidatos registrados em seu Município. Entre as informações constantes do sistema estão as propostas de governo, as certidões criminais dos candidatos, a declaração de bens, o grau de escolaridade, entre outros.

Para acessar o sistema clique aqui.

Fonte TRE/SE

Leia também