Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Sema rearboriza o Parque da Sementeira em Aracaju (Foto assessoria)

078

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), visando cultivar o maior número possível de espécies, está realizando o plantio de mudas arbóreas e frutíferas no Parque Augusto Franco (Sementeira). A rearborização tem por objetivo não só disponibilizar a população um espaço verde e agradável, como também uma área de conhecimento e de preservação ambiental.

As árvores recém-plantadas já fazem parte de estudo, desenvolvido por estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que vai catalogar as espécies e verificar o nível de adaptação ao solo, a taxa de sobrevivência, assim como o crescimento das mudas e da ocorrência de pragas e doenças.

“Com essa pesquisa vamos saber quais espécies estão se adaptando melhor ao nosso solo, o que, no futuro, será muito importante para a continuidade do Plano de Arborização da cidade”, explica a assessora técnica da Sema, Salete Rangel.

As mudas recém-plantadas no Parque também serão utilizadas para coleta de sementes, que irão compor o Banco de Sementes, projeto desenvolvido pela Sema em parceria com a Embrapa.

Laboratório Vivo

O Parque Augusto Franco será um laboratório vivo, que vai abrigar diversas espécies da Mata Atlântica. Já foram plantadas Ipê, Sucupira, Ingá, Pau Ferro e Pau Brasil. Hoje, o parque abriga um cinturão de Pau-Brasil, um espaço onde foram plantadas diversas mudas dessa espécie, com o objetivo de preservar a árvore que é símbolo do Brasil

Também está em andamento o projeto da Sema de revitalização do Horto, para transformá-lo em um viveiro de mudas estruturado.  “A ideia é que daqui a alguns anos, Aracaju possa ser autossuficiente em mudas para o plantio da cidade”, explica a coordenadora de projetos da Sema, Danielle Sobral.

Ascom/Sema

Leia também