03/09/16 - 05:00:03

Programa Água Doce adoça a vida da população do semiárido de SE (Foto MMA)

Exatas 120 famílias do povoado de Aningas, município Nossa Senhora da Glória, festejam a chegada do Programa Água Doce em sua localidade. É que a partir de agora eles beberão água doce, potável e translúcida. Modificada por meio de aparelhos dessalinizadores, a água outrora salobra se torna aceitável, oferecendo qualidade de vida para a comunidade.

A instalação do dessalinizador ocorreu nesta última sexta-feira, dia 26 de agosto. O momento festivo reuniu toda a comunidade de Aningas, bem como autoridades públicas e técnicos envolvidos com a área ambiental.

Alcance do programa no Estado

Por meio de Convênio, segundo dados do Programa Água Doce, atualizados em 07 de junho de 2016, Sergipe conta com a implantação de 33 sistemas dessalinizadores, diagnóstico executado em 75 comunidades de 14 municípios do Estado. Investimento para esse fim, foi de exatos R$ 6.652.305,90.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Governo Federal, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semi-árido.

Beneficiados

Presente no evento do povoado Aningas, o secretário de Recursos Hídricos do MMA, Ricardo Soavinski, afirmou que a primeira fase do programa está beneficiando 1.988 famílias em dez estados: Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Maranhão, Minhas Gerais, Pernambuco e Piauí.

Foto MMA

Stephanie Macêdo – Agência Alese de Notícias

*Com dados do Ministério do Meio Ambiente – MMA