05/09/16 - 14:46:56

Lançada a campanha Setembro Dourado em Sergipe (Foto assessoria)

Sergipe inicia a campanha Setembro Dourado, uma campanha em todo o Brasil, durante todo o mês de setembro, com objetivo de alertar a sociedade quanto aos sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil e a importância do seu diagnóstico precoce.

A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realiza cinco ações alusivas à campanha neste mês:

Participação no desfile cívico no dia 07 de Setembro – Marcha da Vitória: Herois da Vida

Passeioterapia no Oceanário de Aracaju

Passeiofisioterapia na praia

Palestras para estudantes no auditório da Avosos

Yoga beneficente.

As ações realizadas pela Avosos integram a iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), entidade que congrega 49 instituições espalhadas por todo o país.

A campanha “Setembro Dourado” foi criada para chamar a atenção, por meio de ações preventivas e educativas, quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e em 2016 tem como slogan “Os sinais e sintomas valem ouro na vitória contra o câncer juvenil”.

“O quanto antes a doença é descoberta, maiores são as chances de vencê-la. A Avosos levanta esta bandeira há anos e está inclusive entre as casas de apoio pioneiras nesta campanha. Precisamos divulgar ao máximo estas informações para aos nossos familiares, amigos, colegas, enfim, a toda sociedade”, informa o gerente geral da Avosos e vice-presidente da Coniacc, Wilson Melo.

Mais informações

Segundo informações divulgadas pela Coniacc, o câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos) e os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).

Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que vão dar origem aos ovários ou aos testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e os sarcomas (tumores de partes moles).

Dados Nacionais

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.  Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país por ano, em 2016 e em 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210).

Para tentar reverter esse prognóstico, as instituições trabalham na divulgação dos principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Segundo o INCA, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, obtendo uma boa qualidade de vida.

Mais informações no hotsite: www.setembrodourado.org.br.

Por Tíffany Tavares – Agência Alese de Notícias

Com informações da Ascom da Avosos