Aracaju, 28 de março de 2024

Fora os sugismundos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O fato de os políticos fichas sujas seguirem disputando eleições por força da morosidade judicial, não significa que o povo deve ficar calado e, pior ainda, ir às urnas votar em sujeitos envolvidos com crimes graves, como homicídio e tráfico de drogas ou naqueles acusados de fazer caixa dois, comprar votos e promover superfaturamento de obras para se locupletar. O eleitor pode colaborar com o aperfeiçoamento da democracia e a moralização da coisa pública, votando em candidatos que não estejam envolvidos com atos ilícitos. O cidadão precisa entender que quem vota em corrupto está prejudicando a si próprio. Portanto, precisamos estar conscientes sobre os malefícios causados pelos políticos fichas sujas e puni-los nas urnas. Essa é uma tarefa de toda a sociedade e que pode ser executada nas eleições de outubro próximo. Pense nisso!

Ovo como arma

O baixo preço dos ovos (30 unidades por R$ 10) está estimulando manifestantes a usá-los contra os políticos. Na semana passada, as vítimas foram o senador Eduardo Amorim (PSC) e o deputado federal Jony Marcos (PRB), “ovacionados” ao desembarcarem em Aracaju. Um eleitor também já ameaçou pelo rádio atirar ovos no vereador aracajuano Agamenon Sobral (PHS). O Código Penal prevê punição para quem pratica “ovação”, porem a pena é tão branda (detenção de três meses a um ano e multa) que é bom os políticos se protegerem, principalmente dos ovos podres. Misericórdia!

Corda bamba

Dia sim outro também, a chamada grande imprensa cita a vontade dos partidos governistas de ver pelas costas o deputado federal André Moura (PSC), líder ficha suja desse governo temerário. Veja o que publica no Correio Braziliense o colunista Cláudio Humberto: “Aliados de Michel Temer voltam a tentar destituir o líder do governo na Câmara, André Moura. Alegam que ele não conseguirá os votos para aprovar o limite de gastos públicos. O centrão já reclama”. Danou-se!

Inimigos do povo

Você ainda lembra quais foram os vereadores que aprovaram o exagerado aumento do IPTU em Aracaju? Só para lembrá-lo, eis a relação dos inimigos do povo: Anderson de Tuca, Robson Viana, Dr. Agnaldo, Adelson Barreto Filho, Manoel Matos, Valdir Santos, Renilson Felix, Dr. Gonzaga, Ivaldo José, Augusto do Japãozinho, Jailton Santana, Adriano Taxista e Agamenon Sobral. Coube ao presidente da Câmara, Vinícius Porto, o papel de orientar os outros a votarem contra o povo. Lembrem-se destes camaradas nas eleições de outubro.

Troca de postos

E o governador Jackson Barreto (PMDB) prestigiou ontem, o lançamento da candidatura de Jerônimo Reis (PMDB) a prefeito de Lagarto. A princípio, o candidato seria o neto do peemedebista, pois este temia ter o nome vetado pela Justiça Eleitoral. Após receber parecer do Ministério Público em seu favor, Reis assumiu o lugar de Jerominho (PMDB) e colocou o bloco nas ruas. Seu principal adversário é Valmir Monteiro (PSC), que corre o risco de ser impugnado pela Justiça Eleitoral.

Braços cruzados

Enquanto o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), propagandeia seus feitos no horário eleitoral, profissionais de saúde e professores decidem cruzar os braços a partir de amanhã. Reclamam o não cumprimento de acordos salariais feitos pela Prefeitura. Pelo mesmo motivo, os médicos do município também ameaçam entrar em greve nos próximos dias. Lastimável!

Setembro Dourado

O câncer infantil figura atualmente como a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 19 anos, perdendo apenas para causas externas, como acidentes e violência. Apesar disso, o índice de cura pode chegar a 70% dos casos se houver diagnóstico precoce. Por conta disso, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica está promovendo a campanha Setembro Dourado. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam 12 mil novos diagnósticos de câncer infantil no Brasil a cada ano.

Bote fé

O Caminhão da Sorte das Loterias da Caixa Econômica Federal estaciona hoje no Parque de Exposições Nicolau Almeida, em Lagarto. A unidade móvel, onde serão realizados os sorteios das loterias, ficará naquela cidade até o próximo sábado. De quarta-feira até domingo, será realizada no município a Exposição e Feira Agropecuária e Empresarial, a Expolagarto. Prestigie!

Debates marcados

Os prefeituráveis Edvaldo Nogueira (PCdoB), Valadares Filho (PSB) e João Alves Filho (DEM) participarão de debates organizados pelo Fórum Empresarial de Sergipe. Marcados para os dias 13, 20 e 27 deste mês, os embates verbais acontecerão no auditório da CDL e o candidato terá 20 minutos para apresentar seu plano de governo aos empresários. Depois, responderá perguntas do plenário.

Made in China

De um gaiato sobre a viagem do novo inquilino do Palácio do Planalto à China: ?Este governo é tão desqualificado, chifrin, quanto os produtos made in China. Não foi à toa que seu chefe escolheu justamente aquele país para a primeira viagem ao exterior?. Aff Maria!

Recorte de jornal

________________________________________________1908

Publicado no Correio de Aracaju, em 19 de novembro de 1908.

Resumo dos jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também