Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE JOSÉ ANANIAS DE SOUZA

 

É com imensa tristeza que venho por meio desta nota registrar o falecimento, na manhã deste domingo 4 de setembro, do professor, sindicalista e militante do Partido dos Trabalhadores José Ananias de Souza Santos: um bravo companheiro, que contribuiu profundamente com a organização da classe trabalhadora em Sergipe, sobretudo dos professores e professoras do Estado.

Durante mais de 25 anos, partilhei com Ananias o debate de projetos educacionais e políticos, conquistas populares, sindicais e políticas e a inesgotável esperança na construção de um Brasil justo e socialista.

O companheiro Ananias contribuiu diretamente com a construção do espaço de resistência e luta pelos direitos dos professores e professoras que é hoje o SINTESE. Ele esteve ao meu lado desde o período inicial da minha trajetória na luta sindical, quando, no final da década de 1986, criamos o Centro dos Profissionais de Educação de Sergipe (CEPS), grupo de educadores que buscava organizar o movimento sindical dos professores da rede estadual numa concepção de autonomia dos sindicatos.

Em 1992, quando o grupo do CEPS assumiu a direção do SINTESE, Ananias foi vice-presidente na gestão em que presidi o sindicato. E a parceria permaneceu desde então: Além de permanecer militando no SINTESE, Ananias deixou sua contribuição como assessor parlamentar no meu primeiro mandato e me acompanhou quando assumi a então Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social.

Em todos esses anos, o companheiro Ananias nunca se esquivou da luta, seja na defesa de uma escola pública de qualidade social, seja na organização dos trabalhadores da educação de Sergipe, seja na construção de uma sociedade igualitária. Para além da luta sindical, Ananias sempre foi um militante apaixonado pelo PT, único partido que ajudou a construir ao longo de sua trajetória e no qual foi filiado por mais de 30 anos, desde 1983.

Sergipe perde um lutador aguerrido, o movimento sindical perde um militante comprometido, e os amigos e companheiros perdem um ser humano solidário e sensível às causas sociais. Fica a saudade de um homem que fez o bom combate, mas fica também o resultado das construções e lutas coletivas travadas por Ananias, ao lado de outros tantos companheiros.

Companheiro Ananias, presente!

Companheiro Ananias, presente!

Companheiro Ananias, presente!

Hoje e SEMPRE!

Ana Lúcia Vieira

professora e deputada estadual (PT/SE)

Leia também