06/09/16 - 14:22:19

HU/SE INAUGURA SEU PRIMEIRO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

 

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) inaugurou nesta terça-feira, 6, o seu primeiro Laboratório de Informática. O espaço, destinado a capacitações e videoconferências, resolverá uma lacuna da instituição no que diz respeito a treinamentos ligados à área de informática e que aliem a teoria à prática.

Quem esteve no local para conhecer as instalações foi o reitor da UFS, Angelo Antoniolli. “Sempre digo que a ideia de agregar serviços é ótima. O ensino tem que estar integrado, criando perspectivas de construção do conhecimento, e a universidade pública é um espaço excelente para isso, mostrando que a capacitação é o grande segredo, a qualificação do profissional de saúde e do aluno é o que torna uma universidade promissora. Estou certo disso”, declarou o reitor.

Já a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, destacou a relevância para o Hospital de ter uma estrutura como essa. “Esse é um laboratório que possui caráter multidisciplinar, ou seja, contemplará médicos, professores, fisioterapeutas, farmacêuticos, administrativos, entre outros. A ideia de realizar essas capacitações resultará também em uma quebra de resistências. Muitas pessoas deixam de aderir a um novo conceito, a uma nova tecnologia, porque são resistentes, mas uma boa capacitação acaba abrindo novos caminhos”, pontuou.

Concretização

O novo Laboratório de Informática proporcionará capacitações com uma maior qualidade, conforme relata a chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação do Hospital (SGPTI), Adicinéia Oliveira, uma das grandes responsáveis pela concretização desse espaço.

“A nossa ideia é manter essa sala funcionando o dia inteiro, seja para capacitações básicas, como Word e Excel, ou até mesmo para o uso dos novos prontuários eletrônicos que estão sendo implantados no HU, e é sempre bom lembrar que essa iniciativa foi fruto de uma ação conjunta entre vários parceiros”, declarou.

Adicinéia relatou que a Universidade Federal de Sergipe – bem como o seu Departamento de Medicina – contribuíram com uma parte do mobiliário. Outra parte foi concretizada graças ao esforço da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar do HU-UFS. Já os computadores foram uma doação do Instituto Federal de Sergipe (IFS), e, finalmente, a sala foi cedida pela coordenação do programa de pós-graduação em Ciências da saúde do HU.

A inauguração contou ainda com a presença da coordenadora do Programa de pós-Graduação em Ciências da Saúde, Amélia Ribeiro, responsável pela cessão do espaço. “Não tenho dúvidas sobre a importância de uma capacitação adequada, e é interessante também, que sempre que o Hospital receba novos professores, preceptores, eles sejam treinados para utilizar as nossas metodologias”, lembrou Amélia.

Inicialmente o uso do Laboratório de Informática será controlado pela SGPTI. Haverá uma agenda para realizar as reservas, seja para treinamentos simples ou para videoconferências. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 2105-1799.

Andreza Azevedo