08/09/16 - 10:01:18

Programa Gestão para Aprendizagem é discutido em reunião técnica (Foto ascom)

Inicialmente o programa irá atingir 60 unidades de ensino de educação fundamental, mas a formação de gestores irá atingir todas as diretorias regionais

O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, se reuniu na tarde desta terça-feira, 6, com todos os diretores regionais de Educação e coordenadores dos departamentos da Seed para discutir o Programa Gestão para Aprendizagem, que será desenvolvido nas escolas da rede estadual de ensino.

“A nossa preocupação é viabilizar ações que culminem na melhoria da qualidade do ensino e na busca do aperfeiçoamento das 356 unidades escolares que fazem parte da rede estadual”, ressaltou Jorge Carvalho.

Ao explicar as diretrizes do programa, a diretora do Departamento de Educação (DED/Seed), Gabriela Zelice, lembrou que a Secretaria de Estado da Educação de Sergipe havia sido selecionada por meio de edital público pela Fundação Lemann, entre outras 200 inscritas, para ser parceira da instituição e participar do programa, que objetiva dar apoio às redes públicas para que estas possam alcançar bons resultados de aprendizagem e uma educação de excelência para todos os seus alunos.

“Inicialmente o programa irá atingir 60 unidades de ensino de educação fundamental, mas a formação de gestores irá atingir todas as diretorias regionais”, disse. No diagnóstico feito para a gestão pedagógica foram pontuados como componentes para a gestão de aprendizagem: o currículo, recursos didáticos, avaliação, formação e acompanhamento pedagógico.

Segundo a diretora do DED, a formação começa com os técnicos e posteriormente chegará aos professores. Serão realizados encontros presencias de formação e acompanhamento contínuo através de plataforma de AED (on line).

Calendário

De acordo com Gabriela Zelice, já foi definido o calendário de atividades:

20 de setembro – encontros presenciais no Colégio João Alves Filho;

27, 28 e 29 de setembro – conclusão do programa/pontuação de prioridades;

27 e 28 de outubro – detalhamento das metas/pactuação de prioridades;

29 e 30 de novembro – planejamento das ações, estratégias para iniciativas priorizadas;

06 e 13 de dezembro, planejamento das ações – videoconferência.

Elos Educacional

A Elos Educacional lançou um edital, e a Rede Estadual de Ensino de Sergipe foi uma das dez selecionadas para participar do PGA.

O edital prevê duas ações dentro do Programa de Gestão para Aprendizagem: uma da Fundação Lemann, que irá oferecer uma consultoria para traçar propostas de acompanhamento pedagógico junto às Diretorias Regionais e às escolas; e outra da Elos Educacional, que irá oferecer a formação dos gestores.

“O programa está estruturado em dois eixos de atuação, que são a consultoria em gestão pedagógica e a formação para gestores escolares e técnicos pedagógicos da Seed”, disse a diretora do DED.

Fonte ASN