Aracaju, 28 de março de 2024

Programa Força nos Esportes é lançado em Aracaju (Foto assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
_________________________Esporte

O Programa tem por objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes carentes por meio da prática esportiva orientada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida

Foi dado o pontapé para mais um Programa que pretende promover a inclusão social das crianças da rede municipal da educação de Aracaju. Foi lançado, em Aracaju o 1º núcleo do Programa Segundo Tempo Forças no Esporte (Profesp),parceria entre a Capitania dos Portos de Sergipe e a secretaria municipal da Educação- Semed, que beneficiará, inicialmente, 45 estudantes da  Escola Municipal de Ensino Fundamental Bebé Tiúba . A cerimônia de lançamento aconteceu na Capitania dos Portos de Sergipe e contou, além dos estudantes, com a presença da Consultora para Assuntos Governamentais da Semed, Osvaldina Cruz; Capitão dos Portos, capitão de Fragatas, João Batista; equipe diretiva da escola e familiares dos estudantes.

O Programa tem por objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes carentes por meio da prática esportiva orientada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, focando no desenvolvimento e acompanhamento de novos talentos e a aproximação das Forças Armadas com a comunidade.  A iniciativa está presente em 74 cidades de 25 estados, em instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. As atividades beneficiam anualmente cerca de 16 mil crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos.

Para o Capitão dos Portos,capitão de Fragatas, João Batista, em Aracaju, todas as terças e quintas- feiras, no período da tarde, serão realizadas atividades físicas  na Capitania dos Portos. “Teremos programações culturais, com visitas a museus, teatros e com novas ideias que serão trabalhadas junto à prefeitura a fim de direcionar as crianças a um bom caminho. Foram fornecidos uniformes, lanches, material esportivo e a contratação de professores especializados. O objetivo é ampliar o Programa na rede. Queremos ressaltar a importância da participação dos pais para desenvolver o projeto, estimulando seus filhos e estando sempre presentes. As crianças são o futuro de nossa nação, nossa esperança de um Brasil melhor”, orienta.

A Consultora para Assuntos Governamentais da Semed, Osvaldina Cruz afirma ser uma grande honra para a secretaria da Educação de Aracaju abraçar essa causa,” Essa é mais uma janela de oportunidade para nossos alunos, uma vez que é um projeto onde a capitania irá se responsabilizar por essas crianças e dar toda uma formação, desde a parte cidadã, ética, rendimento escolar e socialização, bem como o desenvolvimento de habilidades no esporte. Isso interfere em sua aprendizagem porque uma criança estimulada, que está em ambiente saudável, a tendência dela é se desenvolver. Esse é mais um projeto que vem para fortalecer a nossa escola, que é a escola de aprender”. explica Osvaldina Cruz.

Para a diretora da Emef Bebé Tiúba, Auridete Carvalho, a parceria firmada vai contribuir para a edificação da aprendizagem de qualidade para as crianças. ” Eles estão muito animados, sabem que têm que ter disciplina, pontualidade, boas notas. O que eu mais gosto nesse projeto é que possibilitará às crianças descobrirem habilidades nas modalidades  e com elas trabalhar. Temos crianças que certamente ainda chegarão às olimpíadas. Que professor não sonha com um grande futuro para o seu aluno?

Agradeço à Semed e à Capitania dos Portos por darmos juntos o pontapé, em Aracaju, para esse lindo projeto”, agradece.

Expectativa

Jorge Vinícius, estudante do 2º ano está muito animado para começar as atividades. “Eu gosto de jogar futebol, mas quero fazer outros esportes para ver se gosto também. Quero que chegue logo o dia para eu brincar muito e aprender coisas novas”, torce.

Uma das exigÊncias para participar do Profesp é ter boas notas. Para Noemy Rodrigues de Oliveira, 2º ano, isso não será problema. ” Eu sou boa aluna, mas quero melhorar ainda mais para não sair do projeto. Eu gosto muito de brincar, quero fazer natação e visitar os museus com meus amigos”, planeja.

Roberto Pereira é pai de um dos estudantes contemplados com o Profesp.”Estou feliz em saber que na rede municipal existe uma iniciativa que estimula a prática de esporte orientada. Além da educação, o esporte é essencial para o desenvolvimento da criança . Mostra para nós também que as Forças Armadas não cuidam apenas da segurança, mas sim  do lado cidadão do ser humano e torço para que ele cresça ainda mais”, conta.

Anselma Cristina também é mãe de uma estudante que participará do Programa, ela destaca que a filha está dando o primeiro passo para um futuro melhor.”Minha filha está me surpreendendo, ela mudou muito, está mais empenhada para estudar, não preciso nem cobrar. Ela diz para mim agora que tem que estudar para ser gente. Agradeço à diretora Auridete e todos que estão contribuindo para esse Programa”,

PROFESP

O PROFESP é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Entre as modalidades esportivas praticadas, destacam-se: atletismo, futebol de campo, vôlei, futsal, handebol, corrida de orientação, natação, defesa pessoal, iatismo, escalada esportiva, além de atividades culturais e reforço escolar. As atividades são desenvolvidas por militares e profissionais especializados, realizadas nas próprias unidades das Forças Armadas.

O programa deverá beneficiar, até 2016, mais de 20 mil crianças e adolescentes. Atualmente, 15 mil alunos são atendidos pelo programa em 122 unidades militares espalhadas pelo País.

Por: Maira Ribeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também