Aracaju, 28 de março de 2024

Família ficha suja

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Justiça rejeitou a candidatura de Lara Moura (PSC) a prefeita de Japaratuba por ela ter sido condenada por um colegiado do Tribunal de Justiça de Sergipe. A moça é esposa do deputado federal e líder deste governo temerário, o ficha suja André Moura (PSC). Cunhado do parlamentar cristão, o prefeito de Pirambu, Élio Martins (PSC), também teve impugnada sua candidatura à reeleição com base na Lei da Ficha Limpa. Todos foram processados depois que o ex-prefeito de Pirambu, Juarez Batista, abriu o verbo sobre o uso irregular dos recursos públicos. Segundo o denunciante, as residências de André, Lara, Élio e Patrícia Moura – irmã do deputado -, eram abastecidas com mercadorias compradas pela Prefeitura. A farra com o dinheiro do povo incluía combustível, telefones, refrigerantes, cervejas, vinhos, whisky e red Bull. A impugnação das duas candidaturas, contudo, não é um fato consumado, pois a defesa de Lara e Élio promete recorrer. Portanto, vamos aguardar os próximos capítulos dessa tosca novela.

Lorota boa

Você acredita que a sofrida São Cristóvão está entre as sete cidades sergipanas que mais prestam serviços básicos à população, ficando a frente de Aracaju, Socorro e Itabaiana? Esta excelente classificação, segundo release da Prefeitura sancristovense, foi atestada por uma pesquisa do Instituto Datafolha, feita para avaliar a prestação de serviços como saúde, educação e saneamento. Será que os pesquisadores não confundiram São Cristóvão com outra cidade? É o mais provável!

Faz de contas

Depois que o Supremo considerou sem maiores serventia os pareceres dos tribunais de contas, estes andam a procura de argumento para justificar suas existências. Segundo o TCE sergipano, é preciso haver quorum especial de dois terços e a devida fundamentação legal para a Câmara de Vereadores rejeitar o parecer prévios do Tribunal. O presidente Clóvis Barbosa jura, inclusive, que “as contas dos prefeitos não podem ser julgadas com base na fidelidade partidária”. Então, tá!

Inimigo do povo

Aliado do prefeito João Alves Filho (DEM), o vereador aracajuano Adriano Taxista (PSDB) vive fustigando os adversários. Ele diz não se lembrar de qualquer benefício feito ao povo pela petista Eliane Aquino, candidata a vice na chapa de Edvaldo Nogueira (PCdoB). Alguém precisa dizer a Adriano que o povo também não esquece o fato de ele ter votado favorável ao aumento do IPTU, ao reajuste de 14,9% da passagem dos ônibus e a criação da taxa de iluminação pública. Cruz credo!

Escravidão

A depender deste governo temerário, o brasileiro vai trabalhar em regime de escravidão. Provavelmente para aumentar o já exagerado lucro das grandes empresas, o Executivo prepara uma reforma criando, entre outros absurdos, a jornada de trabalho de 12 horas diárias. Pelo visto, vamos nos igualar à China, onde a morte por excesso de trabalho tem até nome: guolaosi. Talvez tenha sido por isso que a primeira viagem internacional do novo inquilino do Palácio do Planalto foi justamente à China. Aff Maria!

Ponte nova

E o governador Jackson Barreto (PMDB) assina nesta sexta-feira, ordem de serviço para a reconstrução da antiga ponte do povoado Pedra Branca, entre Laranjeiras e Maruim. Também será feita a recomposição do trecho original da adutora do São Francisco, que se rompeu no ano passado e é responsável pelo abastecimento de Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Socorro e Malhada dos Bois. Avaliadas em 16 milhões, as obras serão supervisionadas pela Deso.

Desmentido

Os marqueteiros do candidato à reeleição João Alves Filho (DEM) o fizeram perder parte do programa eleitoral por ter faltado com a verdade. Por determinação da Justiça, o comunista Edvaldo Nogueira ocupou parte do tempo do prefeito para desmenti-lo: “João não falou a verdade ao afirmar que encontrou um rombo de mais de R$ 200 milhões na Prefeitura de Aracaju, e que encontrou toneladas de remédios vencidos ao assumir”. Homem, vôte!

Mais saúde

O Ipesaúde inaugura nesta sexta-feira, sua unidade de saúde em Lagarto. Além dos serviços assistenciais do Instituto, a filial lagartense ofertará especialidades médicas e de outras áreas da saúde em parceria com a Universidade Federal de Sergipe. O espaço atenderá, também, aos usuários de Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas, Salgado, Tobias Barreto e Boquim. O investimento em obra e equipamentos foi de R$ 350 mil.

Fuga suspeita

Em menos de um mês, 25 presos fugiram da Penitenciária de São Cristóvão, usando cordas de pano chamadas “tereza” para alcançar parte superior do muro. A Secretaria Estadual da Justiça precisa explicar como os fugitivos passaram pela cerca elétrica estendida sobre a muralha do presídio. Será que, por causa da grave crise financeira, o Estado mandou desligar a energia? Mistéééério!

Vendas em alta

O “carro do ovos” está vendendo bem mais depois do impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT) e do início da campanha eleitoral. As pessoas têm comprado dúzias de ovos para jogar nos parlamentares pró-impeachment e nos candidatos “Copa do Mundo”, que só aparecem de quatro em quatro anos. Tem gente, inclusive, enterrando o “artefato” para apodrecer. Misericórdia!

Recorte de jornal

_________________________________________1932

Publicado no aracajuano Jornal de Notícia, em 6 de fevereiro de 1932.

Resumo dos jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também