Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

ÍNDICES DE VIOLÊNCIA NO INTERIOR DE SERGIPE CAEM, DIZ SSP

 

Números de homicídios caíram em 2016 após subir a taxas médias de 18% nos últimos cinco anos

Um diagnóstico feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) da Secretaria de Segurança Pública aponta que de janeiro a agosto de 2016, o número de homicídios no interior do Estado de Sergipe caiu em relação ao mesmo período do ano de 2015. A queda de 1,2% é pequena, mas reconhecida pela Segurança Pública do Estado, já que os números vinham crescendo ano a ano a uma taxa média de 18%.

Os registros mostram que no mesmo período de 2015, o Ceacrim contou 353 homicídios e de janeiro a agosto deste ano, 349. “A queda, ainda que pequena, é uma importante sinalização para fazermos um caminho de redução mais acentuada nos próximos meses”, frisou o secretário de Segurança Pública, João Batista.

Além disso, outros crimes que sempre incomodaram a população no interior do Estado, apontaram queda acentuada, a exemplo da redução no número de furto de gado em cerca de 12,5% em 2016. Nos primeiros oito meses do ano passado, ocorreram 160 furtos de reses e 140 este ano.

Na mesma direção, a polícia registra também quedas expressivas nos números de roubos a propriedades rurais e nas ações de quadrilhas organizadas oriundas de vários estados do Brasil que vinham ao interior de Sergipe para explodir caixas eletrônicos. Outro número destacado pela SSP é o anúncio feito pela empresa Coopertalse de que os assaltos aos ônibus da Cooperativa diminuíram quase 60% este ano.

A cooperativa atribui a redução à parceria com a Secretaria de Segurança Pública e os fortes investimentos para melhorar a qualidade das imagens das câmeras internas de segurança dos ônibus, fator que tem facilitado a rápida identificação e prisão de criminosos.

“Nada disso estaria acontecendo se não fosse a abnegação e integração dos policiais civis e militares que trabalham no interior. Além disso, as duas polícias foram reforçadas com a convocação de policiais do último concurso para trabalhar nos mais diversos municípios do interior, ampliando a presença da polícia e o contato com a população local”, assegurou o secretário.

Fonte SSP

Leia também