10/09/16 - 06:15:58

Alunos podem fazer o simulado Hora do Enem até domingo, 11 (Foto ascom)

Será a terceira edição do simulado, que é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e desenvolvida pelo Geekie Games.

Estudantes de todo o Brasil poderão, até o próximo domingo, 11, fazer o simulado Hora do Enem, prova preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que é oferecida de forma gratuita. Será a terceira edição do simulado, que é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e desenvolvida pelo Geekie Games.

A prova está disponível desde o dia 3 e é aberta a todos os interessados. Para acessá-la, os estudantes devem fazer um cadastro simples no site www.horadoenem.mec.gov.br ou  www.geekiegames.com.br e ir à aba “Simulados”. O teste poderá ser feito tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

O simulado é elaborado seguindo o mesmo formato de avaliação do Enem, e estrutura similar, reproduzindo a experiência de prova. Serão 80 questões, que deverão ser concluídas em até 4 horas seguidas.

Nessa terceira edição, 75% das 80 questões da prova serão inéditas. Ao concluir o exame, o aluno que realizar o simulado no smartphone poderá visualizar um ranking em que comparará a sua nota com a de outros estudantes que buscam o mesmo curso universitário.

Assim como nos dois simulados anteriores, o estudante poderá verificar se atingiu a nota de corte semelhante à da universidade e curso que deseja estudar. Alunos do último ano do ensino médio das redes pública e particular podem contar com um plano de estudos personalizado, com videoaulas, resumos e exercícios.

A plataforma permitirá ainda que professores e gestores da educação acompanhem o desempenho dos estudantes. Escolas e secretarias de educação receberão relatórios sobre a participação dos alunos, que enfocarão os resultados em cada uma das disciplinas presentes no simulado.

Outras edições

As duas edições anteriores da Hora do Enem aconteceram em abril e maio (primeira) e junho e julho (segunda), e tiveram mais de 1 milhão de avaliações feitas. Em ambas as edições, estudantes de todos os estados do Brasil participaram do exame, sendo que no primeiro simulado 85% dos alunos eram de escolas públicas e, no segundo, 80%.

A quarta e última edição em 2016 terá início em 8 de outubro, próxima ao Enem, que acontece em 5 e 6 de novembro.

Fonte ASN