12/09/16 - 05:00:06

Secult abre consulta pública de Minuta do Plano de Cultura (Foto assessoria)

A minuta contém diretrizes para o Plano e foi elaborada a partir de reuniões nos sete territórios sergipanos e de documentos de base, compostos por relatórios de conferências realizadas em outros estados brasileiros

Para estimular a participação popular na gestão cultural de Sergipe, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), disponibilizou a minuta do Plano Estadual de Cultura para consulta pública. A consulta reafirma a proposta de uma gestão democrática das políticas culturais, defendida pelo secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes.

A minuta, que contém diretrizes para o Plano, foi elaborada a partir de reuniões nos sete territórios sergipanos e de documentos de base, compostos por relatórios de conferências realizadas em outros estados do Brasil. A ideia é que o público possa dar opiniões e sugestões, por email, para que estas sejam discutidas em reuniões públicas. Durante o mês de setembro serão realizadas cinco reuniões seguindo um roteiro específico de atividades, com o objetivo de finalizar a elaboração do Plano, que definirá estratégias, metas e ações para os próximos dez anos.

Dentre os principais objetivos do Plano, consta o fomento das produções culturais no Estado através de ações conjuntas entre a sociedade civil e a gestão pública. As reuniões acontecerão nas terças e quintas, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, a partir das nove horas, divididas nos seguintes eixos: Situação do Plano Estadual de Cultura, Gerir para Democratizar, Conhecer para Reconhecer, Preservar para Garantir e Fomentar para Produzir.

A Minuta do Plano Estadual de Cultura, segue as áreas temáticas divididas nos quatro eixos, subdivididos em metas e ações. As sugestões de alterações podem ser enviadas através do e-mail planodeculturase@cultura.se.gov.br, para serem levadas à discussão na reunião de cada eixo correspondente. Por isso, cada e-mail deve ser referente a um mesmo eixo, sendo que o interessado pode mandar e-mails para os quatro eixos, desde que sejam separados.

Calendário e roteiro das reuniões

Local: Auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória

Horário: sempre às 09 horas

15/09 – Quinta-feira -Reunião Situacional do Plano Estadual de Cultura

20/09 – Terça- feira – Reunião Eixo I- GERIR PARA DEMOCRATIZAR

22/09 – Quinta-feira – Reunião Eixo II – CONHECER PARA RECONHECER

27/09 – Terça-feira – Reunião Eixo III – PRESERVAR PARA GARANTIR

29/09 – Quinta-feira – Reunião Eixo IV – FOMENTAR PARA PRODUZIR

Como sugerir alteração?

As alterações serão sugeridas através do e-mail planodeculturase@cultura.se.gov.br e levadas à discussão no dia do eixo correspondente.

Para enviar o email, coloque no título do email: ALTERAÇÃO – EIXO (NÚMERO DO EIXO A SER TRABALHADO).

No corpo do texto, colocar:

Nome do participante

Instituição da qual participa (se houver)

Eixo a ser trabalhado

Sugestão textual

Fonte ASN