Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

O ELEITOR QUER ALGO MAIS

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O povo não aprendeu com os candidatos e os candidatos não mudaram e nem enxergam a transformação que acontece no País. Os discursos atuais não casam bem com a situação política e econômica pela qual passa uma sociedade vítima de ações duvidosas e das promessas jamais cumpridas.

As cidades precisam de Saúde, Educação, Segurança e mais todo um rosário de projetos anunciado eternamente pelos candidatos que disputam Prefeituras, a maioria delas falida e de pires nas mãos, percorrendo os corredores de Brasília. Chega! Ninguém acredita mais nesse eterno palavrório eleitoreiro, que são postos no esquecimento após a eleição.

O eleitor pede por mudanças. Quer saber da sua participação mais direta no projeto de administração, porque cansou de ser figura de retórica, marionete, vítima de um sistema corrupto que sempre se camuflou de seriedade e honestidade, como se esses atributos fossem adjetivos e não obrigação ética e moral. Ninguém consegue viver mais nesse faz de conta e vamos cair na real para construir uma cidade participativa e que acolha sua gente com dignidade.

Os partidos políticos terminam sendo bons para os filiados e não para uma população que está sem rumo nesse jogo de poder. Os municípios, principalmente as capitais, não têm condições de bancar, com a crise profunda, o que os candidatos estão projetando sem consultá-los. O eleitor não pode mais assistir impotente a distribuição de cargos com correligionários e afilhados. A sociedade deseja participação direta nas administrações, para evitar a farra com o dinheiro público, que se pratica sempre e leva o político ao mais absoluto descrédito.

Esse negócio de melhorar Educação, Saúde, Segurança é muito velho. Sempre foi prometido e jamais cumprido. Agora principalmente. A verdade é que nesse momento não há dinheiro e esses projetos ficarão acumulados para ser repetidos nas próximas eleições.

Hoje o projeto é de resolver problemas de cada um, dentro de sua amplitude, levando em consideração o caos que todo o País vive.

NO COMITÊ

O radialista Alex Carvalho tem em mãos o vídeo das pessoas que atacaram o comitê do candidato Valadares Filho (PSB), com palavras como “golpista” e “Fora Temer”.

Aparece no vídeo Camilo Feitosa, filho do deputado federal João Daniel (PT).

CÂMARA

Segundo uma fonte bem avisada, uma fita decupada de uma câmera de segurança que gravou todo o ato, revelou pessoas que praticava a pichação no comitê.

Entre elas foi reconhecido Camilo Feitosa.

BRASÍLIA

O governador Jackson Barreto (PMDB) teve duas reuniões ontem com colegas em Brasília: a primeira com todos os governadores do País.

A segunda só com governadores do Nordeste, na representação do Ceará.

DIFICULDADE

Os governadores do Nordeste, durante encontro, ‘choraram dificuldades’ e estão todos no mesmo patamar: sem dinheiro e sem condições de administrar a crise.

Em palavras claras: os Estados do Nordeste estão quebrados.

PESQUISA

Nada contra, mas discutir como ‘seguros’ os números de pesquisas publicados ontem é querer fazer o eleitor de ‘trouxa’.

Os resultados estão embaralhados.

POLARIZA

O resultado da pesquisa mostra uma polarização entre Edvaldo Nogueira (PCdoB), que comemora pelo primeiro lugar, com Valadares Filho (PSB) em segundo.

Valadares comemora seu crescimento e a estagnação e queda dos adversários.

ATALAIA

A TV-Atalaia divulga hoje as 19 horas pesquisa de avaliação de candidatos a prefeito de Aracaju, através do Instituto Paraná, contratado pela emissora.

Foram ouvidas 800 eleitores entre os dias 08 e 12 deste mês.

VIOLÊNCIA

Estão querendo politizar a ‘violência’ que aumenta principalmente em Aracaju. Ela é fruto do crime bem organizado e de um sistema de segurança que não se entende.

Quando um militar ‘acha é pouco’ um assalto, chegamos à rés do chão.

MOVIMENTO

A greve [ou movimentos reivindicatórios] é o único instrumento dos trabalhadores para conquistas, mas há segmentos que não podem parar, como é o caso dos policiais.

Quando acontece, a sociedade desprotegida fica contra.

NO IATE

Ontem à noite, no Iate Clube, foi lançado o movimento “Força Verde”, com presença de João Alves Filho, candidato à reeleição, e aliados. O comando é de Robson Viana.

Substitui à “Onda Verde”, antes comandada por Emanuel Cacho.

ASSEMBLEIA

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda não notificou a Assembleia sobre a decisão do TSE que manteve o mandato do deputado Luciano Bispo (PMDB).

Espera-se que a decisão chegue hoje à Casa.

MACHADO

José Carlos Machado (PSDB) conversou ontem com Gilvan Pintinho (PPS), candidato a prefeito de Barra dos Coqueiros e com ex-vereadores Valdomiro Bode e Givaldo Silva.

Machado já trabalha candidatura para 2018.

LAÉRCIO

Antes mesmo da decisão sobre a cassação do mandato de Eduardo Cunha, Laércio Oliveira (SD) publicou nas redes que votaria contra o ex-presidente da Câmara.

Essa posição também foi anunciada dias antes.

MANTÉM

José Franco mantém sua candidatura a prefeito de Socorro. Atualmente é o único nome capaz de concorrer pau-a-pau com o Padre Inaldo (PCdoB).

Falava-se na candidatura do seu filho, Manelito Neto, mas não aconteceu.

RECESSO

Provavelmente amanhã, durante conversas entre deputados, pode ser decidido ‘recesso branco’ até depois das eleições municipais.

Ainda não tem nada certo…

LAGARTO

Seis candidatos disputam a Prefeitura de Lagarto, mas a polarização fica entre Valmir Monteiro (PSC) e Jerônimo Reis (PMDB).

A coligação liderada por Valmir entrou com impugnação da candidatura de Jerônimo.

Notas

Fração – Cezar Brito acha que a posse da ministra Carmem Lúcia no comando do STF, além de revelar a importância do Judiciário como partícipe da vida política do Brasil, retratou os vários conflitos sentidos pela cidadania brasileira. Eu fico com a fração que defende o Estado Democrático de Direito, a Constituição e o poder originário do povo.

0x0

Regimento – O artigo 17 do Regimento Interno da Assembleia diz que “se antes de 12 meses do término do respectivo mandato verificar-se qualquer vaga na mesa ela é preenchida mediante eleição”. Parágrafo Único: ocorrendo a vaga nos últimos 12 meses do término do mandato assumirá o cargo em caráter efetivo o respectivo substituto.

0x0

Brecha – Mas fica uma brecha no regimento que deve ser bem analisada. Ele não se refere a casos excepcionais de ocorrer a vaga por questões judiciais e o mandato ser retomado depois do parlamentar recorrer da decisão. Quer dizer: “não foi em caráter efetivo”. É isso que ainda se analisa com a volta de Luciano Bispo.

0x0

Prazo – Terminou ontem o prazo para as coligações solicitarem a troca de candidatos para as eleições municipais, cujo primeiro turno está marcado para daqui a 19 dias, em 2 de outubro. Quem manteve a candidatura a partir de agora não pode ser substituído e terá de levá-la até o final do pleito.

0x0

Ulisses – Na posse da nova presidente do STF, Cármen Lúcia, o ministro Celso de Mello, o mais antigo integrante da corte, fez um discurso contra a corrupção. Citando o ex-presidente da Câmara Ulysses Guimarães, Celso disse que “não roubar, não deixar roubar, pôr na cadeia quem roube” é o primeiro fundamento da moral pública.

0x0

Chantagem – Marcos Valério disse ontem que o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira disse a ele que o ex-presidente Lula e os ex-ministros José Dirceu e Gilberto Carvalho foram “chantageados” pelo empresário Ronan Maria Pinto que teria exigido deles R$ 6 milhões para comprar o jornal Diário do Grande ABC.

Conversando

Sem graça – Faltam 19 dias para o pleito e as cidades estão calmas como nada tivesse acontecendo. Jamais se viu eleições tão se graça.

Café da manhã – Eduardo Amorim participou, ontem, de café da manhã oferecido pelo comandante do 28º Batalhão de Caçadores, Marco Aurélio Kuster.

Silêncio – De Eliane Cantanhêde: Celso de Mello condena delinquência governamental. Presidente, ex-presidentes, governadores e ministros ouvem. Silêncio sepulcral.

Procuradora – Eunice Dantas diz que OAB-SE deveria se preocupar a descobrir o que foi que houve e não em ser órgão corporativista.

À vontade – Eunice Dantas diz que juízes do TRE podem se sentir à vontade para processá-la, pois ela só relatou o ocorrido.

Coragem – O advogado João Fontes salienta coragem da procuradora Eunice Dantas ao denunciar irregularidades de juízes do TER-SE.

Lucros – Presidente do Sindicato dos Bancários fala sobre negociações com banqueiros. Lembra que setor registrou lucros, apesar da crise.

Assalto – Delegado geral, Alessandro Vieira, diz que nenhuma linha de investigação está fechada no caso do assalto a 103 FM.

Fingem – Políticos fingiram que não era com eles o discurso do ministro Celso de Mello sobre a corrupção no País.

Leia também