Aracaju, 28 de março de 2024

Ibope trará parâmetro definitivo da eleição em Aracaju!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

As pesquisas eleitorais que mais deveriam servir de orientação para que o cidadão tenha a percepção do cenário político em sua cidade, este ano em Aracaju está deixando não apenas o eleitor, mas toda a classe política em “parafuso”. Este colunista não vai questionar a veracidade de nenhum Instituto, mesmo porque, todos eles estão devidamente registrados junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) que tem acompanhado de perto todos os levantamentos divulgados. O problema é que, a cada pesquisa, não se tem a dimensão exata tendo em vista a divergência dos números.

Em dois dias, já tivemos a divulgação de pesquisas realizadas por dois Institutos diferentes: nessa segunda-feira (12), o Instituto Dataform divulgou mais uma pesquisa para prefeito de Aracaju. Registrada com o número 08122/2016 no Tribunal Regional Eleitoral e contratada por Bruno Henrique Bezerra da Silva ME/Mídia Hub. Foram entrevistadas 588 pessoas, entre os dias 6 e 9 de setembro, com uma margem de erro de 4,1% para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%.

Pelo novo levantamento, Edvaldo Nogueira (PCdoB) segue na frente com 31,12%, seguido de Valadares Filho (PSB) com 23,47%, votos nulos e brancos com 15,99%, Não soube ou não responderam com 9,01%, João Alves Filho (DEM) com 7,14%, 5,95% de indecisos, 3,57% para Vera Lúcia (PSTU), 2,04% para Dr. Emerson (REDE), 1,36% para Sônia Meire (PSOL) e 0,34% para João Tarantella (PMN).

Por sua vez, nessa terça-feira (13) a noite, a TV Atalaia contratou e divulgou uma pesquisa, registrada no TER/SE sob o número de protocolo SE-07518/2016, realizada pelo Instituto Paraná de Pesquisas e Análise De Consumidor. De acordo com o Instituto, a pesquisa foi realizada com metodologia quantitativa, com a realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado do município de Aracaju/ SE. Foram ouvidos 800 eleitores, entre os dias 8 e 12 de setembro, em vários bairros de Aracaju.

Com uma margem de erro de 3,5%, para mais ou para menos, e com intervalo de confiança de 95%, a pesquisa traz Edvaldo Nogueira com 36,3%, Valadares Filho com 20,6%, Nulos e brancos com 12,1%, João Alves com 10,3%, 6% não sabem em quem votar, Dr. Emerson vem com 5,9%, Vera Lúcia vem com 4,6%, Sônia Meire com 2,8% e João Tarantella com 0,8%. Ou seja, deixando de lado os métodos de amostragem de uma pesquisa para a outra, uma diferença do primeiro para o segundo colocado, subiu de 7,65% para 15,7%, ou seja, mais de 100% de diferença.

Este colunista, como frisou no início, não vai questionar a veracidade deste ou daquele Instituto de pesquisa. É uma tarefa da justiça eleitoral de acompanhar isso de perto. Os números, mesmo divergentes, só servem para aquecer ainda mais a disputa entre cabos eleitorais de ambos os lados nas redes sociais. Por enquanto, a população continua “fria” diante do processo eleitoral na capital. Este colunista prevê uma abstenção próxima dos 20% este ano. Mas ainda sobre as pesquisas, nesta quinta-feira (15), o IBOPE, contratado pela TV Sergipe, divulgará seu segundo levantamento. Não que o Instituto esteja acima dos demais, mas a depender dos números apresentados, teremos uma percepção de qual “cenário” está mais próximo da realidade. É aguardar…

Veja essa!

Se criou uma celeuma nas redes sociais a respeito da não ida de Valadares Filho para votar na Câmara Federal pela cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ). Pessoas ligadas a Edvaldo Nogueira o acusam de “fugir” da votação.

E essa!

Assessores do socialista explicaram que ele está de licença não remunerada por 121 dias e em seu lugar quem responde pelo mandato é o suplente Bosco Costa (PROS) que, a propósito, votou pela cassação.

Bancada

Falando nisso, dos oito deputados sergipanos, cinco votaram a favor da cassação: Bosco Costa, Jony Marcos (PRB), João Daniel (PT), Laércio Oliveira (SDD) e Fábio Mitidieri (PSD). O líder do governo de Michel Temer, deputado André Moura (PSC), aliado e amigo de Cunha, se absteve de votar. Os deputados Adelson Barreto (PR) e Fábio Reis (PMDB) não compareceram à votação.

Avaliação

Até por representar o governo de Michel Temer, é compreensível a abstenção de André Moura em relação a cassação de Eduardo Cunha. Ao menos não votou contra um aliado dentro da Câmara. Mas é esperar as explicações dos deputados ausentes.

Protesto

Assim que tomou conhecimento que não participaria do debate da TV Sergipe, junto com os candidatos a prefeito Sonia Meire, Vera Lúcia, Dr Emerson, João Tarantella (PMN) decidiu realizar um protesto e se acorrentou na porta da emissora, junto com um grupo.

Estatuto

Uma vitória do funcionalismo público depois de 28 anos de expectativa. A resolução deste projeto aconteceu em abril deste ano quando foi entregue o projeto de lei referente ao Estatuto do Servidor Público na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Foram anos de espera aguardando a resolução do Estatuto do Servidor executada por João Alves”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores do Município de Aracaju, Nivaldo Fernandes.

Sepuma

O sindicalista ainda acrescentou que “o documento altera a vida funcional do servidor para melhor, apresentando todas as mudanças da previdência, a regulamentação da Lei Orgânica que já se cobrava desde os anos 90 ao tratar do adicional penoso cujo percentual de 10 a 30% em cima do salário base, normatiza a questão do tempo integral e outros itens que atendem os anseios do servidor. Parabenizo a todos que fizeram parte desta ação”. O estatuto é baseado na lei complementar n° 153 de 8 de junho de 2016 e passou a produzir efeito desde agosto.

Solidariedade

A Executiva Estadual da Juventude do Partido dos Trabalhadores vem expressar apoio e solidariedade ao companheiro Camilo, militante da juventude do PT e candidato a vereador de Aracaju nessas eleições. “Camilo vem sendo atacado e caluniado pelo ódio de parte da mídia Sergipana, que deveria ser imparcial mas mostra claramente os seus interesses”.

A imprensa?

Este colunista repudia a nota da Juventude do PT sergipano querendo atacar a imprensa. O jovem Camilo, que para a militância é “vítima”, é suspeito de ter agredido o senador Eduardo Amorim (PSC) no Aeroporto de Aracaju e está sob investigação da Polícia Federal.

Tem que responder

Esse discurso de “golpe” é um assunto já bastante discutido. A militância tem todo o direito de se manifestar e protestar contra o impeachment ou contra o governo Temer, agora se Camilo realmente agrediu alguém ou se cometeu algum suposto ilícito, ele será investigado e, se comprovado, terá sim que responder por isso, como qualquer cidadão comum.

Falando nele

O caso de violência seguido de assalto na emissora de rádio 103 FM, em Aracaju, foi destacado pelo senador Eduardo Amorim (PSC) no Congresso Nacional. O parlamentar considerou que no momento do assalto, acompanhado do pedido de socorro da radialista, Lucelma Santos, ao vivo, todas as residências sergipanas estavam sendo violadas. “Todo cidadão foi agredido”, afirmou Eduardo.

Eduardo Amorim

“Aproveito para, daqui da Tribuna do Senado Federal, prestar minha solidariedade aos funcionários da 103, vítimas de tamanha violência e crueldade. Graças ao trabalho de valorosos e honrados policiais civis tenho a informação que o crime foi elucidado e um menor de idade foi apreendido”, informou o senador.

Violência

O senador lembrou, ainda, que o estado sergipano é o terceiro mais violento do país, segundo números do Mapa da Violência. “Além de fatores como pobreza, instabilidade política, tráfico, corrupção e guerra entre facções criminosas a política de segurança implantada em Sergipe nos últimos 10 anos mostra-se antiquada e, sobretudo, ineficiente”, completou o senador.

Força Nacional

Eduardo afirmou que solicitou uma audiência com o ministro da Justiça, Alexandre Morais, para requerer a ida de tropas da Força Nacional de Segurança para o estado de Sergipe. Para ele, o claro objetivo é de aumentar a proteção, o patrulhamento das ruas e a segurança do povo sergipano.

Jackson Barreto

O governador Jackson Barreto reuniu-se com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para tratar de assuntos relacionados às áreas de segurança pública e do sistema carcerário.

Mais recursos

O governador, acompanhado dos secretários de Estado de Segurança, João Batista, e de Justiça, Antônio Hora, solicitou a liberação de recursos pendentes, no valor de R$ 13,4 milhões, para a complementação de projetos relacionados ao Programa Brasil Mais Seguro e repasse de recursos relativos a Convênios entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp)

R$ 7 bilhões

JB também participou da reunião com governadores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste cobrando do governo federal a antecipação de 7 bilhões de reais pelo ressarcimento de perdas com o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ameaçam decretar calamidade financeira caso não sejam atendidos. A informação foi dada por representantes dos Estados após reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Oportunidade

A Defensoria Pública do Estado e o Banco do Estado de Sergipe (Banese) deram início nessa terça-feira (13), uma ação de crédito com o objetivo de oferecer aos servidores públicos do Estado, bem como a comunidade em geral, produtos de crédito e serviços da instituição financeira.  Além da Defensoria Pública, 11 repartições públicas aderiram ao projeto do Banese.

Zé Franco

O candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Zé Franco (PSDB), informa, através da sua assessoria jurídica, que irá recorrer da decisão que indeferiu o registro da sua candidatura. “A decisão do juiz eleitoral Paulo César Cavalcante Macedo foi em primeira instância e cabe recurso”, explicou a advogada Andréa Vilanova.

Está apto 

De acordo com a advogada, Zé Franco está classificado como apto, e aguardará julgamento final da instância superior. “O fato da sua candidatura ter sido indeferida em primeira instância não quer dizer que ele não possa ser candidato. Respeitamos a decisão do juiz, mas nós iremos recorrer, com a convicção que sairemos vitoriosos nesta eleição”, afirmou.

Campanha segue

Segundo Andréa Vilanova, todos os compromissos da campanha serão mantidos. “Nós estamos confiantes. A candidatura de Zé Franco cresce a cada dia e tem sido muito bem recebida pela população. Esta semana serão vários atos, como caminhadas e reuniões, culminando com uma grande carreata que ocorrerá no próximo sábado, dia 17”, concluiu.

Sesc na AL

Foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe uma Sessão Especial em comemoração pelos 70 anos do Serviço Social do Comércio – SESC. Na oportunidade, o deputado Gilson Andrade (PTC) fez o discurso de homenagem destacando o papel da instituição em proporcionar aos comerciários e seus dependentes programas em assistência, cultura, educação, lazer e saúde a preços acessíveis, atendendo as necessidades dos trabalhadores do comércio.

Em Estância

Em seu pronunciamento, Gilson Andrade salientou a satisfação em representar o correligionário deputado Georgeo Passos que está licenciado, e foi o autor da referida sessão, enfatizando a importância do SESC para os comerciários e familiares. “Ano passado foram mais de 60 mil famílias atendidas pelo SESC. Não é fácil sobreviver diante das turbulências, das crises financeiras e esta instituição se mantém ativa, prestando um relevante serviço não só aos comerciários mas também aos seus familiares”, enfatizou ao tempo que fez a reivindicação da instalação de uma unidade do Sesc no município de Estância.

Missão

Após citar as unidades do SESC presentes na capital e também em outros municípios sergipanos, o deputado Gilson Andrade frisou a missão da instituição em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e com a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio. “A satisfação das pessoas atendidas diariamente em cada uma das unidades do SESC é motivo de orgulho dos seus dirigentes e funcionários que desempenham o trabalho com seriedade e transparência e acima de tudo dedicação ao ser humano. Parabéns SESC pelos seus 70 anos de trabalho eminentemente educativo, informativo e transformador”, salientou.

Homenagem

O presidente em exercício do SESC/Sergipe, Hugo França recebeu do presidente da Alese, Garibalde Mendonça (PMDB) uma placa parabenizando a entidade pelos 70 anos de serviços prestados, e em seguida, fez discurso relatando sua satisfação naquele momento. “São 70 anos de história e uma filosofia de trabalho de natureza plural e de múltiplas interações e realizações, que eleva e enobrece o fazer social e cultural em nosso Estado no fiel cumprimento a sua missão comprometida com a qualidade e melhoria da vida dos sergipanos”, disse.

Escola Digital I

A Escola Digital, plataforma de busca com milhares de conteúdos pedagógicos digitais, fechou parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEED) de Sergipe para o lançamento do “Plataforma Escola Educa+” www.escolaeducamais.seed.se.gov.br, versão customizada da Escola Digital.

Escola Digital II

A plataforma sergipana será lançada nesta quarta-feira (14), em Aracaju, às 8h30, no auditório Professora Herminia Caldas, na sede da SEED, e contará com a presença do secretário de Educação, Jorge Carvalho do Nascimento. Voltada a gestores, professores, alunos e seus familiares, a ferramenta de conteúdo atende às atuais necessidades desse público no dia a dia, inovando e dinamizando o ensino dentro e fora da sala de aula.

Carlos Batalha

O secretário Carlos Batalha informa não haver o menor sentido a história publicada em um blog de que ele seria um nome cotado para ser secretário de comunicação de Valadares Filho em uma eventual gestão deste caso venha ganhar às próximas eleições.

Confiança

Segundo Batalha “a sua dedicação e empenho é como sempre foi por uma vitória de João Alves Filho a quem tem o maior respeito e admiração, confia e sempre confiou na sua administração”. Batalha conclui afirmando que o boato não passou de “irresponsabilidade de alguém que passou informação ao blog com o objetivo de criar fofoquinhas políticas”.

Saúde I

Os usuários assistidos pela USF Dr. Marx de Carvalho serão atendidos na USF Ávila Nabuco, sempre no período da tarde. A alteração deve-se ao fato da unidade Dr. Marx de Carvalho passar por uma vistoria técnica geral (prédio e equipamentos).

Saúde II

Até o final dos trabalhos, o atendimento (marcação de consultas e de exames e dispensação de medicamentos) dos usuários do Marx de Carvalho ocorrerá no período da tarde, e os do Ávila Nabuco no período da manhã.

Saúde III

No prédio do Marx Carvalho serão mantidos até esta quarta-feira (14), um vigilante com um agente Comunitário de Saúde do Acolhe, para orientar os pacientes sobre a mudança, fora um aviso que será exposto na porta da unidade.

Riachão do Dantas

Apesar de despontar bem na campanha eleitoral do município, a candidata Gerana Costa (PTdoB) agora assiste ao crescimento da candidatura de Simone de Dona Raimunda (PCdoB). A disputa por lá parece que será acirrada.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também